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Navegando por Assunto "Neuroarquitetura"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A humanização de espaços psiquiátricos através da neuroarquitetura: anteprojeto de uma clínica psiquiátrica
    (2023-12-22) CELESTINO, Lucas Moraes; BASSALO, Gisa Helena Melo; http://lattes.cnpq.br/9387838201005543
    Este trabalho tem como cerne o desenvolvimento de um anteprojeto de uma Clínica Psiquiátrica na cidade de Belém PA, buscando embasamento teórico na neurociência aplicada a arquitetura para otimização do espaço, visando uma melhor assistência em saúde mental. Para realização deste trabalho, foram analisadas leis referentes a centros de assistência psicossocial e normas complementares, tendo como fundamentação teórica os princípios e aplicações da neuroarquitetura, além de três estudos de caso, um internacional, um nacional e um local. Por fim foi realizada uma breve análise da rede de assistência psiquiátrica da cidade de Belém para determinar o local de implantação do projeto, seguido por uma análise urbanística do terreno selecionado, culminando, enfim, em um anteprojeto do projeto em questão.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Neuroarquitetura aplicada na Amazônia: a associação de pais e amigos dos excepcionais – APAE e seu protagonismo no desenvolvimento de crianças com transtorno de espectro autista – TEA.
    (2023-07-04) VILHENA, Maria Helena de Souza de; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193
    A crescente atenção que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ganhou nos últimos anos trouxe consigo o aumento da demanda de espaços que ofereçam atendimento, especialmente na fase da infância, que pela rapidez do crescimento dessa necessidade os centros clínicos são instalados em espaços adaptados para abrigá-los e não realmente pensados para tal funcionalidade. Através de entrevistas e dinâmicas com profissionais da saúde e com responsáveis de crianças portadoras do espectro autista, e por meio de pesquisas bibliográficas sobre o tema em questão, este estudo objetiva identificar divergências de ordem arquitetônica presentes em centros clínicos que atendam a esses usuários específicos para que, com base na neuroarquitetura e na biofilia, forte aspecto na Amazônia, definir diretrizes que corroborem com um espaço que atenda às necessidades dos centros de terapia e contribua ativamente para o desenvolvimento inclusivo da criança autista.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A neuroarquitetura como agente de qualidade de vida para os idosos com a doença de alzheimer na Amazônia
    (2024-10-18) FIGUEIRA, Yasmim Jaine Correa; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193
    Esta pesquisa apresenta uma abordagem focada nos idosos com a Doença de Alzheimer, discursando acerca da situação senil no país, dos aspectos e impactos da doença sobre os portadores e da relação deles com o ambiente. Assim, foi elaborado um guia arquitetônico onde estão agrupadas diretrizes projetuais a serem aplicadas em projetos residenciais, com o intuito de auxiliar os profissionais de arquitetura e familiares e/ou cuidadores de idosos com DA na constituição de um ambiente aliado ao tratamento não farmacológico da doença. Como metodologia, foram realizadas buscas em acervo bibliográfico centrado, dentre outras disciplinas, na Neurociência, Medicina e áreas correlatas, a fim de corroborar com os estudos baseados na Neuroarquitetura para compreender as especificidades necessárias a um espaço benéfico ao indivíduo acometido pelo Alzheimer. Ademais, foram feitas análises de projetos destinados a esse público com o intuito de verificar quais das recomendações encontradas ao longo da pesquisa estão sendo colocadas em prática. Como resultado, esse estudo evidencia os benefícios de um espaço onde se prevalece a segurança e bem-estar, características que podem ser alcançadas a partir de um projeto no qual se prioriza a adoção de elementos naturais, contraste de cores, conforto acústico e lumínico e de itens capazes de evocar um sentimento de pertencimento, além de possibilitar atividades nas quais o cérebro é estimulado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A neuroarquitetura como ferramenta de inclusão de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade(TDAH) em escolas na Amazônia: estudo de caso do colégio São paulo- Belém/Pa
    (2023-07-04) NEGREIROS, Amanda Bezerra; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193
    A Neuroarquitetura é a área que analisa os estímulos e reações neurofisiológicasprovocadas nas pessoas a partir da interação com o ambiente. Sendo assim, este trabalhotemcomo objetivo central abordar e analisar como as ferramentas da Neuroarquitetura aplicadasao ambiente escolar, contribuem para o aprendizado de crianças comTranstornodeDéficitde Atenção e Hiperatividade - TDAH. Para tal, propõe-se discorrer sobre a bibliografiaacerca das particularidades que envolvam o TDAH, sobre o aprendizado de criançasneurodivergentes e sobre a aplicabilidade da Neuroarquitetura no ambiente escolar noestudode caso, além de avaliar a percepção das entrevistadas sobre a temática. Assim, serãopropostas diretrizes projetuais para a adequação de salas de aula, a fimde promoverainclusão de crianças neurodivergentes nas escolas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A neuroarquitetura no âmbito universitário amazônico: explorando sua implementação na disciplina de Arquitetura de Interiores na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará
    (2023-12-13) SANTOS, Manoela Pinheiro Mendonça; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193
    A Neuroarquitetura é um campo de pesquisa dedicado à análise da interação entre o ambiente físico e o cérebro humano, investigando como essa relação influencia as emoções e o comportamento. O presente estudo se concentra no desenvolvimento da disciplina de Arquitetura de Interiores, examinando a integração de conceitos de neuroarquitetura ao longo do semestre na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa, fundamentada em métodos como pesquisa bibliográfica, avaliação do plano de ensino e aplicação de formulários, almeja compreender o processo de ensino e, por conseguinte, o impacto dessa integração na formação dos estudantes, considerando o contexto universitário na região amazônica. Além de proporcionar uma nova perspectiva de ensino aos discentes, o estudo busca contribuir para pesquisas que explorem a introdução de conhecimentos sobre neuroarquitetura na disciplina de projeto de interiores nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. A intenção é capacitar os futuros arquitetos e urbanistas a desenvolverem projetos que enfatizem o bem-estar e a qualidade de vida dos usuários, consolidando, assim, uma prática profissional que valorize não apenas aspectos estéticos, mas também o impacto positivo no ambiente construído.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O design salutogênico como arquitetura curativa na Amazônia: o hospital Unimed Prime em Belém-Pará
    (2024-11-01) LUCIO, Letícia Santos de Souza; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193
    Diante da crescente importância da Neuroarquitetura como uma abordagem multidisciplinar, aplicando os princípios da neurociência para compreender os efeitos do ambiente construído no cérebro e no comportamento humano, surge o design salutogênico como uma abordagem complementar, ativamente empenhada em criar espaços propícios à saúde física e mental. No contexto hospitalar, essa abordagem torna-se essencial, uma vez que o ambiente construído desempenha um papel crucial na experiência dos pacientes e na eficácia dos serviços de saúde. Sendo assim, este estudo visa investigar a aplicação prática do design salutogênico por meio da Neuroarquitetura em ambientes hospitalares, com foco especial no Hospital Unimed Prime em Belém-PA. O estudo traz uma análise atualizada da situação atual do sistema de saúde no Brasil, e contextualiza o Hospital Unimed Prime dentro do Sistema Unimed, explorando sua origem, estrutura organizacional e a especificidade da Unimed Belém. A pesquisa abrange desde a análise teórica até uma avaliação da infraestrutura atual do hospital direcionado para a identificação de oportunidades de otimização, visando, assim, contribuir de maneira significativa para o aprimoramento do ambiente construído em instituições de saúde.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projetando uma nova clínica de Psicologia para a Universidade Federal do Pará: aplicando a neuroarquitetura em uma abordagem salutogênica
    (2024-07-05) MOREIRA, Paloma Geovanna Souza; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193
    Alinhado ao rol de pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Neuroarquitetura –Labneurau/UFPA e fomentado pelas experiências em primeira mão da autora, esse estudo se debruça sobre as complexidades da saúde, explorando a arquitetura e o seu profundo impacto na saúde mental dos seus usuários. Mirando os fins práticos desse conhecimento, a pesquisa resulta em um projeto de arquitetura em nível de estudo preliminar visando critérios da neuroarquitetura em uma abordagem salutogênica, sendo o seu objeto de estudo de caso a Clínica de Psicologia da Universidade Federal do Pará – CLIPSI/UFPA, localizada na Amazônia brasileira, em Belém, Pará, no campus Guamá, setor Básico. Para isso, utilizou-se principalmente de entrevistas semiestruturadas, observações, levantamentos físicos e fotográficos, pesquisas bibliográfica, de campo e documental, revisão narrativa e emprego de softwares específicos para estruturar e preencher as seções desse trabalho. Ampliando sobre isso, esse escrito se organiza da seguinte forma: primeiro se aborda a relação da arquitetura com a saúde mental, e a seguir se discutem os elos entre arquitetura e percepção, com ênfase sobre a neuroarquitetura e suas contribuições; depois se trata sobre a salutogênese e suas diretrizes e ultimamente se apresenta o processo de elaboração do projeto em si, bem como seus frutos. E ao passo que se considera o intuito inicial bem-sucedido, o estudo não deixa de apresentar limitações, sendo a principal delas a não consulta a variados perfis de usuários do espaço em razão de dificuldades técnicas – essa falta, no entanto, é em parte compensada pela exploração das próprias temáticas da neuroarquitetura e da salutogênese, as quais guiam os esforços aqui descritos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de uma escola de ensino fundamental inclusiva: neuroarquitetura aplicada ao ambiente escolar
    (2024-11-01) OLIVEIRA, João Victor Santana; BASSALO, Gisa Helena Melo; http://lattes.cnpq.br/9387838201005543
    O objetivo principal deste trabalho foi criar uma proposta de escola de ensino fundamental, aplicando os princípios da neurociência à arquitetura. A pesquisa fundamenta-se em estudos de obras referentes à neurociência na educação, que enfatizam a importância do ambiente no desenvolvimento infantil. Além disso, o trabalho busca estabelecer uma base teórica que oriente projetos de espaços escolares infantis, considerando o impacto desses ambientes no comportamento e desenvolvimento das crianças. A discussão destacada visa apresentar recursos arquitetônicos que desempenham um papel crucial na transformação de ambientes educacionais para crianças. Especificamente, o foco é demonstrar como um espaço cuidadosamente planejado para as crianças se torna fundamental no início de seu processo cognitivo, contribuindo para um desenvolvimento completo.
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