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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A bicicleta como instrumento propulsor de mobilidade urbana. Estudo de caso: bairro da Marambaia, em Belém/PA
    (2021-06-14) PEREIRA, Elisangela Cristina da Silva; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    O Transporte Cicloviário é um modo de transporte ativo, portanto priorizado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana. Porém, pouco se observa essa realidade na cidade de Belém- PA. Por esse motivo, esse trabalho estuda o bairro da Marambaia para propor o melhor tipo de infraestrutura cicloviária que atenda às demandas locais. Para tanto, foram avaliadas espacialmente as concentrações de população e de polos atrativos de tráfego e realizadas contagens de veículos nas vias consideradas promissoras para receber tal infraestrutura. Observou-se que a região central do bairro, entre os arredores das avenidas Tavares Bastos e Rodolfo Chermont concentra as atividades comerciais, enquanto que vias como a Rua da Mata, Rua da Marinha e Avenida Dalva interligam as zonas de maiores concentrações populacionais à região central do bairro. A Av. Tavares Bastos registrou um fluxo de 1041 ucp/hora pico e 192 bicicletas e a Av. Rodolfo Chermont, 1115 ucp/hora pico e 183 bicicletas. Já a Av. Dalva, comportou tráfego de 549 ucp/hora pico e 127 bicicletas, a Rua da Marinha 858 ucp/hora pico e 94 bicicletas e a Rua da Mata, 813 ucp/hora pico e 89. Com base nessas contagens, e considerando que a velocidade máxima permitida nas vias é de 40 km/h, foram propostas ciclofaixas para a Rua da Mata e para as avenidas Dalva, Rodolfo Chermont e Tavares Bastos, sendo que para essas duas últimas foi prevista sinalização para indicar o compartilhamento com ônibus, nos pontos de parada desses. A ciclofaixa da Rua da Marinha foi inviabilizada em virtude da falta de disponibilidade de espaço na via. Por fim, a implementação dessas ciclofaixas representa um grande ganho de mobilidade e qualidade de tráfego no bairro, além de maior segurança e comodidade àqueles que escolhem a bicicleta como modo de transporte.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Micromobilidade em Belém: análise sobre sobre o projeto de bicicletas compartilhadas “Bike Belém”
    (2021-10-06) CRUZ, Lynnie Ferraz; OLIVEIRA, William Souza de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    Micromobilidade refere-se a viagens curtas utilizando veículos leves, sendo eles elétricos ou não. Em Belém o relevo plano favorece a utilização do transporte cicloviário, porém o antigo sistema de bicicletas compartilhadas (micromobilidade) existente na cidade, Bike Belém, foi descontinuado em 2020. Investigar as razões desse insucesso e propor melhorias e modificações para que um novo sistema de bicicletas compartilhadas logre êxito constituem o objetivo deste trabalho. Para tanto, foram realizadas entrevistas com prepostos envolvidos na implantação do Bike Belém e aplicou-se um questionário on-line para aferir as opiniões da população quanto a essa temática. Por fim, a partir dos dados obtidos com as entrevistas e com o questionário foram feitas recomendações - à luz do Guia Micromobilidade Urbana da Agência GIZ - para uma eventual implantação de um novo sistema de bicicletas compartilhadas em Belém. Os principais resultados obtidos por meio das entrevistas foram ter conhecimento de que o projeto original foi criado propositalmente para atender apenas o centro histórico e turístico da cidade, que o projeto não sofreu adaptações para se adequar a cidade e que os índices utilizados para determinar o sucesso do projeto se davam pela quantidade de usuários cadastrados e viagens realizadas. Os principais resultados obtidos por meio do questionário foram ter conhecimento que 28% dos respondentes não residem ou trabalham/estudam no centro da cidade, que 56% possui baixa renda, que 100% utilizava as bicicletas para fins recreativos e que a maioria não era assídua na frequência de utilização das bicicletas. Concluiu-se que as principais razões para a diminuição das viagens realizadas no Bike Belém foram a baixa qualidade da estrutura cicloviária de Belém, a falta de incentivo ao uso das bicicletas do projeto e a pouca manutenção realizada nos equipamentos, que culminou com a retirada de patrocínio da iniciativa. Tem-se então que as principais medidas a serem adotadas em um novo sistema de bicicletas compartilhadas seriam envolver a gestão municipal para realizar melhorias na estrutura cicloviária de Belém e adotar um papel fiscalizador do projeto, cobrar da empresa operadora um plano de manutenção atualizado dos equipamentos e trabalhar na promoção ao uso (por meio de campanhas, tarifas atrativas e aumento do tempo de utilização da bicicleta) e educar/estimular a população sobre a importância da assiduidade para manter a iniciativa financeiramente viável.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mobilidade compartilhada por patinetes elétricos no Brasil: uma revisão sistemática
    (2023-07-07) FERREIRA, Arthur Coelho; MORAES, Rita de Cássia Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4834541633900826
    Este artigo tem como objetivo central a sistematização de informações sobre a mobilidade compartilhada proporcionada pelos patinetes elétricos no Brasil. O trabalho apresenta um embasamento teórico dividido em três partes: sustentabilidade na mobilidade urbana, mobilidade compartilhada micromobilidade, abordando suas definições, importância e estrutura. O estudo se caracteriza pela natureza básica, descritiva e atualizadora. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática, guiada pela seguinte pergunta-problema: "Como está o cenário da mobilidade compartilhada por patinetes no Brasil?". A partir dos resultados obtidos, percebeu-se que dentro do campo da engenharia civil, há uma lacuna de estudos abordando especificamente o tema dos patinetes elétricos, tendo mais revisões e estudos na área do direito (sob a ótica de leis e regulamentações). Foram selecionados apenas quatro estudos, que conversavam com os recortes e delimitações sugeridas na metodologia. Desses quatro, apenas um deles foi publicado em periódico científico,enquanto os outros três são resultados de pesquisas de mestrado e doutorado que ainda não foram divulgados em revistas científicas. Os estudos se concentram no Sudoeste brasileiro, nas capitais de São Paulo e Minas Gerais, demonstrando que ainda faltam mais estudos no resto do país onde os patinetes elétricos têm usuários representativos (como no Rio de Janeiro, Florianópolis, Goiânia, entre outros). Essa constatação destaca a necessidade de incentivar e promover mais pesquisas acadêmicas sobre os patinetes elétricos no contexto da engenharia civil. Os estudos, em geral, demonstraram que apesar da mobilidade compartilhada por patinetes elétricos apresentar potencialidades para a redução de emissões de carbono e alívio do tráfego urbano, ela enfrenta desafios relacionados à segurança, infraestrutura adequada e regulamentação.
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