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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepções de pais sobre a utilização da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação infantil
    (2018-07-02) REIS, Marilene do Socorro Batista dos; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    Este trabalho discorre sobre a presença de atividades lúdicas na Educação Infantil e, tem como objetivo principal, analisar as percepções que pais de alunos da Educação Infantil têm sobre a utilização de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de seus filhos. Para isso, buscamos fundamentar-nos em autores que abordam o lúdico como proposta educativa no processo de ensino-aprendizagem, atrativa e prazerosa para o aluno, entre os quais destacamos Kishimoto (2008), Dias (2013), Niles e Socha (2014) e Ferreira; Condotta e Monteiro (2014). Para obtermos os dados que compõem tais percepções realizamos uma pesquisa de campo em uma escola municipal de São Miguel do Guamá, cujo instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada com 16 pais de alunos de turmas de 3 anos. O tratamento dos dados teve abordagem qualitativa, cuja técnica de análise foi amparada na análise do conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontam que os pais consideram que as atividades lúdicas contribuem para o processo de ensino aprendizagem, mas a maioria atribui destaque para a importância que tais atividades têm para o desenvolvimento social, cognitivo e educacional de seus filhos, o que também colabora para que os alunos tenham maior facilidade para aprender. Também, a maioria dos sujeitos afirma que são informados pela escola da necessidade de se apoiar no lúdico como mecanismo para o processo de ensino-aprendizagem de alunos da Educação Infantil, mas até mesmo quem afirma que não mantém essa relação com a escola ou a professora, também reconhece a importância da ludicidade para a criança. Acreditamos que este trabalho possa contribuir de forma significativa para o esclarecimento de pais que ainda não estão informados sobre a relevância da ludicidade no âmbito escolar para o desenvolvimento de seus filhos/alunos. Portanto, ressalvamos a necessidade da família e da escola caminharem juntas numa perspectiva de conscientização sobre a importância da ludicidade voltada para o ensino-aprendizagem, numa relação potencializadora da metodologia lúdico-educativa quando desenvolvida pela escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A responsabilidade civil dos pais pela superexposição dos filhos à internet
    (2023-06-19) GAMA, Milena Fonseca da; LEAL, Pastora do Socorro Teixeira; http://lattes.cnpq.br/3244282344643324
    O presente trabalho tem como pretensão a análise do alcance e da extensão da Responsabilidade Civil dos pais pela superexposição dos filhos nas redes sociais, visando demonstrar quais os direitos da personalidade das crianças e dos adolescentes são infringidos por essa prática. Para tanto, pretende-se fazer uma revisão bibliográfica sobre o tema, bem como, uma análise da jurisprudência atual, utilizando os acervos digitais do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal de Justiça de São Paulo, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Tribunal de justiça do Pará, com o objetivo de demonstrar qual o alcance e extensão da responsabilidade civil pelos direitos violados, como direito a imagem, direito a saúde e os danos a eles causados, tendo como base o princípio do melhor interesse do menor. Nesse sentido, por se tratar de um tema novo e pouco explorado, o presente trabalho pretende dar visibilidade ao tema e responder questões pertinentes sobre os prejuízos que a superexposição pode causar nas crianças e adolescente que estão tendo seus Direitos de Personalidade violados por quem tem o dever de garanti-lo, seus guardiões legais. Assim, refletir sobre a importância da responsabilização dos genitores por essa violação, e fazer a diferenciação entre dever de cuidado e os limites da liberdade de expressão. Diante das pesquisas realizadas, restou evidente que a superexposição das crianças e dos adolescentes à internet pode causar malefícios, e que a liberdade de expressão dos pais, não pode ultrapassar o seu dever parental para com os seus filhos, assim a responsabilidade civil tem importante papel não só na indenização pelos danos causados, mas também na prevenção de danos futuros. Além disso, constatou-se que o é tema pouco debatido pela jurisprudência, e os debates ainda se mostram rasos e com poucos parâmetros para a responsabilização.
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