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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memória da migração na Transamazônica na década 1970
    (2022-04-07) PINTO, Edson Alves; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625
    Este Trabalho de Curso (TCC) se propõe a analisar e compreender o processo migratório vivenciado no município de Placas, Mesorregião do Baixo Amazonas, pertencente à Microrregião de Santarém, na década de 1970. A construção da rodovia transamazônica e a migração de colonos foram de grande repercussão e destaque na imprensa. Contudo, para compreender este processo, abordaremos os conceitos de colonização como políticas públicas e memória. Para o desenvolvimento deste trabalho foi feito levantamento através de obras bibliográficas de autores que tratam do tema, e também foi feito levantamento de dados através de entrevistas com colonos pioneiros, buscando através da memória coletiva e de suas falas, saber o que os levou a tomarem a decisão de migrar para a Amazônia, e como ficaram sabendo das ações do governo para esse processo. Através, dessa entrevista, busco saber sobre as ações do governo e de seus agentes quanto ao cumprimento das políticas públicas no processo de colonização na região da transamazônica. E também juntar uma serie de memórias para compreender sobre o modo de sobrevivência e a forma de organização social adotada pelos colonos na região da transamazônica. Com isso, busco também registrar através das falas dos pioneiros da transamazônica o resultado do processo de migração e seu impacto na atualidade. Sendo assim, espero que este trabalho seja de grande valia para futuras pesquisas e que novas gerações possam conhecer através das perspectivas de quem vivencio o processo migratório como de fato a história aconteceu nesta região.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mobilidade humana, livros e personagens: a produção de diferença na literatura
    (2019-12-13) CAMPOS, Fernando Sampaio; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248; https://orcid.org/0000-0002-2739-1182
    Busca identificar, com base na experiência migratória em forma de prosa, quais são os efeitos decorrentes do contato com a cultura do outro. Nessa direção, personagens reais são analisados sob a ótica da produção de diferença, um exercício conceitual desenvolvido com base nos trabalhos de Gregory Bateson e Benedict Anderson. No desenho metodológico o estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica sobre o gênero literatura de viagem, o conceito de informação e o conceito de produção de diferença. O corpus do estudo é formado por três livros, a saber: ―De moto pela América do Sul: diário de viagem‖, de Ernesto Che Guevara; ―Transplante de menina: da rua dos navios à rua Jaguaribe‖, de Tatiana Belinky; ―Sete Anos no Tibet‖, de Heinrich Harrer. Com base na leitura dessas obras os termos significativos presentes nos discursos das personagens foram submetidos à Análise de Conteúdo (AC), conforme as orientações metodológicas de Laurence Bardin. Os resultados demonstram que os autores são ao mesmo tempo narrador e personagem que se tornam outro ao longo da experiência migratória em outro país, à medida que conhecem outros modos de viver, pensar, falar, agir e ser. Nessas narrativas, observa-se também que, como nas experiências migratórias que acontecem no mundo real concreto, o processo de conhecer e de aprender vivendo em outra realidade espaço-cultural é marcado por dificuldades como o choque cultural e de valores, o que leva as personagens a repensarem a identidade. Por fim, a literatura é entendida como outro recurso possível não somente para investigar, mas também para ensinar/aprender sobre o fenômeno migratório, sobretudo ao fornecer informações suficientemente detalhadas sobre a terra do outro e a subjetividade dos protagonistas que se lançam tão intensamente à experiência da mobilidade.
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