Navegando por Assunto "Multisserie"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e a prática pedagógica numa turma de multissérie da escola Sagrada Família, município de Abaetetuba – PA(2018) ARAUJO, Josilene Rodrigues; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033Em busca de conhecer experiências que nos permitisse refletir profundamente sobre o processo de desenvolvimento dos alunos em turmas multisseriadas, a presente pesquisa trás a tona as práticas pedagógicas de uma professora que trabalha há décadas com turmas multisseriadas em uma escola do campo, localizada no Município de Abaetetuba- Pará. A história de vida da referida professora e a observação participante em uma turma de multissérie onde ainda leciona foram fundamentais nesta pesquisa qualitativa. As principais referencias teóricas que fundamentam essa analise foram as de Hage (2005,2012) Paulo Freire (1996), Caldart (2002), (FERNANDES;),(Martins, Morais e Santos, 2014) CARDOSO, 2009) e outros que discutem a educação do campo e a importância dela na vida dos campesinos para que haja desenvolvimento educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Precarização do trabalho docente: as condições de trabalho do professor de ciências em classes multisseriadas.(2018-05-18) SILVA, Ana Lúcia Barreto da; SOUZA, Maria de Fátima de Matos; http://lattes.cnpq.br/4562453070537953Este artigo tem o objetivo de discutir a precarização do trabalho docente nas escolas do campo, enfatizando as condições de trabalho do professor de ciências em classes multisseriadas, os quais resistem em meio às condições adversas que configuram a realidade das escolas do campo. A metodologia utilizada pautou-se em pesquisa qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados entrevistas estruturadas e aplicação de questionários abertos, por meio dos quais obtivemos os depoimentos do professor de ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sonho de Criança, da coordenadora pedagógica que orienta os trabalhos na escola referente à disciplina de Ciências e diretor de ensino do município de Pacajá-Pa. As pesquisas revelam as condições de precarização em que os professores vem atuando em classe multisseriada, como o estado precário da infraestrutura da escola, a falta de formação continuada específica para o professor de ciências que trabalha nestas classes, e as dificuldades enfrentadas para se trabalhar os conteúdos de ciências em turma composta por séries diferentes, oriundas principalmente pela falta de recursos didáticos adequados e em quantidade. Como principal conclusão o estudo aponta que o trabalho do professor de ciências tem se pautado na utilização do modelo seriado urbano de ensino, havendo a necessidade de se discutir práticas de ensino específicas para garantir condições mais favoráveis para o trabalho docente em classes multisseriadas.