Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Multigrade teaching"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A organização escolar multisseriada em Abaetetuba-PA: reflexões em torno da educação ribeirinha
    (2022-07-12) CUNHA, Marta Ferreira da; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509; https://orcid.org/0000-0001-6289-065X
    O presente trabalho trata do tema “A organização escolar multisseriada em Abaetetuba-PA: reflexões em torno da educação ribeirinha”, sendo assim o texto apresenta reflexões sobre a organização escolar das escolas multisseriadas ribeirinhas do município de Abaetetuba-PA. Desta forma esta pesquisa tem como objetivo de discussão e reflexão o ensino multisseriado, considerando a organização escolar em comunidades ribeirinhas do município de Abaetetuba-PA. É resultado da pesquisa a partir do levantamento bibliográfico com leitura e análise de artigos, livros e textos pesquisados na internet, obtendo-se assim possíveis respostas a respeito de quais são as dificuldades encontradas no modelo de ensino multisseriado. Como norte teórico para a construção desse trabalho foram utilizados os autores que tratam dos temas adjacentes ao explicitados, como: Abreu; Oliveira; Coimbra e Santarém (2012), Gonçalves, Cardoso, M. e Cardoso, O. (2017), Hage e Barbosa (2012). Os resultados destacam que a organização escolar multisseriada ribeirinha necessita de atenção do poder público local para aspectos relacionados à oferta de infraestrutura escolar e pedagógica de qualidade e investimento na formação continuada de professores que atuam nas escolas das ilhas. Aponta também para a importância de que os saberes e a cultura local sejam incorporados no currículo escolar do ensino multisseriado como importante dimensão formativa de alunos e alunas ribeirinhas. Dessa forma esse trabalho corrobora para a construção de novos estudos sobre o ensino multisseriado em escolas ribeirinhas visando reflexões da realidade vivenciada por professores, alunos e alunas nas escolas das ilhas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA