Navegando por Assunto "Optics"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implementação de aparato para medição de estado de polarização via formalismo de stokes-mueller(2019-12-16) LIMA, Ruan Lucas Sousa; BARBOSA NETO, Newton Martins; http://lattes.cnpq.br/3177694073540758; https://orcid.org/0000-0001-9082-5433Neste trabalho, apresentamos a montagem e teste de uma prática de laboratório utilizada para medição e análise do estado de polarização um feixe de luz arbitrário. Baseada nos formalismos dos parâmetros Stokes para polarização e das matrizes de Mueller, esta pode ser efetivamente implementada sob a perspectiva de dois grandes eixos da Universidade: Ensino e Pesquisa. No primeiro, pois a metodologia utilizada fornece um excelente recurso no ensino de conceitos mais avançados em cursos de Óptica Física; e no segundo, uma vez que a técnica, sendo adaptada, pode ser utilizada para investigação espectroscópica de fenômenos relacionados a direções preferenciais, ou seja, anisotrópicos. Este trabalho estabelece o primeiro passo na análise de tal fenomenologia em amostras materiais de interesse da comunidade de ciências dos materiais, seja na análise de emissão fluorescente ou de luz transmitida; tanto em sólidos (filmes finos) quanto em líquidos (soluções). Para isso, geramos diferentes estados de polarização da luz controladamente, através da construção de um simulador de polarização, e os estados foram analisados segundo a técnica da lâmina de quarto-de-onda rotatória aqui mostrada. Esta estabelece que o sinal transmitido pela lâmina rotatória seguida de um polarizador linear é modulado segundo uma superposição harmônica de uma base de estados de polarização. Em nossos experimentos, produzimos os estados que formam esta base utilizando outros polarizadores, e os analisamos no comprimento de onda para o qual a lâmina de onda tem retardância de um quarto de onda; em 445 nm. Dessa forma, mostramos que a técnica funciona correta e satisfatoriamente para determinação dos estados da base, e de estados mistos, onde o sinal pode ser entendido como uma superposição de porções de tais estados. Por fim, analisamos os resultados experimentais fenomenologicamente, de forma a esclarecer a física de como a técnica funciona; dada a fundamentação teórica estabelecida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Laboratórios alternativos de baixo custo no ensino de física: um mapeamento bibliográfico com ênfase em óptica e física moderna(2025-07-21) SILVA, Douglas Leite da; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este trabalho teve como objetivo realizar um mapeamento bibliográfico sobre laboratórios alternativos de baixo custo voltados ao ensino de Física, com ênfase nas áreas de Óptica e Física Moderna, considerando especialmente o contexto das escolas públicas brasileiras. A metodologia empregada foi de caráter qualitativo e exploratório, baseada em uma revisão sistemática da literatura. A busca foi feita nas bases Google Acadêmico e SciELO, utilizando os descritores: Ensino de Física; Laboratórios de Baixo Custo; Experimentação; Óptica. Dos 30 artigos identificados inicialmente, 64 foram selecionados para leitura integral, resultando em 37 estudos que atenderam integralmente aos critérios de inclusão definidos. Os resultados revelaram que existem inúmeros experimentos acessíveis, construídos com materiais recicláveis ou de baixo custo, cujos valores variam entre R$ 5 e R$ 120 para atividades ópticas e de R$ 50 a R$ 800 para propostas relacionadas à Física Moderna. A abordagem qualitativa demonstrou que esses experimentos podem proporcionar ganhos significativos na aprendizagem, no engajamento dos estudantes e no desenvolvimento de habilidades científicas e técnicas. Contudo, também foram identificados desafios importantes, como a necessidade de formação docente específica, limitações de infraestrutura nas escolas e escassez de materiais adaptados para alunos com deficiência. Por fim, este estudo sugere como melhorias a criação de plataformas digitais colaborativas, a ampliação da formação continuada dos professores e o desenvolvimento de kits experimentais adaptados às realidades locais e inclusivos para todos os estudantes.