Navegando por Assunto "Narrativas"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afetividade e processo de ensino e aprendizagem: narrativas sobre a prática docente(2022-12-28) BARBOSA, Hevelly Sousa; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431O estudo tem como tema central a discussão sobre o papel da afetividade no processo de ensino e aprendizagem a partir da prática docente. Assumo os princípios teóricos e metodológicos da pesquisa narrativa, compreendendo que a narrativa é o melhor modo de entender e estudar o ambiente da vida real através dos relatos de experiências. Investigar os sentidos da afetividade na prática docente de professoras que atuam na Educação Infantil se constitui no objetivo geral e, especificamente, identificar aspectos de afetividade assumidos e presentes na interação entre professor e aluno na relação pedagógica, além de, investigar como as relações de afeto são utilizadas na pratica docente. Participaram da pesquisa três professoras que atuam na Educação infantil em uma instituição privada da cidade de Castanhal-PA. As entrevistas foram realizadas com finalidade de identificar a relevância da afetividade no processo de ensino aprendizagem para as docentes e de que modo às relações de afeto eram utilizadas pelas professoras dentro de sala de aula. Sendo assim, mediante esta pesquisa, constatou-se a importância dos afetos dentro do ambiente da sala de aula e, mais precisamente, na relação entre professor e aluno, pois a afetividade e cognição não se dissociam. Logo, os afetos permeados nesta relação interpessoal podem gerar impactos determinantes no processo de ensino e de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba(2017) BRITO, Lílian Ferreira; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054O presente trabalho tem como principal objetivo revalorizar as narrativas populares como estratégia de ensino na prática docente no município de Abaetetuba, tomando por embasamento os pressupostos de alguns teóricos de grande relevância para as pesquisas de cunho narrativo, como Abramovich(1991), Rubens Alves(2011), Darnton(2001), Bussato (2003) entre outros que serão de grande valia para a construção desse trabalho. Por meio de um levantamento bibliográfico e de uma pequena entrevista realizada com três professores da rede pública de ensino do município de Abaetetuba, apresentaremos diferentes abordagens a cerca do nosso objeto de estudo, no intuito de demonstrar um caminho possível para a utilização das narrativas regionais como um instrumento auxiliar na prática docente dos professores de Língua Portuguesa,no que tange o processo de letramento dos alunos do ensino básico. Por meio desse estudo também ressaltaremos os pormenores existentes no âmbito educacional interligados a efetividade do uso das narrativas dos contos e lendas que constituem a identidade cultural Abaetetubense,possibilitando desse modo uma conclusão contundente e uma proposta de ensino relevante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Maternidade e vida acadêmica: memórias e narrativas de mães universitárias(2022-12-28) OLIVEIRA, Franciele da Silva; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431O presente estudo e memorial de vida, por título “A maternidade experienciada no decorrer da vida acadêmica: Memórias e narrativas de mães universitárias” têm como objetivo geral investigar e compreender os principais desafios enfrentados por cinco mães universitárias na conciliação entre maternidade e vida acadêmica. Apoiada na pesquisa narrativa, o corpo do texto dialoga com as minhas experiências como mãe universitária, posto que me tornei mãe durante a graduação e foi por meio das minhas experiências que emergiu o entusiasmo para escrever sobre o tema. Os autores que contribuíram de forma significativa para o embasamento teórico da pesquisa foram: Elizabeth Batinder (1985), Nancy Chodorow (2002), Laura Gutman (2003), Márcia Neder (2016), Maria Tereza Maldonado (1996). Os resultados da pesquisa de campo, evidenciaram que essas mães experimentam uma grande sobrecarga advinda do acúmulo de responsabilidades impostos às mulheres, que por sua vez, precisam dar conta dos afazeres domésticos, trabalho e cuidados com o cônjuge e os filhos, o que gera cansaço e exaustão física, afetando o desempenho acadêmico. Através dos relatos fica evidenciado a falta de tempo para estudar em casa, a ausência da rede de apoio familiar e universitária, os desafios de locomoção, dificuldade financeira e os sentimentos de angústia e aflição das mães em ter que deixar os bebês com outras pessoas para conseguir continuar os estudos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memórias de uma professora(2019-07-07) SOARES, Selma Lúcia da Silva; LOBATO, Lídia Sarges; http://lattes.cnpq.br/7190520108421831Este trabalho resulta de um memorial, que traz a trajetória de vida em forma de narração. São memórias que significam momentos vividos, que perpassam pela minha infância, pela vida acadêmica até a docência. Como objetivo busquei rememorar a minha história de vida e de professora, com a intenção de reconstruir as narrativas imersas nos acontecimentos e experiências da educação, que contribuíram como professora na escola básica. Ciente disso, o memorial apresenta-se em momentos cruciais numa linha de tempo, onde cientificamente é sustentado por críticos e teóricos que abordam os conceitos de memória, história e formação de professores num foco de leituras e reflexões, como Bragança (2012), António Nóvoa (1992), (1999), Le Goff (1990), Mignot (2003), Bondia (2002) e Candau (2012). Neste memorial utilizei a metodologia história de vida, seguidas das entrevistas de pessoas que certamente, fizeram parte de momentos que se destacaram a minha linha do tempo, podendo contar com o apoio de meu pai, irmã e tia em relatar os fatos ocorridos nesta trajetória de vida. Por fim, chego à conclusão de que acerca dessa maravilhosa viagem ao passado, toda a escrita deste trabalho tem embasamento a uma sequência teórica e significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Velhice centenária e a percepção de cultura vivida sobre o processo de envelhecimento(2021-01-07) DAMASCENO, Lara Maria de Oliveira; SANTOS, Dario Azevedo dos; http://lattes.cnpq.br/4866080814581120Neste artigo encontra-se o resultado de uma pesquisa realizada com idosos centenários entrelaçada com dados publicados referentes ao processo de envelhecimento; buscando evidenciar as subjetividades e particularidades deste faixa etária. Dialogando com as trajetórias de vida e as produções científicas catalogadas, as relações entre experiências e vivências recolhidas por meio de narrativas da vida dos sujeitos velhos. Deste modo, a pesquisa organiza-se nos direcionamentos dos estudos foucaultianos e seus estudos sobre os sujeitos. Proporcionando, assim, novas percepções sobre o envelhecimento, trazendo um estudo transversal com novos olhares sobre a velhice centenária para a construção de novos estudos com os relatos, memórias e novas percepções de identidades sociais.