Navegando por Assunto "Ortodontia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da concordância do padrão facial em uma população amazônica(2018-07-10) GONÇALVES, Marcelle Amanda Sena; BATISTA JUNIOR, Eroncy Souto; http://lattes.cnpq.br/0926114260977312; ALMEIDA, Haroldo Amorim de; http://lattes.cnpq.br/1865611385990174Introdução: Um dos maiores desafios dos ortodontistas é o diagnóstico, pois é através deste que o plano de tratamento é realizado. Logo, se não for feito adequadamente terá como resultado um planejamento incorreto e consequentemente um prognóstico duvidoso. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a concordância entre a análise subjetiva da altura da face de indivíduos com face equilibrada e não equilibrada entre dois grupos de avaliadores, ortodontistas formados e alunos de Cursos de Especialização. Material e métodos: 25 fotografias de perfil direito, 25 fotografias frontais com sorriso e 25 fotografias frontais sem sorriso, correspondentes a 25 adultos distribuídos igualitariamente entre Padrão I, Padrão II, Padrão III, Padrão Face Curta e Padrão Face Longa. Foram excluídos fotos e exames de indivíduos em crescimento e portadores de síndrome craniofaciais. As fotos foram organizadas de forma randomizada em uma apresentação de Power Point, com 3 imagens em cada slide, gerando um arquivo de 25 slides. A amostra do grupo G1 é composta por 25 ortodontistas e do grupo G2 por 25 alunos de Cursos de Especialização em ortodontia, cada avaliador recebeu álbum impresso contendo uma apresentação com 25 slides, um TCLE e um guia de orientação para execução da pesquisa. Os avaliadores tiveram um prazo de um mês para entregar a ficha com as respostas. Resultados: O resultado obtido com a aplicação do teste estatístico Kappa ponderado foi de k=0,0018 resultando em uma pobre concordância entre os grupos de avaliadores. Conclusão: As imagens com maior nível de concordância foram as classificadas como Padrão I. O grupo G1 apresentou maior concordância e números de acertos entre si em relação aos componentes do grupo G2.