Navegando por Assunto "Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Marketing digital como ferramenta para a mediação da informação: as estratégias do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)(2025-04-03) CARVALHO NETO, Jair dos Passos de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XA era da informação, atrelada ao surgimento de avanços tecnológicos e à contínua evolução dos meios de comunicação e informação, representa uma transformação no modo como as pessoas interagem e buscam informação e conhecimento. Este trabalho analisa como o Museu Paraense Emílio Goeldi utiliza as mídias sociais para mediar a informação científica ao público. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, utilizando uma combinação de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisadas as redes sociais do Museu, incluindo Instagram, Facebook, YouTube e X, para identificar as estratégias de marketing digital e mediação da informação científica. A análise documental permitiu mapear as práticas e iniciativas adotadas pelo Museu ao longo do tempo. Os resultados evidenciam que o Museu utiliza diversas plataformas de mídias sociais para disseminar informações científicas. O YouTube foi a primeira plataforma adotada, seguida pelo Facebook e Instagram, sendo esta a plataforma mais ativa, especialmente durante a pandemia, com reels e conteúdo interativo. A rede X é utilizada com menor frequência. A estratégia de conteúdo é orgânica, sem promoções pagas e enfrenta desafios na integração entre setores para curadoria. Considera que as mídias sociais ampliaram o alcance e o engajamento do Museu. Este estudo reforça a importância das mídias sociais na mediação da informação e no engajamento com o público, destacando a contínua evolução das estratégias digitais do Museu para se adaptar às mudanças e necessidades do público. A pesquisa conclui que, ao utilizar as mídias sociais de forma estratégica, o Museu consegue não apenas ampliar seu alcance, mas também promover uma interação mais significativa com a sociedade, contribuindo para a democratização do acesso ao conhecimento científico e cultural.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Na outra ponta do Brasil: práticas e experiências de inovação no jornalismo científico do Museu Paraense Emílio Goeldi.(2019-02-12) MACEDO, Tarcízio Pereira; CUNHA, Elaide Martins da; http://lattes.cnpq.br/3778190981135428Este estudo empreende uma reflexão sobre a inovação no jornalismo científico, com enfoque especial em três categorias específicas da prática, quais sejam: 1) modelo de negócio/gestão, 2) conteúdo e narrativa, e 3) tecnologia e formato presentes no jornalismo científico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Seu intuito é o de identificar e analisar aspectos, sentidos e modos da inovação no jornalismo desenvolvido em prol da Comunicação Pública da Ciência no Serviço de Comunicação Social do MPEG. Busca-se, portanto, explorar o modo como uma secular instituição atua em possíveis tendências inovadoras no jornalismo contemporâneo em tempos de convergência. Sob esta perspectiva, o artigo investiga, especificamente, as práticas e experiências do Laboratório de Comunicação Multimídia do museu voltadas à inovação jornalística no contexto da difusão e popularização científica na Amazônia, a fim de ilustrar cada categoria analítica e projetar um debate sobre a urgência do uso de aspectos de inovação nas estratégias do jornalismo de instituições científicas no Brasil. O trabalho apresenta, ainda, uma breve leitura crítica sobre a Comunicação Pública da Ciência e a inovação no jornalismo, cujo objetivo é o de prover uma atualização que enderece para a importância desta interseção na agenda de estudos sobre a inovação e para o investimento em estratégias de inovação no jornalismo como uma alternativa para as instituições se adequarem às mudanças impostas pela contemporaneidade.