Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Partnership"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Caminhos na relação entre família e escola: um estudo sobre os desafios na parceria no processo educativo na escola Santa Anastácia
    (2025-09-01) SILVA, Liviane Mascarenhas da; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    Este trabalho apresenta como discussão a importância da relação entre família e escola como fatores principais na formação e desenvolvimento do aluno. A união desses dois pilares é necessária para o processo educativo, visto que, forma indivíduos conscientes e preparados para viver em sociedade. Então é fundamental debater mais sobre essa relação e levar à sociedade a reflexão sobre essa coparticipação da família e escola na formação dos alunos. Dessa forma, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como acontece essa relação entre família e a escola Santa Anastácia e seu processo de parceria. Busca-se, mais especificamente, investigar os principais desafios, como a escola contribui para fortalecer essa parceria e propor práticas que aproximem a família da instituição. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Anastácia. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica da instituição. Para a análise de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Como resultado, a partir do relato da coordenadora, foi evidenciado dois aspectos principais: a existência de uma relação conflituosa, evidenciada pela pouca participação das famílias nas atividades escolares; e a presença de projetos já em andamento que ajudam a enfrentar esses desafios e aproximar a escola e os familiares. Assim, foi possível concluir que a relação entre a escola Santa Anastácia e as famílias dos alunos é marcada por conflitos e desafios, sobretudo no que se refere a participação dos familiares no cotidiano escolar. Contudo, foi analisado a existência de iniciativas promissoras vindas da instituição, na busca de fortalecer essa parceria.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças
    (2018-09-18) LOPES, Ana Luiza de Oliveira; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    O presente trabalho tem como tema escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em que ressaltamos sobre a Educação, buscando mostrar a relação existente entre escola e família, e a importante relação para o sucesso da aprendizagem da criança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa nas modalidades bibliográfica e de campo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram à observação e a entrevista semiestruturada realizada com o diretor, cinco professores e dez pais/mães ou responsáveis dos alunos das do 1º ao 4º ano das series iniciais do Ensino Fundamental de uma escola Municipal, localizada na cidade de Castanhal Pará. Por meio da entrevista realizada com o diretor, professores, pais/mães ou responsáveis, percebemos a importância de ter uma relação harmoniosa entre a escola e a família, para que as crianças possam ter um maior avanço no desenvolvimento e sucesso nos rendimentos escolares. Buscamos saber em que em que termo ocorre à relação entre a escola e a família nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Castanhal. Em resposta ao problema, quais os fatores que contribuem para o distanciamento entre a família e a escola, o que une ou separa? E o que pode ser feito para que a escola consiga trazer a família para próximo de sí e juntas, embora desempenhando papeis específicos possam auxiliar na busca por um melhor rendimento escolar das crianças. Com a pesquisa percebemos que essa parceria é de extrema importância para a vida da criança, possuindo grande relevância no processo de ensino aprendizagem dos alunos, possibilitando assim um bom rendimento escolar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica
    (2023-12-21) SILVA, Elizama Félix da; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    O Trabalho de Curso cumpre os aspectos estruturais baseados na instrução Normativa Nº 01/2023 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará, que assegura de forma excepcional e temporária sobre as atividades relativas ao Trabalho de Curso, flexibilizadas em consequências decorrente da pandemia da COVID-19. Sendo assim, foram utilizados os relatórios semestrais entregues à CAPES, feitos em decorrência de minha atuação como bolsista do Programa Residência Pedagógica (2022/2024), como quesito de análise pela banca avaliadora para cumprimento do crédito. Isto posto, destaca-se que os relatos produzidos abordam as experiências de dois semestres de imersão no referido Programa executado pelo núcleo da UFPA/Campus Ananindeua. Sobre isso, apresento experiências vivenciadas dentro e fora da escola-campo, como, por exemplo, a participação no Programa Futuras Cientistas feita em parceria entre a Universidade Federal do Pará, Secretaria de Estado de Educação do Pará e o Governo Federal. Também apresento as experiências vivenciadas em turmas da terceira série do ensino médio divididos em três momentos. O conteúdo do relato aborda sobre a importância da construção e utilização de sequência didática no processo de ensino-aprendizagem para atribuir sentido aos conhecimentos e colaborando para uma aprendizagem mais significativa para os alunos. Como resultado geral das reflexões, observo um grande êxito em aplicar cálculos químicos atrelados à poluição atmosférica tornando o ensino de química mais aplicável e atrativo para os estudantes. Para além disso, também ressalto que minha participação como Residente possibilitou várias situações desafiadoras na formação deste lidar com a sala de aula, escrever relatórios, produzir uma cartilha, atuar com projetos de investigação e projetos de vida dos estudantes.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA