Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Modern Dance"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpo k-cover: estratégias de aprendizagem e espetacularidade coreográfica do Cover de K-pop em Belém do Pará
    (2022-07-01) SOUZA, Jamille Guimarães; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Esta pesquisa busca elucidar acerca da dança K-Cover na região metropolitana de Belém no Pará, por meio de uma conversa direta com o leitor sobre a história do K- Pop de uma forma geral. Perante isso, traço algumas estratégias metodológicas de forma descritiva utilizadas durante a aprendizagem coreográfica que foram desenvolvidas e estabelecidas pelo próprio nicho K-Cover em Belém. Baseando-me a partir de minha análise e observação de outros grupos, além de minha própria vivência. Possuindo a Etnocenologia como teoria base, para a investigação da espetacularidade na dança cover, juntamente, relacionada à performance, com isso abordo sobre os estados de corpo e consciência que o K-Cover alcança ao adentrar ao palco. Perpassando sobre três performances marcantes entre o período de 2018 à 2022, saindo do traçar de seus caminhos coreográficos até suas espetacularidades. Mas acima de tudo, reafirmo a relação entre a dança K-Cover e a espetacularidade coreográfica de uma forma mais particular no contexto da região metropolitana de Belém.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e cultura de massa: as contribuições do K-Pop para o processo ensino-aprendizagem em dança em Belém-PA
    (2023-12-12) LEAL, Jaqueline Vasconcelos; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar e apresentar as contribuições trazidas pelo K-pop para o processo de ensino-aprendizagem em dança em Belém-PA. Foram realizadas pesquisas bibliográficas embasados nos estudos de Rudolf Laban (1978), Lenira Rengel (2003; 2004; 2017), Ciane Fernandes (2006) e Bruna de Oliveira (2022), principais teóricos desta pesquisa, e uma pesquisa em campo aplicada na turma de K-pop do Studio de Danças por Lucinha Azeredo, em Belém-PA, durante o período de setembro a novembro de 2023. Os dados obtidos são provenientes dos estudos bibliográficos e depoimentos dos alunos da turma supracitada durante a pesquisa. Como resultado, constatou-se que o K-pop, nas aulas de dança, matura o controle e a consciência corporal, expande as possibilidades de movimento, promovendo o domínio e refinamento das técnicas de dança e de sua aplicabilidade. Além disso, estimula a compreensão da proposta e impacto de coreografias, incentivando também o dinamismo na sua montagem e execução, bem como a identificação e compreensão do tempo e compasso da música, oferecendo possibilidades de experimentação e de alternâncias na proposta e modalidade de coreografia originais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Poéticas somáticas: processos de ensino e aprendizagem da técnica de Graham imbricada ao método GyrokinesisⓇ
    (2023-12-13) LOPES, Luana do Socorro dos Santos; SILVA, Anicée do Carmo e; http://lattes.cnpq.br/6597413505536593; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792
    O presente estudo aborda a conexão entre Educação Somática, mais especificamente por meio do método GYROKINESISⓇ com a técnica de Dança Moderna de Martha Graham, o objetivo é identificar as contribuições do método Gyrokinesis nas aulas técnicas de Graham para o processo de ensino e aprendizagem, bem como para a prática pedagógica. Os métodos utilizados para estudo foram, a pesquisa quantitativa, a pesquisa qualitativa e a investigação-ação. Os procedemos ocorreram em dois momentos, no primeiro momento tratou-se da pesquisa bibliográfica cujos principais autores tais como Bolsanello (2011), Gonçalves (2015), Rosário (2018), Feijó (2017) e Verdun (2013) colaboraram para o embasamento teórico assim como para a elaboração da pesquisa de campo. No segundo momento tratou-se da execução da pesquisa de campo em formato de oficina, aplicada com os integrantes do projeto Dança Moderna Americana – ETDUFPA. Os resultados coletados durante a oficina, foram analisados pelo método análise de conteúdo por Bardin (2015) na qual identificou-se que, a conexão entre ambas as práticas corporais promove a construção de um método perceptivo cujo qual os professores de dança podem utilizar como recurso didático dentro de sua concepção pedagógica.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA