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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará
    (2018-10-09) ROSÁRIO, Maria Edinalva Pereira do; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como título “A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará”. Para isso, se propôs como objetivo geral: Analisar o papel do Coordenador Pedagógico Escolar e sua contribuição para a qualidade do trabalho de professores pela via da dimensão formação continuada em serviço. E como objetivos específicos: Identificar qual tem sido o trabalho da coordenação pedagógica pela via da dimensão formação continuada junto aos professores; Verificar o que pensam os professores sobre o trabalho do coordenador pedagógico e a importância da formação em serviço; e, analisar se a formação continuada dos professores da rede de ensino de Santa Maria do Pará foi ampliada e se isso teve relação com o trabalho do coordenador pedagógico. Como procedimentos metodológicos se deram de forma qualitativa, do tipo descritivo, com a técnica de coleta de dados onde se utilizou a entrevista semiestruturada, com 01 coordenador pedagógico e 02 professores. Os autores Aguiar (1991), Almeida (2006), Comenius (1976), Franco (2008), Freire (1982), Libâneo (2001/2004/2006/2010/2012), Nogueira (2018), Pimenta (2004/2008), Saviani (2012), Silva (1999), Vasconcellos (2006), Veiga (1994/2002/2013), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a construção da identidade desse profissional. Conclui-se que o coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada para que possa desenvolver com determinação suas atribuições dentro da escola, sendo a principal delas a formação em serviço dos professores, bem como a relevância do planejamento participativo como forma a construir uma práxis reflexiva, visto que a escola só terá sucesso se houver a integração de todos, em um movimento de resgate da identidade do coordenador pedagógico para a realizar um trabalho de qualidade nas instituições escolares.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação do campo e os desafios de professores em classes multisseriadas nas escolas do município de Inhangapi-Pará -2018
    (2018-07-26) SOUZA, Regiane Menezes de; BANDEIRA, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
    A presente pesquisa apresenta como tema os desafios docentes em classes multisseriadas de escolas do campo no município de Inhangapi-Pará, cujo principal objetivo consiste em analisar os desafios enfrentados pelos professores que exercem a docência em classes multisseriadas em escolas do campo no município de Inhangapi-Pará. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com três professores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Maracanã, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Cumaru e Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Alto Patauateua, todas localizadas no campo e funcionam em regime de classes multisseriadas. Como aporte teórico, elegemos autores, como Arroyo (1999); Arroyo, Caldart e Molina (2004), Brandão (2001); Caldart (2002, 2004, 2012); Hage (2005, 2011); Kolling, Nery e Molina (1999); além de legislação da educação, como a LDB 9394/96, e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002, 2008), entre outros. Com base nos dados coletados e analisados, inferimos que ainda precisa haver mais investimentos na educação que é ofertada nas escolas do campo, e que os desafios são grandes para um único professor lecionar em uma única sala de aula com diversas séries e idades em um mesmo ambiente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação física no ensino fundamental II: um estudo sobre análise dos conteúdos de ensino em escolas públicas municipais de Castanhal-PA
    (2019-06-26) SOUZA, Anne Caroline Nunes de; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330
    O presente trabalho tem como objeto de estudo a sistematização dos conteúdos da Educação Física em escolas de ensino fundamental no município de castanhal. Partindo da problemática: Como se dá a sistematização para gerir os conteúdos do ensino da Educação Física no esino fundamental II nas escolas púbicas municipais de castanhal? Para a referida pesquisa realizou-se uma entrevista semi-estruturada com cinco professores de Educação Física em cinco escolas de ensino fundamental II de castanhal. Para a análise de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Desta forma, indentificou-se que os professores entrevistados sistematizam os conteúdos de forma aleatória, como desejam não apresentando padrão e organização a cerca dos conteúdos. Nesse sentido, foi possível fazer um diagnóstico da sistematização dos conteúdos nas escolas e encontrar algumas lacunas existentes que precisam ser repensadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da ludicidade na prática pedagógica dos professores da unidade municipal de educação infantil Kimie Ohaze no município de Santarém Novo
    (2018-10-09) BERNARDO, Heloise Corrêa; SILVA, Ellen Aguiar da; http://lattes.cnpq.br/1207901615140151
