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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de Física através da nanotecnologia e algumas aplicações no meio ambiente(2024-11-01) FAVACHO, Andrew da Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O ensino de física desempenha um papel fundamental na formação educacional ao desenvolver habilidades analíticas e compreensão científica. A introdução da nanotecnologia no ensino de física permite explorar a manipulação de materiais em escala nanométrica, onde suas propriedades se manifestam de forma única em comparação com o mundo macroscópico. Este estudo teve como objetivo geral desenvolver propostas didáticas para o ensino de física através da nanotecnologia, com foco em aplicações ambientais, visando engajar os alunos, promover aprendizagem significativa e formar cidadãos mais conscientes sobre a preservação ambiental. Os objetivos específicos incluíram identificar os desafios e oportunidades de ensino de física por meio da nanotecnologia aplicada ao meio ambiente, desenvolver atividades práticas e jogos, testar as propostas didáticas com estudantes de ensino médio e avaliar sua eficácia. O estudo foi realizado em um seminário na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Vera Cruz, em Ananindeua - PA, no primeiro semestre de 2023, com atividades complementares em setembro do mesmo ano. Durante o seminário, foi criado um e-book na plataforma Canva como recurso didático e utilizado um formulário no Google Forms para coletar dados e feedback dos participantes. Os resultados mostraram um bom nível de compreensão dos alunos, especialmente sobre as questões éticas e de segurança relacionadas à nanotecnologia. Esse resultado sugere que o e-book foi eficaz ao promover uma visão equilibrada sobre os benefícios e as preocupações éticas da nanotecnologia no contexto ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O rendimento escolar dos jovens no contexto do ensino médio nas escolas do município de Soure – Ilha de Marajó - Pará(2023-12-12) NASCIMENTO, Luana Santos; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988; https://orcid.org/0000-0002-9549-3906O trabalho em questão discorre sobre a temática rendimento escolar no ensino médio. Para tanto, o estudo tem como objetivo analisar o rendimento escolar dos jovens na perspectiva do ensino médio nas escolas do município de Soure, Ilha de Marajó – PA. Dessa forma, para o desenvolvimento deste, utilizam-se a pesquisa qualitativa e quantitativa (MINAYO, 2009; ZANELLA, 2009), a partir das quais foi possível realizar um levantamento bibliográfico e documental (MARCONI e LAKATOS, 2007), recorrendo a estudos que dialogam de modo mais amplo sobre o tema proposto, utilizando como técnica a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O lócus da pesquisa se estendeu às escolas médias da cidade de Soure, obtendo informações precisas na plataforma digital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), cujo foco esteve no rendimento escolar a partir do fluxo de dados dos indicadores aprovação, reprovação, abandono e distorção idade-série, além de transitar com dados das unidades geográficas do Marajó, Pará e Brasil. Nesse contexto, por entender que há uma carência de estudos no município voltado ao público jovem atuante no ensino médio, pensou-se em aprofundar as averiguações, contribuindo não somente para trabalhos acadêmicos futuros, mas, sim, para a comunidade ao se propor a pesquisar frente o rendimento educacional dos jovens nas instituições médias públicas da localidade sourense. A fundamentação teórica baseia-se nas argumentações de autores renomados e documentos oficiais dentro da proposta trabalhada no presente estudo (ALVES e ARAÚJO, 2017; FRIGOTTO, 2001; KRAWCZYK, 2009; FAPESPA, 2018; DOURADO, 2007; GADOTTI, 2013; BRASIL, 1988 e 1996) e dentre outros. Frente os resultados obtidos no que tange o rendimento escolar no ensino médio, os dados dos indicadores reprovação, abandono e distorção idade-série apresentam quantitativos elevados, seja nas escolas do município, seja nas divisões geográficas do Marajó, Pará e Brasil, o que é possível mencionar a demanda de políticas públicas, sobretudo quando se trata da última etapa da educação básica no município de Soure, e até mesmo nas divisões geográficas do Marajó, Pará e Brasil.