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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Atuação do nutricionista na alimentação escolar: uma revisão sistemática
    (2018) COSTA, Felipe Alcântara da; FRAZÃO, Andréa das Graças Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5712188054153873; SILVA, Luisa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779
    Introdução: O profissional nutricionista vem ampliando cada vez mais seu espaço de atuação no mercado de trabalho, tanto no setor público como no privado, desde a regulamentação da profissão 1967, as instituições de ensino superior que ofertam curso de graduação em nutrição aumentaram bastante. Objetivo: o objetivo da presente revisão sistemática foi descrever a atuação do nutricionista na alimentação escolar relatados nas bases cientificas. Metodologia: Revisão sistêmica, com busca no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando as bases de dados: Lilacs e Scielo usando os descritores “Políticas de Alimentação e Nutrição”, “Alimentação escolar”, “Nutricionista”, “Educação alimentar e nutricional” e “Saúde na escola”. Foram incluídos: documentos que estivesses de acordo com o objetivo proposto por este estudo, nacionais, publicados nos últimos 10 anos e disponíveis no formato completo. Foram excluídos: documentos que não correspondiam ao período de 2008­2017, incompletos, repetidos, internacionais, e os que não faziam referência a objetivo deste estudo. Resultados: A maioria dos estudos foram publicados no ano de 2013, sendo que maior parte foi publicado na Revista de Nutrição, boa parte destes estudos foram realizados na região Sul. As atividades mais realizadas pelos nutricionistas referem­-se ao diagnostico nutricional dos alunos, a interação com os agricultores familiares, a supervisão nas atividades de higienização e o assessoramento do Conselho de Alimentação Escolar – CAE. Conclusão: A partir da revisão sistemática, evidenciou­-se que os nutricionistas desenvolveram algumas atividades obrigatórias previstas na legislação, contudo ações obrigatórias como a elaboração de fichas técnicas, manual de boas práticas e aplicação de testes de aceitabilidade apareceram negligenciadas nos artigos selecionados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Composição nutricional dos rótulos de “biscoitos tipos integrais” encontrados para comercialização no mercado local
    (2021) VASCONCELOS, Crystian da Silva; REZENDE, Ana Lúcia da Silva; http://lattes.cnpq.br/4372941911573547; https://orcid.org/0000-0001-6296-1534; CARNEIRO, Luísa Margareth da Silva; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879
    Os alimentos integrais são aqueles que passam levemente por um processamento, mantendo o seu interior de fibras e nutrientes. Nesta perspectiva, a classificação nutricional consiste num importante meio de contato entre o produto e o consumidor, tornando­se a preservação de dados seguros e verdadeiros. O objetivo deste estudo foi avaliar os teores de fibras e a lista de ingredientes presente em rótulos de biscoitos integrais comercializados no município de Belém ­ Pa, com base na legislação vigente sobre os termos nutricionais. Os dados obtidos nos rótulos foram relacionados com os princípios de alimentação e nutrição no ponto de vista do DHAA e SAN. Constatouse que a maior parte das marcas avaliadas usa inicialmente como ingrediente o mix de cereais. E na hora em que foram relacionadas entre si, alguns sabores de biscoitos trazem discordância entre seus tipos de fibras. Percebe­se então que, a origem de legislações próprias para esses produtos é de extrema importância, pois garante o direito do consumidor e colabora favoravelmente em sua liberdade de desempenhar boas escolhas alimentares.
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