Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Merenda escolar"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O açaí na merenda escolar: tradição alimentar e identidades
    (2018-07-06) BEZERRA, Luana Carneiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada na Escola de tempo integral E.M. Joaquim Mendes Contente, no município de Abaetetuba. A pesquisa teve como objetivos refletir o açaí como indispensável na alimentação dos povos ribeirinhos de Abaetetuba; explicar as razões da política de merenda escolar do município excluir o açaí das refeições; refletir como crianças e jovens representam e constituem suas identidades por meio do açaí. Como referencial teórico acionei Raymond Williams (1992), Stuart Hall (1997), Hobsbawm (1984), Clifford (2008), Moreira (2002), Tomaz Tadeu da Silva (2000) (2004), Woodward (2000) Ribeiro (2010) e Gomes (2013). A pesquisa é uma aproximação da etnografia pós-moderna (Clifford, 1998), com observação de fevereiro a maio de 2018; os sujeitos da pesquisa são alunos e alunas do 1º ao 5º ano, alguns profissionais da escola e integrantes do conselho da merenda escolar. Além da observação, a produção de informações se deu por meio de conversações, captura de imagens para a composição do diário de campo. Os resultados informam que a relação do Abaetetubense com o açaí é diferenciada dos demais paraenses, pois ao longo dos anos este fruto se tornou a refeição principal em suas mesas, tanto que na Escola Mendes Contente, no horário do almoço, sem o açaí alunos deixam de almoçar havendo grande desperdício de comida. O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), e a PMA desconsideram essa tradição alimentar da cultura local, pois não reconhecem a centralidade do açaí como hábito alimentar, logo, não pensam uma política cultura de merenda escolar que inclua o açaí, para evitar o desperdício e garantir a alimentação de qualidade na escola, para o desenvolvimento físico e social dos alunos, e para a constituição de identidades pelo pertencimento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    "O cheiro dessa merenda me traz pra escola": a merenda escolar enquanto recurso didático pedagógico na escola Sílvia Karícia em Concórdia do Pará
    (2022-08-19) CARNEIRO, Francilene Oliveira Matos; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    A pesquisa intitulada “O cheiro dessa merenda me traz pra escola”: A merenda escolar enquanto recurso didático pedagógico na escola SILVIA KARICIA em Concórdia do Pará tem como objetivo geral analisar o papel pedagógico da merenda escolar, pois é necessário problematizarmos os modos como se constitui os princípios estruturantes dos programas que regulamentam a merenda escolar nas instituições de ensino. Importa também examinar os aspectos teóricos que ressaltam a importância da merenda escolar enquanto recurso pedagógico e por último compreender por meio de narrativas o papel pedagógico que a merenda escolar possui na escola Sílvia Karícia localizada no município de Concórdia do Pará. Desse modo, a problemática desse estudo se assenta em três aspectos: Os modos como estão estruturados os princípios que fundamentam o Programa Nacional de Alimentação Escolar? De que maneira a merenda escolar pode ser usada como recurso didático pedagógico em sala de aula? Como a merenda escolar é vista na escola Sílvia karícia, localizada em Concórdia do Pará? Os procedimentos metodológicos adotados no desenvolvimento dessa pesquisa foram à abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, utilizou-se como instrumento na coleta de dados um questionário semiestruturado com questões predefinidas. Dessa forma, constatou-se que embora prevaleça ainda uma perspectiva assistencialista e prescritiva acerca dessa temática no campo educacional, os alimentos apresentam múltiplas dimensões, tais como pedagógica, cultural, histórica, que podem ser utilizado não só como um recurso pedagógico nas relações de ensino e aprendizagem dos estudantes de forma transdisciplinar, como também na aproximação professor e aluno, escola e família e na formação de sujeitos críticos, capazes de compreender, questionar, transformar a realidade em que estão inseridos quando explorado as potencialidades que a merenda escolar apresenta.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Professor Rildo Valadares, na Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday – Moju/PA
    (2021-01-21) VALADARES, Leonora do Carmo; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    o presente artigo é resultado da pesquisa realizada na Escola Municipal Professor Rildo Valadares, na comunidade quilombola Oxalá de Jacunday, município de Moju/PA, sobre os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro da escola. O estudo de campo foi realizado no período de setembro de 2019 a dezembro de 2020. Metodologicamente foram realizadas uma revisão bibliográfica e uma breve pesquisa de campo, que foi interrompida devido à pandemia da COVID-19, mas que com todos os cuidados necessários conseguiu-se retornar e concluir. O trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pela escola estudada no que diz respeito ao acesso ao PNAE e compreender de que forma o programa contribui no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como um dos resultados é possível afirmar que os enormes avanços ocorridos no PNAE dificilmente seriam possíveis se não houvesse um cenário político, institucional e técnico que impulsionasse uma abordagem ampla e integradora das políticas e programas de alimentação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Implementação da merenda escolar regionalizada: uma experiência na “E.M.E.F. boca pequena – Anuerá”, área ribeirinha no rio anuerá, no município de cachoeira do Arari ilha de Marajó
