Navegando por Assunto "Narrative genres"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental-6º ano(2022-11-22) LIMA NETO, José Guerreiro de; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Este trabalho com o tema: A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental -6º ano, tem por finalidade mostrar a relevância dos gêneros narrativos para o ensino de leitura e escrita nas aulas de Português, fato que conduziu a fazer a seguinte interrogativa: Quais as contribuições que os textos narrativos trazem para a aprendizagem do aluno no ler e escrever. Ao exigir algo do aluno para que ele realize determinadas tarefas não se deve dar importância apenas para a escrita, fazendo com que o aluno escreva sem sentido e sim aprenda a construir um texto conforme as regras da gramática, pois a escrita é apenas um degrau no processo para o planejamento de um texto e é nesse sentido que os gêneros narrativos contribuirão para esta ação. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, por possibilitar projeções mais claras e que se inter-relacionam com o tema em análise. E como ferramenta de produção de dados se deram por meio da análise documental e pesquisa bibliográfica. E para fundamentar com os dados e questões discutidas optou-se pelos estudos dos seguintes autores: Antunes (2009), Cagliari (2003), Fazenda (2001), Marcuschi (2005), Soares (2009), Rezende e Souza (2018). Analisando as referências dos autores, concluísse que a inserção dos gêneros narrativos nas aulas de Língua Portuguesa, contribui para a aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 6º ano, pois permite que ele aprenda o processo linguístico de maneira a relacionar com as práticas sociais e assim possibilitando a construção do processo de ensino-aprendizagem com ênfase na leitura e escrita.