Navegando por Assunto "Observation"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal(2023-06-26) LOPES, Geiza das Mercês; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre os aspectos constituintes do Estágio Supervisionado em Matemática para a formação do professor. Para tal, foi utilizado como metodologia a abordagem qualitativa acrescida da pesquisa bibliográfica para fundamentar a perspectiva de estágio e as relações estabelecidas nesse processo. Nesse sentido, analiso o relatório final da disciplina de Estágio IV, a fim de compreender o processo da relação escola-estágio-universidade, bem como a importância do estágio na formação da identidade profissional e docente do então licenciando. Como resultado, encontramos que o Estágio é essencial para construção da identidade, da postura profissional e dos saberes essenciais para docência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Reflections of teacher’s training in the supervised internship of observation in English language: challenges and possibilities in the "postmethod" era(2022-12-16) RAMOS, Evellyn Rayane da Silva; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho deEste artigo é um relatório de experiência de observação no estágio supervisionado do ensino médio. O estudo baseou-se na necessidade de investigar a prática do ensino numa escola pública. As reflexões feitas durante o estágio foram associadas às perspectivas pós-método do ensino da língua inglesa. Teve como objetivo geral investigar a prática docente em uma escola pública, e como objetivos específicos refletir como as teorias aprendidas na universidade convergem com a prática docente observada no estágio. A metodologia utilizada foi qualitativa e as técnicas foram observações e entrevistas semi-estruturadas. O resultado que notámos ao observar as aulas é que embora o professora tenha um plano para organizar as aulas, existem muitos obstáculos que influenciam a sua prática, tais como o pouco tempo de aulas dado à matéria, a superlotação nas salas de aula, os desafios do ensino de alunos com necessidades especiais, etc. Tudo isto torna difícil para o professor desenvolver aulas mais atrativas, tendo em mente uma perspectiva pós-método. Este estudo mostrou-nos a importância de conhecer na prática os desafios do ensino do inglês na escola pública, e esta experiência é de grande relevância para a educação do aluno-professor.