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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise das intervenções terapêuticas ocupacionais com pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica: estudo de caso
    (2016) SILVA, Camila Nunes da; SANTOS, Jaqueline Pamela Moraes dos; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691
    A DPOC é uma doença respiratória prevenível e tratável, caracterizada por obstrução crônica ao fluxo aéreo que não é totalmente reversível. Essa obstrução é progressiva e está relacionada à resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas e/ou gases tóxicos, sobretudo a fumaça de cigarro. O processo de reabilitação pulmonar destes pacientes envolve equipe multiprofissional. O terapeuta ocupacional é um dos profissionais que compõem esta equipe, no entanto, existem poucas evidências descritas na literatura acerca das contribuições da Terapia Ocupacional. Assim, esta pesquisa buscou verificar as consequências da intervenção da Terapia Ocupacional com pacientes com DPOC. Para tanto, foi desenvolvido um estudo experimental de caso único com 02 pacientes com DPOC. Primeiramente, foi realizada anamnese e avaliação inicial com o intuito de se obter o perfil ocupacional dos mesmos. Além disso, foram utilizados como instrumentos avaliativos o Índice de Barthel e a Escala de Lawton e Brody. Em seguida, foram desenvolvidas as sessões de Terapia Ocupacional de acordo com a demanda dos pacientes. Ao longo dos atendimentos, observou­se uma melhora significativa no desempenho ocupacional dos pacientes após as intervenções de Terapia Ocupacional. De forma geral, o estudo de caso único demonstrou que a terapia ocupacional possibilitou por meio de atividades respiratórias, conservação de energia e Tecnologia Assistiva, o ganho de independência nas atividades já realizadas e atuando como facilitadora no engajamento de ocupações que deixaram de ser realizadas por conta das limitações ocasionadas pela DPOC.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As repercussões do bocha adaptado nas ocupações dos praticantes
    (2017) ARAÚJO, Paula Andreza Gesta de; SÁ, Tátila Michela Ribeiro Pires de; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926
    O presente trabalho abrange a temática do esporte adaptado e suas repercus sões nos praticantes de bocha adaptado. Considerando que as ocupações são atividades que fazem parte do cotidiano do sujeito e que são influenciadas pelo contexto e pelos fatores do cliente, podemos então dizer que o esporte está dentro das áreas de ocupação de um indivíduo, uma vez que esta categoria está relacionada à participação social, ao lazer, a educação e ao trabalho. A prática deste esporte permite à pessoa com deficiência o empenho para reali zar estas atividades, uma vez que a competição estimula aspectos intrínsecos como, por exemplo, dominar tarefas. Estes aspectos são motivados e auxiliam na ampliação das habilidades e capacidades para realizar Atividades de Vida Diária (AVD), garantindo a manutenção da qualidade de vida e da saúde. A importância de falar neste assunto se justifica pela prática esportiva proporcio nar grandes benefícios no bem-estar, na saúde física, mental e social da pes soa com deficiência. Por meio da mesma, o indivíduo aprende a competir con sigo e supera preconceitos, estereótipos, baixa estima e ajuda os seus pares também nesta superação. A família ao observar esses grandes benefícios pas sa a acreditar na melhora e no potencial de seus filhos, sendo esta, primordial para o incentivo ao esporte. O presente trabalho, portanto, teve como objetivo entender de que forma a prática do Bocha adaptado pode influenciar nas ocu pações dos seus praticantes, na percepção dos atletas e seus pais/responsáveis. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com quatro praticantes do bocha e seus pais. A pesquisa foi reali zada no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) através de uma en trevista estruturada contendo 10 questões acerca da prática do bocha adapta do. Os dados foram ponderados com a técnica de análise de conteúdo. Os re sultados da pesquisa revelaram que a partir da participação em um esporte adaptado, em questão o bocha, os atletas passaram por mudanças em suas ocupações, trazendo aquisições de grande importância como autonomia e in dependência, a exemplo do manejo da cadeira de rodas e uma maior interação e participação social na comunidade. Desta forma, fica evidente que a Terapia Ocupacional tende muito a contribuir para uma reflexão sobre a influência da prática esportiva adaptada nas ocupações do indivíduo, no desempenho dos jovens atletas assessorando com possíveis tecnologias assistivas como no âmbito das áreas de desempenho ocupacional, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Assim como, ampliar os acervos de conhecimentos a respei to do referido tema.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Repercussões ocupacionais em pacientes com pé diabético
    (2016) OLIVEIRA, Flávia Carolina da Silva; OLIVEIRA, Maxwela Fontenele de; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691
    Este estudo teve como objetivo compreender as repercussões ocupacionais em pacientes com pé diabético. Trata­se de um estudo quali­quantitativo, transversal e descritivo, com pessoas com diabetes da cidade de Belém­PA. Os dados foram coletados por meio de protocolos como o Índice de Katz, o Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes (QDA) e o Perfil Ocupacional, além de um questionário semi­estruturado sobre possíveis repercussões ocupacionais vivenciadas pelos pacientes. Os dados foram agrupados, categorizados e analisados com o auxílio da estatística descritiva e da análise temática. A amostra foi constituída por 24 sujeitos, sendo 62,5% do gênero feminino e 37,5% do masculino, com um predomínio de participantes na faixa etária de 51 a 60 anos. Além disso, 37,5% dos participantes possuem 1º grau incompleto, 62% dos participantes eram casados, 38% possuem o diagnóstico de 10 a 15 anos e 17% relataram não possuir mais sensibilidade nos pés. Quanto ao perfil ocupacional as principais dificuldades foram necessitar de assistência para vestir os membros inferiores. A maioria dos participantes informou não possuir dificuldades em realizar alguma AVD´s. Por outro lado, mencionaram dificuldades em desempenhar algumas AIVD’s, principalmente no que concerne a mobilidade na comunidade e fazer compras. Observou­se que 79,2 % dos participantes não desempenham atividade física regularmente. Este estudo identificou a presença de repercussões ocupacionais no dia a dia de pessoas com diabetes, principalmente em relação à alimentação, cuidado com a saúde realização dos afazeres domésticos, trabalho e lazer. As informações apresentadas nesta pesquisa podem auxiliar na compreensão da influência da diabetes na vida ocupacional das pessoas. Tais informações podem ser utilizadas na oferta de serviços de saúde para esta população.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso da videomodelação e/ou vídeo prompt no ensino de AVDs para crianças com TEA: uma revisão da literatura
    (2022) ARAUJO, Elana de Cassia da Silva; MORAIS, Jessica Suellem Nascimento de; GUIMARÃES, Mariane Sarmento da Silva; http://lattes.cnpq.br/9865693510170459
    Introdução: Crianças diagnosticadas com TEA podem apresentar dificuldade em aprender ocupações como as AVDs. A videomodelação (VM) apresenta-se como uma ferramenta eficiente para o ensino dessas ocupações, no entanto, ainda há casos de insucesso no seu uso, o que torna importante a realização de uma revisão da literatura. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica das publicações sobre o uso de VM e VP para o ensino de atividades da vida diária para crianças com TEA. Método: O presente estudo é uma revisão da literatura, cujos critérios de inclusão foram: 1) estudos de pesquisa experimental, quase -experimental ou de sujeito único com resultados qualitativos; 2) publicações em periódicos revisado por pares; 3) um ou mais participantes com TEA; 4) o uso de VM e/ou prompt realizados por professores ou pesquisadores no ensino de AVDs e/ou AIVDs; 5) estudos publicados nas bases de dados eletrônicos ERIC e PsycINFO, e periódico American Journal of Occupational Therapy; nos idiomas: inglês, português e/ou espanhol; no período de setembro de 2012 a fevereiro de 2022; 6) crianças, entre 0 e 12 anos. Resultados: Foram analisados três artigos, dentre os quais destaca-se dados de eficácia em dois artigos e um caso de insucesso acerca do uso de VM, assim como diferenças consideráveis no ensino destas habilidades e suas implementações. Conclusão: Considera-se que crianças com TEA podem se beneficiar com a utilização da VM no ganho de habilidades para realizar AVDs.
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