Navegando por Assunto "Narratives"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba(2017) BRITO, Lílian Ferreira; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054O presente trabalho tem como principal objetivo revalorizar as narrativas populares como estratégia de ensino na prática docente no município de Abaetetuba, tomando por embasamento os pressupostos de alguns teóricos de grande relevância para as pesquisas de cunho narrativo, como Abramovich(1991), Rubens Alves(2011), Darnton(2001), Bussato (2003) entre outros que serão de grande valia para a construção desse trabalho. Por meio de um levantamento bibliográfico e de uma pequena entrevista realizada com três professores da rede pública de ensino do município de Abaetetuba, apresentaremos diferentes abordagens a cerca do nosso objeto de estudo, no intuito de demonstrar um caminho possível para a utilização das narrativas regionais como um instrumento auxiliar na prática docente dos professores de Língua Portuguesa,no que tange o processo de letramento dos alunos do ensino básico. Por meio desse estudo também ressaltaremos os pormenores existentes no âmbito educacional interligados a efetividade do uso das narrativas dos contos e lendas que constituem a identidade cultural Abaetetubense,possibilitando desse modo uma conclusão contundente e uma proposta de ensino relevante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Velhice centenária e a percepção de cultura vivida sobre o processo de envelhecimento(2021-01-07) DAMASCENO, Lara Maria de Oliveira; SANTOS, Dario Azevedo dos; http://lattes.cnpq.br/4866080814581120Neste artigo encontra-se o resultado de uma pesquisa realizada com idosos centenários entrelaçada com dados publicados referentes ao processo de envelhecimento; buscando evidenciar as subjetividades e particularidades deste faixa etária. Dialogando com as trajetórias de vida e as produções científicas catalogadas, as relações entre experiências e vivências recolhidas por meio de narrativas da vida dos sujeitos velhos. Deste modo, a pesquisa organiza-se nos direcionamentos dos estudos foucaultianos e seus estudos sobre os sujeitos. Proporcionando, assim, novas percepções sobre o envelhecimento, trazendo um estudo transversal com novos olhares sobre a velhice centenária para a construção de novos estudos com os relatos, memórias e novas percepções de identidades sociais.