Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "OpenDSS"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do impacto da geração distribuída em um sistema de distribuição da cidade de Belém
    (2025-01-20) NAVARRO, Iuri Lucas Freire; AFFONSO, Carolina de Mattos; http://lattes.cnpq.br/2228901515752720; https://orcid.org/0000-0002-7284-7679
    Nos últimos anos, o crescimento da Geração Distribuída (GD) fotovoltaica trouxe à tona problemas de sobretensão na rede de distribuição, devido a violação de limites operacionais estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Este Trabalho de Curso analisa o impacto dos Sistemas Fotovoltaicos (FV) em uma rede elétrica de baixa tensão (BT), com foco no condomínio residencial Greenville II, em Belém, Pará. A modelagem e análise foram realizadas utilizando o software OpenDSS (Open Distribution System Simulator) e a linguagem de programação Python. O estudo envolve a verificação do carregamento no transformador e do perfil de tensão em quatro barramentos considerados mais sensíveis, monitorados ao longo de todo o dia. Foram realizadas comparações entre os cenários com e sem GD, considerando os limites de tensão estabelecidos no Módulo 8 do Procedimento de Distribuição de Energia Elétrica (PRODIST).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise modal aplicada na avaliação de zonas críticas de ressonância harmônica
    (2025-03-28) FERREIRA, Alfa Marine Damasceno; SOARES, Thiago Mota; http://lattes.cnpq.br/0156338796116154
    Os sistemas de distribuição de energia elétrica apresentam-se mais sensíveis às variações de sinais ocasionados por alterações de carga, visto que estão mais próximos do consumidor. Estas variações de sinais vão afetar os critérios de qualidade de energia elétrica definidos no módulo 8 do PRODIST, fazendo com que as concessionárias de energia busquem métodos que as mantenham dentro das normas definidas e que sejam economicamente viáveis. Porém, uma variedade de problemas que afetam a qualidade de energia pode incidir durante a operação do sistema, dentre eles o problema de distorção harmônica, que inclusive pode ser gerado na tentativa de ajustar o problema de estabilidade de tensão através da alocação de bancos de capacitores. Portanto, a busca da aplicação de métodos para a melhoria da qualidade de energia deve levar em consideração múltiplos quesitos para alcançar um melhor cenário de fornecimento. Sendo assim, este trabalho apresenta a utilização de análise modal combinada à varredura de frequência para avaliar o problema de distorção harmônica. Para isto utilizou-se de simulações no OpenDSS do sistema de teste IEEE 34 barras, em seu modo original e considerando a alocação de um banco de capacitores. A partir dos resultados obtidos, viu-se que a aplicação da análise modal permitiu uma maior acurácia na classificação de quantidade e frequência de incidência de picos de ressonância harmônica, bem como permitiu a avaliação dos nós do sistema considerando faixas de criticidade e consequentes zonas críticas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da arquitetura V2G de veículos elétricos em redes de distribuição de energia elétrica
    (2025-02-13) SILVA, Gabriel Araújo da; SOARES, Thiago Mota; http://lattes.cnpq.br/0156338796116154
    Atualmente, nota-se um constante crescimento do mercado de carros elétricos e híbridos no mundo, por causa dos diversos benefícios que eles apresentam. Dentre essas vantagens, destacam-se: o maior desempenho em relação à eficiência aos carros convencionais; a não ocorrência de emissões de CO2, as quais contribuem para poluição atmosférica; e a diminuição da poluição sonora, ocasionada pelos motores a combustão. Além disso, há poucos anos surgiram pesquisas e estudos sobre a tecnologia Vehicle-to-grid (Veículo para a rede, V2G), os quais objetivam auxiliar a infraestrutura de distribuição de energia elétrica devido à crescente quantidade de carros elétricos no planeta. Nesse contexto, são realizadas simulações no OpenDSS, utilizando parâmetros de equipamentos reais, a fim de obter resultados que reflitam condições operacionais próximas da realidade e, assim, avaliar os impactos do V2G na rede de distribuição de energia elétrica. Os resultados demonstram que o V2G pode ser uma ferramenta eficaz para o gerenciamento da demanda e a melhoria da estabilidade do sistema elétrico, contribuindo para evitar prejuízos à rede e maximizando a eficiência da geração de energia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Impactos ocasionados por veículos elétricos em uma rede de distribuição
    (2025-04-03) SOARES, Matheus da Costa; AFFONSO, Carolina de Mattos; http://lattes.cnpq.br/2228901515752720; https://orcid.org/0000-0002-7284-7679
    A eletrificação veicular tem ganhado destaque global como uma alternativa sustentável para a redução das emissões de gases de efeito estufa. No entanto, a conexão em larga escala de veículos elétricos (VEs) à rede de distribuição pode gerar impactos significativos, como quedas de tensão, sobrecarga em transformadores e aumento das perdas técnicas no sistema elétrico. Este estudo analisa esses efeitos por meio de simulações realizadas no software OpenDSS, considerando diferentes níveis de penetração de VEs em uma rede padrão da IEEE ao longo de um período de 48 horas. Os resultados mostram que altos níveis de penetração podem comprometer a estabilidade do sistema elétrico, reduzindo os níveis de tensão abaixo dos limites regulamentares e aumentando a potência demandada além da capacidade dos transformadores. Esse cenário destaca a necessidade de um planejamento adequado e de investimentos em infraestrutura para garantir a confiabilidade e eficiência do fornecimento de energia elétrica no contexto da eletrificação veicular.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA