Navegando por Assunto "Music in education"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará(2018-11-09) RESENDE, Silvana do Socorro Tenório; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359O presente trabalho possui como intuito investigar quais as práticas educativas através da música que participam do processo de ensino aprendizagem das crianças do pré-II da EMEI Nossa Senhora de Nazaré, no município de São Miguel do Guamá- PA, e suas contribuições para a melhoria da aprendizagem das crianças. A pesquisa é de natureza qualitativa, adotando-se como método o Estudo de Caso. Para coleta de dados da pesquisa, foram utilizados como instrumentos a entrevista aberta com 09 (nove) alunos do pré II, e/ou questionário com 03 (três) professoras, no período de maio e junho de 2018, a fim de obter maior êxito nos resultados. Além disso, este trabalho apoia-se nos pensamentos teóricos de Kiefer (1976), Vigoski (2008), Moraes (2003), Pederiva (2009), Brasil (1998), e outros estudiosos voltados à tal temática. Os dados do estudo revelam que a música é um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Com os alunos da escola em estudo, a música é explorada associada a diversos conteúdos, através do planejamento e socialização, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. Demonstrar-se-á que a música é uma ferramenta que colabora na formação integral do ser humano, e por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico.