Navegando por Assunto "OpenDSS"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise modal aplicada na avaliação de zonas críticas de ressonância harmônica(2025-03-28) FERREIRA, Alfa Marine Damasceno; SOARES, Thiago Mota; http://lattes.cnpq.br/0156338796116154Os sistemas de distribuição de energia elétrica apresentam-se mais sensíveis às variações de sinais ocasionados por alterações de carga, visto que estão mais próximos do consumidor. Estas variações de sinais vão afetar os critérios de qualidade de energia elétrica definidos no módulo 8 do PRODIST, fazendo com que as concessionárias de energia busquem métodos que as mantenham dentro das normas definidas e que sejam economicamente viáveis. Porém, uma variedade de problemas que afetam a qualidade de energia pode incidir durante a operação do sistema, dentre eles o problema de distorção harmônica, que inclusive pode ser gerado na tentativa de ajustar o problema de estabilidade de tensão através da alocação de bancos de capacitores. Portanto, a busca da aplicação de métodos para a melhoria da qualidade de energia deve levar em consideração múltiplos quesitos para alcançar um melhor cenário de fornecimento. Sendo assim, este trabalho apresenta a utilização de análise modal combinada à varredura de frequência para avaliar o problema de distorção harmônica. Para isto utilizou-se de simulações no OpenDSS do sistema de teste IEEE 34 barras, em seu modo original e considerando a alocação de um banco de capacitores. A partir dos resultados obtidos, viu-se que a aplicação da análise modal permitiu uma maior acurácia na classificação de quantidade e frequência de incidência de picos de ressonância harmônica, bem como permitiu a avaliação dos nós do sistema considerando faixas de criticidade e consequentes zonas críticas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da arquitetura V2G de veículos elétricos em redes de distribuição de energia elétrica(2025-02-13) SILVA, Gabriel Araújo da; SOARES, Thiago Mota; http://lattes.cnpq.br/0156338796116154Atualmente, nota-se um constante crescimento do mercado de carros elétricos e híbridos no mundo, por causa dos diversos benefícios que eles apresentam. Dentre essas vantagens, destacam-se: o maior desempenho em relação à eficiência aos carros convencionais; a não ocorrência de emissões de CO2, as quais contribuem para poluição atmosférica; e a diminuição da poluição sonora, ocasionada pelos motores a combustão. Além disso, há poucos anos surgiram pesquisas e estudos sobre a tecnologia Vehicle-to-grid (Veículo para a rede, V2G), os quais objetivam auxiliar a infraestrutura de distribuição de energia elétrica devido à crescente quantidade de carros elétricos no planeta. Nesse contexto, são realizadas simulações no OpenDSS, utilizando parâmetros de equipamentos reais, a fim de obter resultados que reflitam condições operacionais próximas da realidade e, assim, avaliar os impactos do V2G na rede de distribuição de energia elétrica. Os resultados demonstram que o V2G pode ser uma ferramenta eficaz para o gerenciamento da demanda e a melhoria da estabilidade do sistema elétrico, contribuindo para evitar prejuízos à rede e maximizando a eficiência da geração de energia.