Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Methodological practices"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Intervenção metodológica no ensino de química na educação do campo: o extrato de feijão preto como indicador de pH
    (2022-07-21) ALENCAR NETO, Alexandre Sebastião de; SANTOS, Edsara Gonçalves dos; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641
    O presente artigo propõe avaliar a aplicabilidade do uso do extrato do feijão preto como indicador de pH em práticas metodológicas no ensino de Química, tendo como principal objetivo despertar o interesse pelo uso de indicadores naturais como uma ferramenta metodológica alternativa para transmissão de conceitos químicos nas escolas do campo. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa, de cunho bibliográfica e experimental, regida pela observação e a aplicabilidade de um questionário semiestruturado e da prática metodológica desse experimento aos discentes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Odil Pontes. Inicialmente foram feitos testes com o extrato do feijão preto para avaliar sua atuação como indicador natural baseando-se em outras pesquisas já realizadas referente ao tema, como o extrato do repolho roxo. Observou-se que o extrato apresenta uma tonalidade azul escuro que varia para cor vermelho com a adição de ácido e para esverdeada até um amarelado com adição de base. Após as análises dos dados comparativos, constatou-se possível sua utilização para transmissão de conceitos relacionados a equilíbrio químico, titulação e a lei de Lambert-Beer. Além disso a aplicação dessa metodologia em aulas práticas mostrou se eficaz para estimular a aprendizagem do aluno através da aproximação do conteúdo com a vivência do discente do campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos: uma experiência na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na comunidade quilombola Piratuba
    (2018-07-24) PEREIRA, Maria das Graças da Silva; AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/1981446092851473
    Este trabalho traz uma pesquisa realizada com a 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro da Comunidade Quilombola Piratuba localizada na PA, há 150km do município de Abaetetuba/Pa. É uma pesquisa que busca compreender um pouco mais sobre ensino que vem sendo desenvolvido nessa comunidade. Esta pesquisa tem como objeto de pesquisa a prática pedagógica da EJA, especificamente, nas práticas de ludicidade, desenvolvidas na turma de primeira etapa da Educação de jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo. Tem como objetivo geral compreender a prática pedagógica desenvolvida na 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro da Comunidade Quilombola Piratuba, localizada na PA. Metodologicamente a pesquisa está baseada na abordagem qualitativa, onde foi possível ir no lócus para compreender a prática pedagógica desenvolvida pela professora titular, foi possível também realizar as atividades práticas com os alunos da turma da 1ª Etapa da EJA na perspectiva lúdica com objetivo de enfatizar a valorização e a consolidação da cultura local. Desse modo, acreditamos que é a pesquisa de suma importância não só por questões pessoais, mas também, por nos dá a oportunidade de socializar saberes e conhecimentos que nos leva a reflexão sobre tal temática e sua contextualização na Amazônia Paraense.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA