Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Multisseriado"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo e multisseriado: a prática dos professores e o desafio do PNAIC numa escola de Barcarena-Pará
    (2018-07-28) MAIA, Jaqueline Cristina de Souza; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O presente trabalho tem por objetivo analisar prática docente e os desafios do PNAIC em turmas multisseriadas de uma escola do município de Barcarena - PA. Identificar os níveis das turmas atendidas pelos professores da escola; verificar, na perspectiva docente, como se dá a dinâmica ensino e aprendizagem na sala de aula; analisar os limites e possibilidades do PNAIC nas classes multisseriadas, segundo os professores. A pesquisa constou de revisão bibliográfica em banco de dados eletrônicos, materiais periódicos, livros, artigos já publicados, para verificar como os autores pesquisados tratam da temática, e de pesquisa de campo, realizada através de entrevista semiestruturada, com duas professoras da escola. Verificou-se que o PNAIC tem como objetivo a formação continuada, presencial, para os Professores Alfabetizadores, com foco na alfabetização; distribuição de recursos materiais do MEC, voltados para a alfabetização e o letramento, articulados pela formação; aumento da quantidade de materiais didáticos entregues por sala de aula, e a avaliação diagnóstica. Concluiu-se que há necessidade de uma formação continuada mais sólida, em que os coordenadores do PNAIC no município ouvissem as queixas, as dúvidas dos docentes do campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial educação no campo: reflexões de uma professora do município de Anapu
    (2023-01-23) SOUSA, Camila Silva e; PONTES, Dienne Marly de Souza
    Esta pesquisa em forma de memorial acadêmico abordará a educação do campo, através de relatos reais sobre a minha história de vida. Tenho como objetivo propor reflexão sobre as dificuldades vivenciadas por pessoas que residem na zona rural do município de Anapu; analisar os fatores que envolvam a educação e que interferem na aprendizagem e na permanência do aluno campesino, verificar o processo e os critérios de seleção dos educadores que atuam na região rural do município de Anapu. Refletir sobre as práticas Pedagógicas dos professores que atuam na região rural do município de Anapu. A pesquisa se justifica por trazer elementos da realidade do povo da zona rural deste município, uma vez que é de suma importância refletir sobre a educação ofertada ao povo campesino, sendo que esta muitas vezes não leva em consideração a complexidade de fatores que envolvem a vida dos alunos do campo que precisam trabalhar para ajudar no sustento familiar. Para fundamentar teoricamente este trabalho através em Freire (1987) e Hage e Barros(2010). No desenvolvimento deste estudo optei por dividir em quatro partes. A parte inicial deste memorial farei uma narrativa pessoal relembrando a partir da minha infância. Na segunda parte irei descrever como tive os primeiros contatos com a escola. Na terceiro parte relatarei o início da minha profissão. Por último narrarei sobre o PARFOR. Nas considerações finais farei reflexões sobre os achados.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA