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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os percursos institucionais da patrimonialização do carimbó e sua possibilidade de musealização
    (2015-12-02) EVANGELISTA JÚNIOR, Jorge Martins; SILVA, Jaddson Luiz Sousa; http://lattes.cnpq.br/5268611353326340
    O trabalho analisa a importância histórica e política da luta cultural desenvolvida para o reconhecimento do Carimbó como patrimônio cultural imaterial Brasileiro. Para assim desenvolver possibilidades de Musealização desse patrimônio como proposta para sua salvaguarda. Para estabelecer esse objetivo construímos o trabalho delineando o percurso de sua patrimonialização, para posteriormente, contextualizar a luta pelo registro do carimbó como patrimônio imaterial do Brasil. Analisar e interpretar a luta pelo registro patrimonial do carimbó nas suas conjunturas políticas. Apresentar a importância da pratica museológica voltada para o social enquanto instrumento para a luta por democratização cultural dos povos tradicionais através dos mecanismos institucionais do Estado. E apreender a importância política e cultural do carimbó a partir dos relatos do mestre da cultura do carimbó entrevistado e das matérias presentes no site da campanha carimbó patrimônio cultural Brasileiro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Um sítio arqueológico, vários museus: o caso do Engenho do Murutucu, Belém/PA
    (2017-04-06) SANTOS, Sabrina Fernandes dos; COSTA, Diogo Menezes; http://lattes.cnpq.br/3938588690473816
    Neste artigo discutimos sobre como a Nova Museologia e a Arqueologia Pública lidam com a gestão compartilhada do patrimônio cultural e arqueológico. Utilizamos um sítio arqueológico- histórico, Engenho do Murutucu,como estudo de caso que demonstra os diversos sentidos que podem ser atribuídos ao patrimônio pela perspectiva do público que visitou este espaço, a partir de atividades educativas foram realizadas no mês de julho/2015. Os resultados são baseados em entrevistas orais e apresentaram temas a serem utilizados na discussão sobre políticas de salvaguarda, elaboração de ações didático-pedagógicas, dos usos e sentidos atribuídos ao patrimônio pelas sociedades contemporâneas.
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