Navegando por Assunto "Patriarcado"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) La resistencia y la representación del sistema patriarcal: un análisis del sujeto femenino en la obra la casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca(2022-04-28) CORREIA, Edilma Pantoja; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317O enfoque da presente pesquisa analisar as posições, atitudes e representações do sujeito feminino frente ao contexto patriarcal apresentado na narrativa La casa de Bernarda Alba (1936). Para isso, se faz necessário examinar o ambiente onde se constrói a história, configurando-se como espaço opressivo; analisar como ocorre o silenciamento e se existe uma atitude de resistência do sujeito feminino na obra; além de, considerar as simbologias presentes na trama; por último, refletir a respeito do contexto histórico e social que circundam a história mostrando a ligação e base de analise em prol de nossa própria realidade a partir de uma produção literária. Desse modo, a presente produção é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, onde os autores utilizados para fundamentar o trabalho são Alves (2011), Bosi (1996), Dutra (2017), Ramon (2011), Almeida (2010), entre outros. Considerando o que foi dito, a partir dessa obra, se verifica a importância de Federico García Lorca no meio literário e sua força para representar os povos oprimidos em sua sociedade. Isso demonstra que os personagens analisados na presente pesquisa destacam as vivencias e perspectivas de mulheres com vidas marcadas pela repressão. Estas são silenciadas em uma sociedade que restringe suas vontades e abala suas identidades criando, assim, conflitos que resultam em um final trágico na obra. Isso, por sua vez, permite observarmos um paralelo com a vivencia do sujeito feminino ao longo do tempo e valorizar sua luta por direitos que permanece até os dias de hoje.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História(2023-08-29) COSTA, Bianca Karoline Silva; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O presente artigo busca analisar e problematizar a criação de uma história androcêntrica, que se estendeu para âmbitos educacionais a partir do nascimento da história como disciplina. O que gerou um grande impacto social para a vida das mulheres e fortaleceu o sistema patriarcal vigente no país desde o período colonial. Para além disso, este artigo busca discutir como esse silenciamento das mulheres na historiografia e o patriarcado corroboram para a prática da violência que aumenta cotidianamente mesmo com a conquistas legislativas do movimento feminista no país. É objetivo deste trabalho apresentar como solução de enfrentamento a essa violência, a reformulação do ensino de história visando as questões de gênero através de práticas de ensino e aprendizagem nas escolas. Questões estas, que estão sendo muito discutidas nos meios educacionais como debate primordial a ser colocado dentro das salas de aula para tentar conter o crescimento alarmante da violência dentro das escolas, e educar uma sociedade mais igualitária.