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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental: vivências socioculturais e visões de estudantes e educadores, Acará-PA
    (2019-09-02) ALVES, Eliene da Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517
    As interações dos sujeitos com o meio natural fazem-se fundamental para a promoção de uma educação ambiental de respeito à natureza humana e planetária. Esta pesquisa discorre sobre os conhecimentos referentes à educação ambiental e suas práticas são parte do repertório de estudantes da EJA e educadores da escola de Ensino Médio Profª. Deusalina da Cunha e Sousa Carneiro, na cidade de Acará (PA). Trata de estudo de natureza empírica e bibliográfica, com aspectos metodológicos que abarcou além dos referenciais teóricos concernentes ao tema, observações nos espaços do entorno do espaço escolar, e pesquisa com os estudantes da EJA e com os educadores da escola. Os resultados apontam uma concepção dos estudantes externa à sua prática, onde até compreendem a importância da natureza humana e planetária, porém com ínfimas práticas cotidianas difundidas nas suas vivências, o que difere dos sujeitos do entorno da escola, os quais possuem uma predominância na atuação com a natureza demonstrando que há uma prática ambiental frequente, porém pouco considerada pelos citadinos daquele espaço bem como pelo poder público local.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O número de ouro e suas belezas
    (2019-07-11) SOBRINHO JUNIOR, Jose Xavier; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568
    Este trabalho tem como objetivo fazer com que um maior número de estudantes da matemática conheça o número de ouro e mostrar o valor de ouro que ele possui, pois muitos ainda não o conhecem. Com esse objetivo é que este trabalho desenvolve-se, mostrando a importância deste número presente em várias vertentes do nosso dia a dia, contextualizando-o com registros atuais e identificando-o principalmente na natureza. E por que a terminologia “número de ouro”? Segundo informações contidas no site escolakids, “O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza”. Dizer qual número é considerado de ouro pode ser fácil, mas explicar como os matemáticos descobriram este número, é um dos objetivos específicos que responderemos no desenvolver deste trabalho. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam-no como base. O número de ouro é representado pela letra grega (phi) e seu valor corresponde a 1,61803399... Mas por que esse número é tão importante? Por que é tão usado em construções, obras de arte, sendo o referencial da beleza? Porque ele representa a perfeição e a beleza da natureza, ele está presente em quase todos os lugares, na natureza, em objetos e construções que consideramos as mais belas. Através da sequência numérica descoberta por Fibonacci, e posteriormente a criação da Espiral de Fibonacci, descrita neste trabalho, entendemos que o número de ouro é sinônimo de perfeição e beleza, por justamente estar presente na maioria da criação Divina.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A perspectiva ambiental no ensino de História em São João de Pirabas-Pa
    (2023-12-18) MAGNO, Gizelle Albuquerque; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    O presente trabalho propõe fazer uma análise da Perpectiva Ambiental no Ensino de História de escolas do município de São João de Pirabas/PA, utilizando de questionários para entrevistar professores que atuam na área. Com a produção deste artigo, pretende-se compreender a problemática e os desafios que os professores de História encontram para inserir a Educação Ambiental em suas aulas, porque embora reconheçam a importância de trabalhar o ensino alinhado a esta perspectiva, são muitos os desafios. Este trabalho visa perceber também, quais definições os professores de História têm sobre a natureza e o meio ambiente dentro da prática educacional, se relacionam os conteúdos do currículo programático com o tema ambiental, se problematizam as modificações ambientais relacionando-as com a história local, se há alguma proposta no plano político pedagógico da escola em que atuam e/ou projetos sobre o tema, além de perceber quais disciplinas são envolvidas nessas propostas. Desse modo, é importante conhecer as discussões educacionais sobre a perspectiva ambiental no ensino de História das escolas de Pirabas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Uma questão mesmo de sobrevivência”: Professores de Ananindeua (PA) e a Educação Ambiental nas aulas de História
    (2021-10-30) CORDOVIL, Wendell Presley Machado; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700
    Este trabalho apresenta a análise de entrevistas com questionários semiestruturados realizadas com professores de História do município de Ananindeua (PA Brasil). Busca compreender as percepções desses docentes sobre a relação da Educação Ambiental (EA) com o Ensino de História. Para isso se preocupa em analisar as representações dos 14 professores entrevistados sobre conceitos importantes para a EA: Natureza, Meio Ambiente e o próprio conceito de Educação Ambiental. Além disso, pretende se observar como esses docentes percebem a relação dos temas ambientais com os processos históricos e as aulas de História. Os resultados apontam para representações plurais sobre os conceitos de Educação Ambiental e Natureza, em muitos momentos sendo comparáveis com categorias de concepções apresentadas em bibliografias da área, mas em outros sendo necessária a construção de novas categorias. Mesmo com a maioria dos professores indicando a importância da Natureza para os processos históricos e da Educação Ambiental para o Ensino de História, indicam dificuldades para a inserção da discussão ambiental em suas aulas de História.
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