Navegando por Assunto "Parody"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso da “paródia” nas práticas de leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º ciclo) de uma escola pública de Castanhal (PA)(2018-12-05) MENDONÇA, Maria Luiza da Silva; CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0678870505162412O trabalho tem como tema “O Uso da “Paródia” nas Práticas de Leitura: uma análise a partir do olhar dos alunos do 3º ano (1º Ciclo) de uma escola pública de Castanhal (PA)”. Elegeu-se como objetivo geral: analisar, com base no discurso dos alunos do 3º ano (1º Ciclo), como avaliam a utilização do gênero textual paródia como instrumento pedagógico no processo de ensino e de aprendizagem da leitura. Como objetivos específicos: Discutir as contribuições da relação entre ludicidade e leitura por meio da paródia; Destacar os sentidos atribuídos pelos alunos ao uso da paródia como instrumento pedagógico; e, Identificar as contribuições do uso da paródia para o desenvolvimento da leitura. Dá-se como problemática, pois uma parcela considerável da população tem dificuldade em se conseguir livros ou adentrar a uma biblioteca, mesmo que seja denominada de “pública” para ler, por vários fatores como não gostam de ler, não foram estimulados a ser verdadeiros leitores, o que interfere no processo de aprendizagem, ocasionando problemas ou dificuldades de aprendizagem sérias à vida escolar, em relação à aprendizagem da leitura. Justifica-se a pesquisa, pois, os Gêneros Textuais são fortes aliados na busca da leitura com conhecimento crítico, qualidade, entusiasmo, alegria, humor e satisfação. A pesquisa foi bibliográfica, de campo e de natureza qualitativa, onde se obteve os dados através da técnica de entrevista estruturada, com o apoio de um roteiro. Se utilizou diferentes materiais para estudos, teóricos: Aragão (1980), , Dell’isola (2007), Ferreiro (2004), Freire (2007/), Kishimoto (2011), Kleiman (2002), Marcuschi (2008), Mata (2008), Santa’anna (2007), Solé (2008), Teberosky (2010), Vygotsky (1998). Os resultados da pesquisa na fala dos alunos apontam, que o uso do gênero paródia nas aulas é muito importante, e a contribuição é impar, pois, desenvolve a curiosidade, e tendem a ser fonte de estímulo para produção textual. E ao produzirem o gênero paródia, os alunos percebem ainda que a língua portuguesa não se pauta em construções rígidas ou fechadas, mas que com ela, pode-se criar, aprender e se divertir.