Navegando por Assunto "Metrology"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os números racionais aplicados na metrologia(2019-06-11) INVENÇÃO, Ismael Felix; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Este trabalho trata de mostrar uma aplicação dos números racionais em uma área que algum estudante do ensino fundamental ou médio possa querer atuar no futuro - metrologia - conhecendo alguns de seus instrumentos, que são muitos utilizados por trabalhadores que atuam na mecânica e na construção civil, como a régua graduada, a trena e o paquímetro e que nestes instrumentos pode-se perceber a utilização dos números racionais, na forma de uma fração impropria e irredutível e não somente na forma de números inteiros que são mais comuns no dia a dia da maioria das pessoas. Para aplicação de forma concreta do ensino dos números racionais, utilizando instrumentos da metrologia faz-se aplicação em uma turma do ensino fundamental em que o professor já tenha explicado sobre os números racionais ou esteja explicando, com objetivo de mostrar na prática, onde e como são utilizados os números racionais, de certa forma mais concreta, com os materiais em mãos, também para estimular o professor a trazer materiais concretos para sala de aula e que o aluno posso manuseá-lo, para tentar facilitar o aprendizado do aluno. Esta prática ocorreu em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizado no município de Barcarena/Pa com uma turma do 8º ano em dois momentos. No primeiro momento fez-se uma espécie de teste de conhecimentos, sobre os números racionais através de um questionário-teste com 5 questões e logo após entregarem o questionário-teste, foi feita a resolução da parte do teste, no quadro branco para todos como forma de revisão e ao final marcou-se o segundo momento para aplicação dos números racionais com o uso dos instrumentos da metrologia. No segundo momento foi apresentado aos alunos os instrumentos de medição: a régua graduada, a trena e o paquímetro. Repassou-se aos alunos as informações contidas em cada instrumento e como devem ser utilizados, focando a presença dos números racionais e ainda, como esses números são percebidos e inseridos no cotidiano de quem trabalha usando estes instrumentos de forma mais concreta com uso dos equipamentos em mãos dos próprios discentes, da qual a maioria não conhecia. Ao final responderam outro questionário-teste, agora usando os instrumentos em mãos, e que os resultados dos questionários-testes, regista-se neste trabalho, com uma satisfação muito grande de aprendizagem e interesse dos alunos.