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Navegando por Assunto "Modern dance"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Coreobrigue - impressões e reflexões no contexto do processo criativo em dança
    (2004-11-04) TENÓRIO, Natanael Magno; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792
    O projeto de dança CoreoBrigue – o qual se inspira na história do brigue palhaço, no tempo do seu processo criativo, suscitou a cada encontro possibilidades de experimentação e criação poética no corpo a partir das propostas conceituais por Laban (fatores do movimento), e do método de improvisação em dança na perspectiva de José Gil, cujos corpos transformam-se e transcrevem-se no tempo/espaço narrativas oriundas do acaso significativo e assim tecem partituras corporais coreográficas a partir do contexto indutor sobre o massacre do brigue palhaço. Neste ínterim as múltiplas experiências atravessadas pelo corpo, através dos inúmeros laboratórios corporais, transformaram-se em recursos dramatúrgicos – recursos esses que na ótica metodológica da bricolagem a partir dos conceitos de Kincheloe, advém da experimentação, da análise e da integração das variantes para se obter um resultado, cujos corpos envolvidos transitam em “mares desconhecidos”, no qual desdobram-se em um fazer real e imaginário da cena. Nesse contexto, o corpo já não se comporta mais como corpo comum, mas como corpo que se transcende, que se bricola daquilo que está à sua volta, na qual a liberdade de criar, de constatar, de sentir, converteu se em cena poética.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O corpo e seus rios de encantaria: processos de criação de uma videodança a partir das experiências de imersão e emersão
    (2004-11-04) FERREIRA, Saulo Josué Araujo; TAVERNARD, Cassio Mauro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8479902207531993; ROSÀRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015
    Este “Trabalho de Conclusão de Curso - TCC”, intitulado: “O Corpo e Seus Rios de Encantaria: Processos de Criação de uma Videodança a partir das experiências de Imersão e Emersão”. Surgiu a partir do problema de pesquisa que levou-me a procurar endender a seguinte questão: “Como os processos de imersão e emersão a partir da videodança podem ajudar tanto nos processos criativos quanto nos processos de autoconhecimento artístico?. A metodologia de pesquisa pautou-se na compreensão de uma abordagem qualitativa pós positivista, o método estrurou-se a partir da compreensão do pensamento fenomenólogico/hermenêutico e o tipo de pesquisa baseou-se no modelo etnográfico a partir da Experiência de Imersão e Emersão - EIEs contidas no co conceito de “encantaria-corpo”, aliada a compreensão de "corpo-arquivo". O resultado dessa pesquisa ficou organizado em três capítulos: 1 - PROCESSOS DE IMERSÃO E EMERSÃO; 2 - VIDEODANÇA; 3 - PROCESSOS CRIATIVOS EM DANÇA E AUTOCONHECIMENTO”. Espera-se que o resultado desse trabalho possa, de alguma forma, contrubuir para instigar a construção de novos conhecimentos acerca da videodanças a partir de Experiências de Imersão e Emersão -EIES. Assim como compreender que o seu processo de criação pode ajudar na reflexão acerca de formas de se abordar a questão do autoconhecimento e sua importância não só para os processos de criação em dança, mas também para desenvolvimento do ser humano e do futuro Professor de Dança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Corpoesia: uma autoetnografia do corpo poema
    (2023-12-13) ALVEZ, Renata dos Santos; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971
    Esta pesquisa apresenta a investigação preliminar do corpo-poema ao qual denominei Corpoesia3, na qual trago a relação da dança em meu corpo e as poesias escritas por mim. Corpoesia é a junção de dois substantivos: Corpo e Poesia, os quais me são claros no entrelace de gestos transfigurados (MENDES, 2010). Este neologismo se deu durante o caos de um ano pandêmico, com a perda de sua identidade, esse corpo precisou se encontrar e desencontrar, dissecando os caminhos por suas trajetórias na dança e na poesia. Houve, assim, o (re)encontro do corpo – dança e do corpo-poema4, entrelaçando a arte, criando o Corpoesia, tornando uma dança do eu, dança que vem do íntimo do intérprete criador. Este artigo tem como referência principal a autoetinografia, com a autora Sandra Meyer, partindo do fragmento de um estudo com o próprio corpo e a própria criação. Tornando-me criador e criatura, pesquisadora participante do meu processo criativo em dança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Guarda chuva vernacular: street dance, dança de rua, danças urbanas e suas possíveis diferenciações
    (2004-11-04) ARAGÃO, Bruno Richard Pimentel; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847
    Este trabalho tem como objetivo apresentar diferentes significados e contextos para os conceitos de street dance, dança de rua e danças urbanas. O objetivo é pensar como esses três conceitos são utilizados no âmbito acadêmico, e como uma definição mais específica para cada um deles pode enriquecer o seu uso em seus devidos contextos, fortalecendo o campo de pesquisa de cada um deles em suas especificidades, bem como esclarecer que eles têm diferentes usos e contextos. Para facilitar o entendimento da pesquisa, será traçado um paralelo da dança hip-hop freestyle com danças de outros gêneros que se encaixam nos conceitos. A abordagem bibliográfica visa traçar um diálogo com teóricos, pesquisadores acadêmicos e praticantes da cultura vernacular urbana, tais como Henrique Bianchine e Vanessa Garcia.
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