Navegando por Assunto "Neuroarquitetura"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A neuroarquitetura como ferramenta de inclusão de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade(TDAH) em escolas na amazônia: estudo de caso do colégio São paulo- Belém/Pa(2023-07-04) NEGREIROS, Amanda Bezerra; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193A Neuroarquitetura é a área que analisa os estímulos e reações neurofisiológicasprovocadas nas pessoas a partir da interação com o ambiente. Sendo assim, este trabalhotemcomo objetivo central abordar e analisar como as ferramentas da Neuroarquitetura aplicadasao ambiente escolar, contribuem para o aprendizado de crianças comTranstornodeDéficitde Atenção e Hiperatividade - TDAH. Para tal, propõe-se discorrer sobre a bibliografiaacerca das particularidades que envolvam o TDAH, sobre o aprendizado de criançasneurodivergentes e sobre a aplicabilidade da Neuroarquitetura no ambiente escolar noestudode caso, além de avaliar a percepção das entrevistadas sobre a temática. Assim, serãopropostas diretrizes projetuais para a adequação de salas de aula, a fimde promoverainclusão de crianças neurodivergentes nas escolas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O design salutogênico como arquitetura curativa na Amazônia: o hospital Unimed Prime em Belém-Pará(2024-11-01) LUCIO, Letícia Santos de Souza; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193Diante da crescente importância da Neuroarquitetura como uma abordagem multidisciplinar, aplicando os princípios da neurociência para compreender os efeitos do ambiente construído no cérebro e no comportamento humano, surge o design salutogênico como uma abordagem complementar, ativamente empenhada em criar espaços propícios à saúde física e mental. No contexto hospitalar, essa abordagem torna-se essencial, uma vez que o ambiente construído desempenha um papel crucial na experiência dos pacientes e na eficácia dos serviços de saúde. Sendo assim, este estudo visa investigar a aplicação prática do design salutogênico por meio da Neuroarquitetura em ambientes hospitalares, com foco especial no Hospital Unimed Prime em Belém-PA. O estudo traz uma análise atualizada da situação atual do sistema de saúde no Brasil, e contextualiza o Hospital Unimed Prime dentro do Sistema Unimed, explorando sua origem, estrutura organizacional e a especificidade da Unimed Belém. A pesquisa abrange desde a análise teórica até uma avaliação da infraestrutura atual do hospital direcionado para a identificação de oportunidades de otimização, visando, assim, contribuir de maneira significativa para o aprimoramento do ambiente construído em instituições de saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projetando uma nova clínica de Psicologia para a Universidade Federal do Pará: aplicando a neuroarquitetura em uma abordagem salutogênica(2024-07-05) MOREIRA, Paloma Geovanna Souza; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193Alinhado ao rol de pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Neuroarquitetura –Labneurau/UFPA e fomentado pelas experiências em primeira mão da autora, esse estudo se debruça sobre as complexidades da saúde, explorando a arquitetura e o seu profundo impacto na saúde mental dos seus usuários. Mirando os fins práticos desse conhecimento, a pesquisa resulta em um projeto de arquitetura em nível de estudo preliminar visando critérios da neuroarquitetura em uma abordagem salutogênica, sendo o seu objeto de estudo de caso a Clínica de Psicologia da Universidade Federal do Pará – CLIPSI/UFPA, localizada na Amazônia brasileira, em Belém, Pará, no campus Guamá, setor Básico. Para isso, utilizou-se principalmente de entrevistas semiestruturadas, observações, levantamentos físicos e fotográficos, pesquisas bibliográfica, de campo e documental, revisão narrativa e emprego de softwares específicos para estruturar e preencher as seções desse trabalho. Ampliando sobre isso, esse escrito se organiza da seguinte forma: primeiro se aborda a relação da arquitetura com a saúde mental, e a seguir se discutem os elos entre arquitetura e percepção, com ênfase sobre a neuroarquitetura e suas contribuições; depois se trata sobre a salutogênese e suas diretrizes e ultimamente se apresenta o processo de elaboração do projeto em si, bem como seus frutos. E ao passo que se considera o intuito inicial bem-sucedido, o estudo não deixa de apresentar limitações, sendo a principal delas a não consulta a variados perfis de usuários do espaço em razão de dificuldades técnicas – essa falta, no entanto, é em parte compensada pela exploração das próprias temáticas da neuroarquitetura e da salutogênese, as quais guiam os esforços aqui descritos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de uma escola de ensino fundamental inclusiva: neuroarquitetura aplicada ao ambiente escolar(2024-11-01) OLIVEIRA, João Victor Santana; BASSALO, Gisa Helena Melo; http://lattes.cnpq.br/9387838201005543O objetivo principal deste trabalho foi criar uma proposta de escola de ensino fundamental, aplicando os princípios da neurociência à arquitetura. A pesquisa fundamenta-se em estudos de obras referentes à neurociência na educação, que enfatizam a importância do ambiente no desenvolvimento infantil. Além disso, o trabalho busca estabelecer uma base teórica que oriente projetos de espaços escolares infantis, considerando o impacto desses ambientes no comportamento e desenvolvimento das crianças. A discussão destacada visa apresentar recursos arquitetônicos que desempenham um papel crucial na transformação de ambientes educacionais para crianças. Especificamente, o foco é demonstrar como um espaço cuidadosamente planejado para as crianças se torna fundamental no início de seu processo cognitivo, contribuindo para um desenvolvimento completo.