Navegando por Assunto "Museus"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A disseminação da informação por meio dos museus: o caso do Museu do Tribunal de Justiça do Estado do Pará(2017) ASSIZ, Janette Jean Corrêa de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo da disseminação da informação por meio dos museus, diante da experiência vivenciada como estagiária na Biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), através dos eventos realizados, com os projetos da Visita Guiada e do Museu sobre Rodas, do Museu do TJE/PA, no desempenho da função, como instituição preservadora da memória viva e disseminadora da informação em favor do conhecimento. Procura-se uma forma para compreender como os projetos do Museu fazem essa disseminação e o modo de entendimento. Diante disso, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica, com várias informações, definições e conceitos que abordam a temática em questão. Por meio do estudo sobre os museus, observa-se sua evolução na sociedade e sua atuação como instituição de forma educativa e cultural, tendo como elementos a disseminação da informação e a museologia. Investigou-se como esse conhecimento é disseminado para a sociedade, através de seus eventos e serviços de cunho social, que divulgam a história do poder judiciário. Depreende-se que os projetos do Museu do TJE/PA têm relevante importância como disseminadores da informação, conseguindo alcançar seus objetivos como difusores do conhecimento, ressaltando a sua função social, exercendo um papel educativo como instituição mantenedora do patrimônio histórico-cultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Documentação museológica e paleontologia: elaboração de ficha de catalogação para o cervo de paleoinvertebrados do Museu Paraense Emílio Goeldi(2015-12-02) CARVALHO, Raul de Azevedo; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200A documentação em museus busca atuar como auxílio do tratamento informacional das coleções, desde o seu registro em campo até as informações referentes à “vida” do objeto dentro da instituição. Dessa forma, acaba-se construindo um sistema que atende as demandas informacionais da instituição. Entretanto, nem sempre os museus de História Natural possuem um sistema de documentação mais elaborado, com suportes informacionais que permitam designar todos os processos decorridos com seus objetos museológicos e acabam por sofrer com uma escassez de registros em seus acervos. Neste sentido, aponta-se a necessidade da construção de sistemas documentais museológicos e de catalogação que proporcionem a maximização na recuperação e uso da informação. No caso específico deste trabalho, elaborou-se uma ficha catalográfica e seu manual de preenchimento para a Coleção de Paleoinvertebrados do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) para a ação de salvaguarda do acervo e disseminação do conhecimento, contribuindo na sua construção e preservação, destacando que esse acervo é uma grande fonte de pesquisa e de conhecimento sobre a diversidade paleobiológica da região Amazônica. No entanto sabe-se que a elaboração da ficha de catalogação desta coleção é apenas um dos passos preliminares para implementação de um sistema documental mais complexo, com sistemas de recuperação de informação e até para futuramente uma melhor disponibilidade informacional em rede, facilitando a pesquisa paleontológica e a difusão de conhecimentos científicos à comunidade. Este trabalho aponta para uma boa relação do cruzamento dos conhecimentos da Museologia com a Paleontologia, principalmente em relação a documentação museológica, para a gestão e manutenção de coleções paleontológicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Informações ausentes e desinformações presentes: coleção etnográfica Xikrín do Cateté(2018-12-17) SILVA, Valéria Costa; FERREIRA, Luzia Gomes; http://lattes.cnpq.br/7045722681867926Este trabalho apresenta um estudo sobre a coleção Etnográfica Xikrín do Cateté, que está sobre a guarda do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão, na Universidade Federal do Pará (UFPA), trazendo um pouco a história do Laboratório, da coleção, como ela foi formada e seu pesquisador, além de tratar diretamente sobre os objetos com fotos e um arrolamento. A partir da observação das dificuldades encontradas com a visibilidade do Laboratório, informações sobre a coleção, sobre a reserva etnográfica, desenvolveu-se este trabalho. Atrelado a isso, fez-se uma análise sobre o curso de Museologia, sua origem, seus caminhos e descaminhos, frente às mudanças de paradigmas. Para isso, foram feitas pesquisas sobre estudos de cultura material, e termos como: colonialismo, coleção e colecionismo; não se esquecendo de observar como os Museus de Belém tem se portado com esta realidade; e como outros Museus venceram a dificuldade de aceitação social do patrimônio indígena. Conjuntamente, ponderou-se como a Museologia ajudou nesse processo de construção, trazendo a matriz curricular do curso, tanto a antiga (2009) quanto a atual (2012). Com este trabalho, espera-se que a visibilidade para o laboratório e essa coleção sejam maiores, assim como, as reflexões acerca da questão indígena no nosso estado seja uma das problemáticas mais pesquisadas dentro deste curso, que se estabelece como o representante da Região Norte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Museu, educação e público: um estudo no Museu de Arte Sacra de Belém(2013) NASCIMENTO, Elinelma Pereira do; HAMOY, Idanise Sant’Ana Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0136019251243788O estudo de público é um importante instrumento de avaliação e criação de novas estratégias de recepção de públicos em museus, e apresenta dados que permitem compreender qual a relação que os indivíduos estabelecem com um museu. Nessa pesquisa se desenvolve um estudo de público na área de entorno e no Museu de Arte Sacra de Belém (MAS), para se identificar ações educativas que podem ser desenvolvidas nesse museu que favoreçam o aumento significativo e o interesse dos visitantes. Para tanto se fez necessário um estudo de público com o público real e potencial do museu para dá subsídios para os direcionamentos da construção do Projeto Educativo do Museu (PEM). O Museu de Arte Sacra de Belém foi escolhido como local deste estudo, por ser um dos museus mais visitados da cidade de Belém do Pará. Com o objetivo de conhecer o público real e potencial desse museu, o projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, “Ex Ducere: criando laços entre Museu, Universidade e Comunidade” realizou um estudo de público através de entrevistas com mil pessoas moradoras e/ou trabalhadores no entorno do museu, utilizando questionários tipo survey e a colaboração de 26 voluntários. Os dados foram analisados a partir de uma abordagem fenomenológica-hermenêutica, para compreensão dos motivos pelos quais essas pessoas não vêm ao museu e criar novas estratégias de mediação e comunicação entre museu e comunidade, tendo por base os conhecimentos teóricos do campo da Museologia e a partir dessas interlocuções propor novas ações educativas do museu.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de história nos espaços museais: uma análise sobre a história colonial nas mediações do Museu de Arte Sacra e Forte do Castelo(2025-04-01) ALVES, Daniele Rodrigues Mafra; CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan; http://lattes.cnpq.br/7906172621582952; https://orcid.org/0000-0003-1150-5912Atualmente, sabe-se que os museus são frequentemente visitados pelo público, mas nas últimas décadas há outro público que tem se tornado grande frequentador: os grupos escolares. Sendo assim, é necessário que haja o estudo acerca de como o público escolar é recebido nos espaços e como o monitor museal e também o professor abordam o acervo ali presente. A pesquisa teve como objetivo o estudo acerca de como os monitores são preparados para realizar a mediação acerca da história colonial para grupos de escola nos museus do Forte do Castelo e Museu de Arte Sacra em Belém do Pará e como os professores também se preparam previamente para as visitações em museus — tendo em vista que o professor também possui papel fundamental nas visitações. O estudo teve como metodologia a pesquisa de autores como Circe Bittencourt, Denise Schaan, Leonardo Rocha e outros, além da aplicação de entrevistas.