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Navegando por Assunto "Municipality of Abaetetuba"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O atendimento à primeira infância no município de Abaetetuba – Pará: de jardim de infância a casulo institucionalizado (1970-1990)
    (2023-06-28) ARAÚJO, Henrique Oliveira; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O presente artigo integra uma pesquisa realizada por meio do grupo de pesquisa de História da Educação da Criança na Amazônia Paraense, no ano de 2019 a 2022 e problematiza o atendimento educacional destinado à Primeira Infância no município de Abaetetuba, no período de 1970 a 1990. A pesquisa objetiva analisar o atendimento educacional da primeira infância no município, tendo em vista a criação de um espaço que passou por diferentes identificações até ser institucionalizada como escola. Deste modo, a pesquisa foi demarcada entre 1970, quando foram implantados os Casulos, a 1990, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) lei 8.069/90. A pesquisa tem cunho qualitativo e usa fontes documentais e narrativas orais para a produção de dados, assim como bibliográfica. Neste sentido, busca-se interpretar, por meio de análise das fontes impressas e memórias preservadas de pessoas que estiveram inseridas no contexto e que contribuíram para o entendimento do processo de identificação do espaço que foi chamado de Jardim de Infância, passando para Casulo até ser chamada de Escola Municipal de Ensino Infantil Nair Lima. Para dar embasamento teórico utilizamos autores que colaboram nos campos do uso da memória como a história educação infantil, da infância e das instituições, tais como Nora (1993), Ferreira (1979), Freitas (2003), Veiga (2005), entre outros. Os resultados dessa investigação apontam que no período entre 1970 a 1990, o atendimento da criança da educação infantil foi marcado pelo assistencialismo organizado pela Legião Brasileira de Assistência Social (LBA), por meio do Projeto Casulo, caracterizado como uma educação compensatória e com foco em discussões sobre saúde e higiene, ao invés de educacional, até pelo menos a década de 1990.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A avaliação da aprendizagem na pandemia da COVID-19 em escolas do município de Abaetetuba-Pará: dificuldades e desafios
    (2022-12-16) OLIVEIRA, Andreia Santos; CARNEIRO, Daiane Vaz; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este artigo tem como tema a avaliação da aprendizagem durante o período da Pandemia da Covid-19, na rede municipal de Abaetetuba-Pará, de modo a analisar os impactos causados à aprendizagem aos alunos da alfabetização. A pesquisa é norteada levando-se em conta a seguinte questão: como ocorreu a avaliação da aprendizagem durante o período em que as aulas das escolas municipais de Abaetetuba-Pará ocorreram na modalidade remota e/ou a distância e que impactos na aprendizagem podem ser observados? Desse modo, o objetivo é analisar a forma como a avaliação da aprendizagem foi concebida durante a pandemia e os impactos causados na aprendizagem dos alunos da alfabetização. A pesquisa de cunho qualitativo, foi desenvolvida considerando a realidade da Escola Dom Ângelo Frosi, e teve como procedimento metodológico de coleta de dados, a realização de entrevistas feitas a professores da alfabetização da escola. Para amparar teoricamente a pesquisa no que tange a concepção de avaliação da aprendizagem, foi considerado os estudos de teóricos de Perrenoud (1999); Lukesi (2002); Esteban (1992), entre outros. Com base nos dados direcionados à questão e a análise feita sobre a avaliação qualitativa e diagnóstica, avaliar a aprendizagem no ensino remoto se tornou o maior desafio para os professores da alfabetização, tendo em vista vários fatores que comprometeram a aprendizagem dos alunos durante o período em que o ensino se deu a distância, trazendo, dessa forma, inúmeros impactos ao processo de ensino-aprendizagem no retorno presencial. Sendo assim, conclui-se a proposta de avaliação da Secretaria Municipal de Educação em avaliar os alunos com base nas atividades realizadas a distância durante a pandemia, não foi eficaz tornando-se um desafio aos professores no retorno das aulas presenciais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A educação da primeira infância: a criação da primeira creche em Abaetetuba-PA
    (2024-06-20) ESPIRITO SANTO, Milena Guedes do; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este trabalho é fruto de um estudo sobre a criação da primeira creche em Abaetetuba-Pará. O objetivo da pesquisa é analisar o processo de criação da primeira creche destinada ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos no município. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, mediada pela pesquisa histórica e documental, utilizando fontes documentais dos arquivos da Secretaria Municipal de Educação e do site da Prefeitura de Abaetetuba. Como coleta de dados complementares, foi realizada uma entrada em campo para conhecer a creche e suas condições de atendimento. Na pesquisa de campo, a coleta de informações junto aos sujeitos baseou-se na história oral. A fundamentação teórica incluiu os estudos de Kishimoto (1988), Minayo (1994), Pádua (1997), Godoy (1999), Chizzotti (2000), Didonet (2001), entre outros. Para entender o contexto educacional de Abaetetuba, foram essenciais as contribuições de Santos (1996), Sousa (2009), Ferranti (2013) e Machado (2020). A pesquisa revelou que, até meados de 2010, não havia creches para crianças de 0 a 3 anos no município, como previsto e assegurado pela LDB e pela Constituição Federal. A educação infantil no município era oferecida apenas por meio de pré-escolas e escolas de ensino fundamental para crianças de 4 a 6 anos. Diante da grande demanda infantil, Abaetetuba ganhou novas configurações na oferta de educação, considerando a criação de novos espaços educativos voltados para as crianças de 0 a 3 anos. No entanto, a criação da primeira creche municipal só foi possível em agosto de 2011, por meio de um convênio mantido entre a prefeitura municipal de Abaetetuba e a Ordem Franciscana Secular do Brasil. Dessa forma, a criação da creche “Irmã Eufrásia Maria de Belém”, além de proporcionar uma nova perspectiva de educação para o município, foi também fundamental para que houvesse o atendimento às crianças de 0-3 anos, principalmente as que residiam nos bairros periféricos da cidade.
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