Navegando por Assunto "Monitoria"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições da monitoria em educação especial inclusiva na formação do pedagogo: um relato de experiência(2021-02-24) DEUS, Odinilton Pacheco de; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1395665137149101A monitoria acadêmica auxilia na construção de um conjunto de habilidades e competências para o exercício da docência, configurando-se como uma ferramenta na formação inicial. Esse trabalho tem o objetivo de relatar as experiências da monitoria de um estudante de pedagogia na disciplina Educação Especial Inclusiva. Para tanto, será apresentado as vivências do monitor na disciplina e sua atuação junto a professora responsável. o trabalho foi organizado em duas etapas: Planejamento da atividade curricular e Práticas pedagógicas do monitor na disciplina da Educação Inclusiva. na fase de planejamento foi feito Pesquisa bibliográfica e sessões de estudo organização do plano e cronograma da disciplina. Na fase das práticas pedagógicas o monitor auxiliou o professor nas aulas expositivas dialogadas, nas discussões em sala, na preparação dos recursos metodológicos, e nas práticas avaliativas. Conclui-se que a monitoria como iniciação à atividade docente promoveu a experiência e desenvolvimento de processos pedagógicos na área de educação especial inclusiva, proporcionando habilidades e capacidades importantes para a formação inicial docente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Monitoria de disciplinas experimentais de Química: contribuições à formação de alunos do Curso de Graduação da UFPA Campus Ananindeua(2023-12-20) BARBOSA, Yasmim Giulia Dias; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406O presente trabalho visa melhorar a qualidade do ensino na disciplina de Química Geral Experimental, realizada no laboratório da Universidade Federal do Pará Campus Ananindeua. O projeto foi realizado nos anos de 2017 a 2019, com as turmas de Engenharia de Materiais, Ciência e Tecnologia, além das Licenciaturas em Química e Física. Foram realizadas práticas experimentais e aulas (monitorias) visando melhorar a compreensão dos discentes nessa disciplina, pois como esta é ofertada nos semestres iniciais dos cursos de graduação, apresenta um número muito elevado de reprovações. Após comparar as notas dos discentes antes e depois da implementação do projeto, constatou-se que a ação dos monitores apresentou resultado satisfatório, visto que houve uma diminuição no número de reprovações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Monitoria na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a docência(2021-02-24) LINS, Gesiely Milena da Silva; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837O presente artigo busca relatar as experiências de monitoria no ensino superior na disciplina Educação Especial Inclusiva, destacando o papel do monitor na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a futura docência. O trabalho se estruturou em duas fases: na primeira foi realizado levantamento bibliográfico, fichamento de materiais, sessões de estudo; além do planejamento das ações em sala de aula. Na segunda fase foram executadas as práticas pedagógicas no contexto da sala de aula, como por exemplo: auxiliar o professor nas aulas expositivas dialogadas, acompanhar os alunos nos trabalhos, contribuir na elaboração dos recursos didáticos, entres outros. Conclui-se que o Projeto de Monitoria no ensino superior auxilia a formação inicial docente, considerando que permite o preparo para a docência, amplia a construção de conhecimentos e as habilidades do estudante-monitor. Bem como contribuiu para a formação da aluna na construção de sua identidade profissional e a sua futura prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Viabilidades e perspectivas do exercício da monitoria como fomento do ensino aos alunos da disciplina de direito das relações de consumo II sob a concepção da teoria do aprendizado significativo(2023-01-25) MOURA, Adilson Mateus dos Santos; ROCHA, Luiz Alberto Gurjão Sampaio de Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7046508747408574O artigo é resultado de pesquisa acerca da educação superior no contexto do programa de incentivo à docência (monitoria), decorrente da compreensão e intervenção por meio de atividades, técnicas e metodologias pensadas a partir da Teoria do Aprendizado Significativo de David Paul Ausubel e Joseph Donald Novak aplicada na turma de Direito das Relações de Consumo II do curso de Direito da Universidade Federal do Pará. O presente trabalho objetiva demonstrar a importância da monitoria na relação de ensino-aprendizagem diante da aplicação de atividades e planejamentos orientados pelo modelo de valoração cognitiva com intuito de transpor obstáculos circunstanciais, pontuais ou intrínsecos à atividade educativa. Ao longo do artigo mostra-se que a monitoria possui funções próprias, devendo combater o conhecimento puramente arbitrário, propondo conhecimentos e atividades dotadas de capacidade significativa, tomando por base o conhecimento prévio do aluno para então, intervir e consolidar, ou expandir esse conhecimento preexistente. O método que guiou este trabalho foi a pesquisa-ação por meio da abordagem qualitativa. Ao final e ao longo do processo desta pesquisa obtiveram-se resultados otimistas, pois a metodologia proporcionou a auto reflexão dos alunos, assimilação significativa dos novos conhecimentos e valoração da realidade por meio dos conhecimentos adquiridos. Aduz-se, na conclusão, que é essencial oferecer aos discentes metodologia de ensino sólida, devendo ser pensada com base no aluno, por meio dele e para ele.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências de monitoria no laboratório de aulas práticas do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS)(2022-11-22) PINTO, Josilene de Almeida; NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603