Navegando por Assunto "Nazismo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre Livros e impressos, o bibliotecário nos bastidores da censura: uma abordagem indiciária do Nazismo ao Estado Novo em Belém, PA – Brasil (1930-1945)(2016) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; SILVA, Luiz Eduardo Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/7757626842906197Discute os caminhos da censura entre livros e impressos. Investiga o contexto histórico da censura do regime nazista alemão, ocorrida nos impressos e sua influência no Brasil com o Estado Novo e a Intervenção Militar, no Estado do Pará, no "Jornal Folha do Norte" entre 1930-1945. Trata-se de uma pesquisa teórica, posto que procura compreender o contexto da discussão sobre o tema censura em livros e impressos. Por intermédio do método indiciário, buscou através dos indícios interpretativos encontrar as pistas para as incertezas histórico-epistemológicas na Biblioteconomia, sobretudo, no contexto da censura. Os resultados indiciários demonstram novas perspectivas de abordagens e estudos sobre a censura nos livros e impressos em acontecimentos históricos como ‘Bücherverbrennung’ no Nazismo, indícios de censura no Estado Novo e ao Jornal Paraense Folha do Norte. Problematizou uma reflexão da censura na Biblioteconomia e a ação dos profissionais bibliotecários a partir da análise histórica. Por fim, conclui-se que a Biblioteconomia precisa desenvolver mais questionamentos teóricos e históricos que examinem a questão da censura e suas concepções nos bastidores da atuação profissional do bibliotecário. Carece, portanto, de aportes metodológicos mais claros em relação ao tema censura em livros e impressos, para assim constituir-se como atuação emancipatória um novo hall de atuação da Biblioteconomia e do Bibliotecário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre páginas e passados sombrios: a presença do holocausto, nazismo e totalitarismo nas histórias em quadrinhos(2023-12-14) SOUZA, João Vitor Gomes de; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Esse trabalho estuda as possibilidades vinculadas ao uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de História, em especial obras gráficas que apresentam em seus conteúdos tramas que correspondem a conceitos como, Nazismo, Totalitarismo e Holocausto, em geral o período correspondente a Segunda Guerra Mundial, sem contar que o trabalho também se propõe a apresentar as características das obras gráficas, os desafios, contribuições para o ensino e pesquisa historiográfica, expor que as Histórias em Quadrinhos são uma rica fonte para se debater temas historiográficos, o trabalho também busca discorrer os conceitos propostos a partir da análise de autores especialistas nos temas, além disso, o trabalho se preocupa em buscar apresentar trechos de HQs que possuem ligações diretas com os conceitos escolhidos promovendo uma relação entre a bibliografia acadêmica e momentos das cinco HQs selecionadas que são Maus, A Busca, O Complô, X-Men Magneto e Segredo de Família e na sua conclusão o trabalho propõe apresentar possibilidades aos docentes de como podem abordar o Holocausto, o Nazismo e temas semelhantes em sala de aula fazendo o uso das HQs, promovendo um ensino mais dinâmico e proveitoso.