Navegando por Assunto "PDDE basic"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os impactos da implementação do novo ensino médio: um olhar sobre uma escola da rede pública a partir do programa dinheiro direto na escola(2025-10-04) GOMES, Daniele Rodrigues; CORDEIRO, Yvens Ely Martins; http://lattes.cnpq.br/8271393778032215Este estudo identificou desafios da implementação do Novo Ensino Médio (NEM) na Escola Benvinda de Araújo Pontes, em Abaetetuba-PA, destacando o papel do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Básico). O objetivo foi avaliar como PDDE Básico pode contribuir para a efetividade do NEM. Buscou-se compreender as motivações do distanciamento da proposta do NEM na escola, mesmo aderindo ao PDDE Básico. A metodologia combinou uma pesquisa de campo, bibliográfica e documental. O estudo revelou que a escola enfrenta falhas na prestação de contas e falta de participação da comunidade no Conselho Escolar o que contribui para bloqueios financeiros. Conclui-se que a efetivação do NEM está relacionada ao acompanhamento infraestrutural e pedagógico. Logo, o PDDE Básico se apresenta como potencial apoio financeiro. A pesquisa sugere que a escola siga princípios da Gestão Democrática para contornar esses desafios.