    O presente trabalho acadêmico apresentou como temática a importância da ludicidade em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Santarém novo, como objetivo analisar o uso de técnicas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil na prática pedagógica do professor. É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e consequentemente mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. O estudo abrangeu o uso da pesquisa de cunho qualitativo, pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica incluiu ênfase no Referencial Curricular da Educação Infantil (1998) as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil(2009), as Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ARIÉS(1981), Vygotsky(1998) entre outros teóricos, tendo como técnica de coletas de dados a entrevista com perguntas semi -estruturadas realizada com 06 (seis) questões abertas destinadas a 02 (dois) professores que atuam na Educação Infantil (maternal e jardim II), De forma mais específica verificou-se a utilização de técnicas lúdicas no decorrer da atuação docente; identificaram-se as mesmas e se descobriu a importância que os professores dão ao lúdico como uma ferramenta pedagógica. Logo após a etapa de coleta de dados procedeu-se a etapa de análise dos resultados indicou a relevância em mencionar os jogos e as brincadeiras na sala de aula, podem ser consideradas como sendo atividades sociais específicas e fundamentais que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e de constituição do sujeito-criança como sujeito produtor da história, tornando-se crucial compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico na educação infantil: uma ferramenta importante no processo de ensino – aprendizagem em uma escola municipal de Castanhal
    (2018-12-05) COUTINHO, Elza Lúcia Cruz; CRUZ, Antonia Josilene Lima; http://lattes.cnpq.br/5269204444774688
    Este estudo é o resultado de uma pesquisa que tem como título: O Lúdico na Educação Infantil: uma ferramenta importante no processo de ensino – aprendizagem em uma escola municipal de Castanhal. De acordo com Piaget (1974) e Vygotsky (1977) o jogo sempre esteve presente na vida da criança, passando no decorrer da história a fazer parte dos jardins de infância de forma criativa, e posteriormente de forma orientada. A teoria piagetiana tem como objetivo central a gênese dos processos mentais de como esses processos são construídos ao longo da vida, a proposta de Piaget é entender como a criança constrói conhecimentos para que as atividades de ensino sejam apropriadas aos níveis de desenvolvimento das crianças. Para Vygotsky o brinquedo é um mundo imaginário onde a criança pode realizar seus desejos e o ato de brincar é uma importante fonte de promoção de desenvolvimento. Assim, a importância do brincar passou do simples ato de lazer para a grande contribuição ao desenvolvimento infantil, visto como importante instrumento utilizado no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, os jogos foram se transformando pelas ações dos indivíduos, culturas e tecnologias. Atualmente, não separamos jogo e criança, logo a escola precisa está apta às práticas de tal recurso didático. É neste contexto que o presente estudo tem como objetivo abordar a utilização e a importância dos jogos na Educação Infantil. Nesse sentido, far-se-á um estudo em uma Escola da rede municipal de ensino no município de Castanhal, nas turmas de Educação Infantil, identificadas como Turma A e Turma B, se os jogos são utilizados como recursos didáticos e se as professoras desenvolvem este tipo de atividades no processo de ensino - aprendizagem. A metodologia utilizada foi o estudo de caso como observações in lócus e um questionário semi estruturado aplicado para as docentes lotadas nas turmas acima citadas. A pesquisa mostra que os jogos estão presentes na referida escola, como recursos didáticos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico
    (2019-10-17) LIMA, Maria Leane do Espirito Santo; RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; http://lattes.cnpq.br/2766837148466800; https://orcid.org/0000-0003-2643-1178
    A toponímia, ciência que estuda os nomes próprios de lugares, se desponta como uma das mais importantes áreas linguísticas atuantes na recuperação de histórias vivas de nomes de comunidades, escolas, rios. Traz consigo o conhecimento histórico, social e cultural de uma região. Neste trabalho, propomo-nos a fazer um estudo toponímico dos nomes escolares da cidade de Igarapé-Açu, alcançando sua história social contida na toponímia do lugar. Objetivamos, neste trabalho, apresentar o levantamento dos nomes das escolas municipais de Igarapé-açu, incluindo duas creches e duas unidades municipais de ensino; identificar a etimologia desses nomes; analisar a estrutura morfológica; e realizar a classificação taxeonômica dos referidos topônimos segundo as taxeonomias de Dick (1990a, 1990b). A fim de ampliar as discussões a respeito da toponímia, este trabalho justifica-se pela necessidade de um maior conhecimento da toponímia da região Igarapé-açuense, já que, quase não existem trabalhos referentes a essa área de estudo na referida região. Para a fundamentação teórica da pesquisa, seguiu-se os referenciais teórico-metodológicos propostos por Dick (1990a, 1990b), pesquisadora que embasa grande parte da pesquisa, incluindo-se também, Andrade (2006), Antiqueira (2010), Gomes Neta (2016), Isquerdo (2006), Maeda (2006) e Zamariano (2012). O método utilizado para o levantamento do corpus, foi o da consulta documental realizada junto ao banco de dados da SEMED_ Secretaria Municipal de Educação e o IBGE_ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise dos dados nos revelou que a maioria dos nomes escolares pertencem às taxes dos antropotopônimos, aqueles topônimos relativos aos nomes próprios de pessoas, e a maior parte de natureza é antropocultural, o que indica os traços socioculturais da identidade do povo igarape-açuense. Acreditamos que os nomes próprios individuais refletem a forma de reverenciar alguém que tinha ligação com o local a ser nomeado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática da educação física escolar: desafios e perspectivas no contexto do ensino fundamental no município de São Francisco do Pará
    (2018-12-21) NASCIMENTO, Cristiane Carrera do; BARRETO, Josafá Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1894551542259862
    Este estudo tem como título: A prática da educação física escolar: desafios e perspectivas no contexto do ensino fundamental no município de São Francisco do Pará, na qual estabelece uma reflexão sobre a prática docente nas atividades de educação física como forma de desenvolvimento e interação social. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo: Apresentar a importância da prática docente da educação física no Ensino Fundamental. Esta abordagem foi estabelecida através de minhas inquietações durante o estágio acerca das atividades de educação física na referida modalidade de ensino, na qual despertou assim, o interesse de aprofundar os conceitos, características e aspectos mais significativos ao processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Com esse propósito, este estudo vem ressaltar a problemática: Como se configura a prática docente de educação física no ensino fundamental? Sua metodologia está baseada através de uma pesquisa bibliográfica, juntamente a uma pesquisa de campo. Sendo assim, no tópico I vem apresentar as atividades de educação física no contexto educacional e seu desenvolvimento psicomotor. No tópico II desafios e perspectivas da prática docente no ensino fundamental. No III e último vem ressaltar as práxis pedagógicas: Desenvolvimento da educação física no contexto escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Recreio escolar: concepções e formas de vivências de alunos do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Nazaré Gomes Torres
    (2019-01-10) SILVA, Vânia Maria Brito da; BANDEIRA, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
    Desenvolveu-se este trabalho com o título “Recreio Escolar: concepções e formas de vivências de alunos do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Nazaré Gomes Torres”, por ser um tema instigante e pouco visibilizado nas pesquisas educacionais, pois os alunos não dispõem na escola citada de um momento de lazer no recreio. Em decorrência disso, esse momento do recreio torna-se um problema, pois os alunos ao invés de brincarem normalmente, são levados a correr, gritar, pular e até brigar nesse horário, sem que haja um direcionamento pedagógico orientado pelos gestores, técnicos e nem professores que altere a visão do recreio com agressividade, irritação, correria, desrespeito e conflito. Tem-se como objetivo geral: analisar o recreio escolar na escola Municipal Maria de Nazaré Gomes Torres, as concepções dos alunos e suas formas de viver este momento do processo pedagógico escolar. E específicos: discutir noções teórico - conceituais sobre o recreio escolar; identificar como algumas prescrições legais da educação demarcam a importância do recreio escolar; e finalmente compreender as percepções de alguns sujeitos inseridos no processo educativo-escolar sobre o recreio. Justifica-se o trabalho uma vez que, as pesquisas com o assunto são escassas, não existe um trabalho de análise pedagógica para o momento do recreio em si, nem direcionada pela SEMED, nem Escola, e também não se encontra contemplado no Regimento das Escolas Municipais de Castanhal, e nem no PPP da escola pesquisada. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. É bibliográfica e de campo. Trabalhou-se com os autores: Andrade (2018), Bardin (2011), Bichara (2006), Ferreira (2018), Ferreiro (1985), Kishimoto (2010), Lins, (2018), Oliveira (2006), Rocha (2018), Rosa (2014), Saviane (2018), Severino (2007), Souza (2009), Souza (2013), e Wurdig (2018). Os resultados da pesquisa apontam que em relação as concepções e vivencias da escola no recreio, os documentos como o Regimento das Escolas Municipais de Castanhal, assim como a LDBN não fazem referência direta ao contexto do recreio escolar em seus textos, apenas dão indicativos da natureza e espaços do mesmo no ambiente escolar, e tão pouco o PPP da escola. Portanto, conclui-se que é necessário que tanto as instituições como os sujeitos escolares busquem refletir e estudar o assunto para que possam propor um momento de recreio como parte importante das relações de aprendizagens vivenciadas na escola.
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