Navegando por Assunto "Miriti"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Cartografia de um saber que está sobre ameaça(2023) PEREIRA, Sofia Filadelfa Pereira; BENTES, Francinei Tavares; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida na Comunidade Campompema (ilhas de Abaetetuba-PA), a qual objetiva investigar a importância e os conhecimentos acerca do fruto do miriti (Mauritia flexuosa), além de investigar o que causa o não amadurecimento do fruto, sendo que a polpa do miriti é utilizada para a alimentação da população local, principalmente para fazer mingau. Nesse sentido, utiliza-se metodologicamente a pesquisa de campo e como técnica de coleta de dados, a aplicação de entrevistas com moradores da comunidade, somadas as contribuições de autores como: Marengo (2018) Souza(2016) e Cymerys (2015). Com as informações obtidas, constatou-se a partir dos relatos que o fruto já foi muito utilizado na alimentação e como garantia de renda para os moradores, no entanto, atualmente, existe uma grande dificuldade para conseguir a polpa do fruto, pois este não está amadurecendo corretamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A comercialização dos artefatos de miriti: as influências culturais e o impacto sócioeconômico e ambiental do município de Abaetetuba(2014-02-12) PEREIRA, Francineide Santos; PONTES, Romero Ximenes; http://lattes.cnpq.br/0490626325624036Neste trabalho de conclusão de curso a respeito da comercialização internacional dos brinquedos de miriti, com o objetivo de identificar como ocorre e as influencias que desencadeou na vida dos artesãos, assim como os aspectos ambientais dessa atividade no município. É fato que muitas mudanças ocorreram, algumas parcerias foram feitas, especialmente com o SEBRAE, que vem desenvolvendo um trabalho de orientação comercial e de marketing junto aos artesãos, além de oficinas para melhorar o designer dos brinquedos de miriti, utilizando melhores materiais para o acabamento. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e entrevistas estruturadas e não estruturas as associações e nos ateliês que alguns artesãos. Atualmente os brinquedos de miriti são considerados no mundo, um dos principais símbolos regionais do Estado do Pará, e cada ano, em cada exposição dentro ou fora do Estado e do Brasil ganham mais espaços como um artesanato peculiar ao município de Abaetetuba.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experimentos de baixo custo para o ensino da física: uso do miriti como matéria prima(2021-01-21) TORRES, Leonilson dos Santos; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O presente trabalho visa discutir a importância de trabalhar experimentos de baixo custo nas aulas de Física, utilizando como matéria prima regional o Miriti. A presente pesquisa se justifica a partir da dificuldade enfrentadas pelos alunos no ensino aprendizagem de física e que a utilização de experimentos feitos da matéria prima Regional Miriti pode contribuir para sanar ou diminuir essas dificuldades, pois, possibilitam o desenvolvimento contínuo de práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem com materiais de baixo custo. Para isso, o objetivo geral desta pesquisa consiste em desenvolver experimentos de baixo custo a partir do miriti, voltados para demonstrações de conteúdos de Física em sala de aula. Como metodologia utilizouse a pesquisa bibliográfica, com objetivo de obter algumas informações sobre a temática aqui abordada, podendo assim aprofundar melhor a pesquisa partindo do que teoriza os autores como Preussler et al. (2017), Pereira et al. (2016), Souza (2014) e os documentos oficiais do ensino de Física. E como resultado a pesquisa contribuiu para reflexão sobre o uso do Miriti como alternativa de material de baixo custo para experimentos demonstrativos nas aulas de física, sendo o Miriti uma alternativa viável para a apropriação de conceitos e conhecimentos que contribuam para a melhoria da prática pedagógica do professor traduzindo-se numa aprendizagem significativa para o aluno quanto aos conteúdos da Física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pelas lentes do miriti: um olhar sobre a cibercultura e a interdisciplinaridade na licenciatura integrada(2018-12-27) NUNES, Wykli da Costa; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530Este estudo é motivado pela premissa da busca do entendimento sobre os elos alfabetização e alfabetização digital, e as implicações e considerações a respeito da cultura digital, a cibercultura, tomados pelos alunos do curso de graduação em Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, que tem uma perspectiva interdisciplinar em seu Projeto Político Pedagógico. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do turno noturno do curso supracitado, durante o ano de 2017, utilizando-se de três instrumentos de pesquisa, sendo eles: Observação participante; Questionário semiestruturado e uma Pesquisa-formação, elaborada em recurso audiovisual. A análise da pesquisa se voltou para o vivenciado em sala e as contribuições ao questionário e ao vídeo-pesquisa, percebendo a forma como se veem nesta cultura digital, à luz de Pierre Lévy (1999) e suas contribuições sobre a cibercultura. Com esta pesquisa, foi possível fazer alguns apontamentos quanto ao curso e este elo digital, tais como: 1) O curso, apesar de ter olhar interdisciplinar e integrado, considera a tecnologia apenas uma ferramenta de ensino, restringindo sua potencialização real; 2) Os participantes da pesquisa assumem a importância da tecnologia em sala de aula, entretanto, não se sentem preparados para tal tarefa; 3) Os discentes têm muitas dificuldades em lidar com esta cultura, mesmo fazendo parte constituinte dela.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta para o ensino inclusivo de física mediada por materiais manipuláveis: modelos atômicos feitos com miriti.(2022-09-26) ARAÚJO, Larissa do Rosário de; BRÍGIDA, Angela Costa SantaO presente trabalho apresenta uma proposta didática que tem como objetivo a elaboração de um material experimental inclusivo para auxiliar as Pessoas com Deficiência – PcD, nas turmas regulares de ensino, nas aulas de Física Moderna e Contemporânea. Nomeadamente serão explorados conceitos das teorias atômicas propostas pelos cientistas Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. A ideia é proporcionar ao aluno uma melhor compreensão sobre conceitos físicos, construir conceitos científicos e estimular a curiosidade. O tipo de pesquisa utilizada neste trabalho é de caráter exploratório, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica. A metodologia utilizada será baseada na produção de modelos atômicos feitos com miriti, isto é, serão confeccionadas “bolinhas” de diferentes tamanhos para simular cada umas das estruturas atômicas. A elaboração de recursos didáticos para o ensino de Física, bem como da vivência e da experiência profissional no ambiente de uma escola inclusiva é de suma importância para desenvolver a educação inclusiva nas escolas de uma forma geral. Finalmente, o material confeccionado poderá ser utilizado como material de apoio pelos professores do Ensino Médio, a fim de tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo para todos os estudantes. Espera-se com essa proposta didática, que os alunos compreendam com mais clareza os conceitos propostos através do manuseio e contato com os materiais utilizados.