    (2019-07-10) CARDOSO, José Macedo; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412
    A presente monografia trata do processo de implementação da merenda escolar regionalizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Boca Pequena – Anuerá, localizada na área ribeirinha no rio Anuerá, município de Cachoeira do Arari, Ilha de Marajó, com objetivo geral de analisar a importância de comportamento alimentar, subsidiando a escola com produtos regionalizados produzidos pela própria comunidade. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, por apresentar um fenômeno social que atende uma clientela estudantil ribeirinha. Os aportes teóricos foram desenvolvidos a partir da pesquisa bibliográfica e documental. Face aos estudos realizados in loco foi possível perceber que a merenda escolar desenvolvida na região não atende as especificidades ribeirinha, por utilizar o mesmo sistema de outras regiões, entretanto, com a implementação da merenda escolar regionalizada é possível atender de forma qualitativa os anseios da comunidade escolar local.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da alimentação escolar para o processo de ensino aprendizagem na escola municipal de ensino fundamental 17 de Outubro - Pacajá/PA
    (2018) SANTOS, Orleando Meneses dos; SOUZA, Maria de Fátima de Matos; http://lattes.cnpq.br/4562453070537953
    Este artigo tem como objetivo discutir a importância da alimentação escolar para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental 17 de Outubro, localizada na Rodovia Transamazônica, BR-230, vicinal São Vicente no km-294, do município de Pacajá, no estado do Pará. Este trabalho teve como problema de pesquisa a seguinte questão: quais fatores que têm ocasionado a falta constante da alimentação escolar para os estudantes da Escola 17 de Outubro? Tomou por base as legislações que asseguram o direito do aluno à alimentação escolar, bem como os trabalhos de autores que discutem sobre o tema. A pesquisa se pautou em uma abordagem qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados entrevistas estruturadas com os sujeitos que fazem parte da escola pesquisada que foram: dois docentes, dois pais de alunos, cinco alunos, como também questionários abertos que foram aplicados para o diretor de ensino das escolas do campo do município de Pacajá, coordenador pedagógico e coordenador da merenda escolar da Secretaria de Educação. Foi constatado que o principal motivo que ocasiona a falta de alimentação escolar para os estudantes é devido a Secretaria de Educação não realizar a entrega da alimentação na escola, ficando sob responsabilidade apenas do professor. Os estudos aqui apresentados vêm mostrando os sérios prejuízos na aprendizagem que têm enfrentado os estudantes da Escola 17 de Outubro devido a violação dos seus direitos ao acesso a alimentação escolar. Considerando as reflexões dos autores que discorrem sobre a importância da alimentação escolar para o processo de ensino e aprendizagem, foi possível perceber quão grandes são os prejuízos que têm enfrentado os estudantes da escola 17 de Outubro, relativo a qualidade do ensino, uma vez que os mesmos tiveram pouco acesso à alimentação escolar nos últimos anos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Soberania, segurança alimentar e nutricional no contexto escolar do município de Santa Luzia do Pará
    (2024-02-29) LIMA, Nilton Pereira de; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661
    A Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional é um tema bastante presente na sociedade, pois é um direito de cada ser humano de ter uma alimentação em quantidade e qualidade nutricional que atenda às necessidades do nosso corpo em todas as fases da vida. Discutir esse assunto, é também buscar dar ênfase na soberania que ainda não é tão utilizada em estudos e na segurança que hoje em dia é uma das preocupações de órgãos públicos e privados acerca da alimentação. Também compreendemos que o tema Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional é de grande relevância no campo educacional, inclusive se faz presente pelo termo Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que deve estar presente nas escolas não só na teoria como também na pratica, como está destacado nas Leis e politicas publicas do nosso país. Neste sentido este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de compreender em que termos a Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional se faz presente em escolas públicas do município de Santa Luzia do Pará, em especial escolas públicas do ensino fundamental do sítio urbano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa de campo. Utilizamos como fonte de coleta de dados um questionário semiestruturado que foi respondido de forma escrita pelas participantes da pesquisa, três diretoras, duas vice-diretoras e uma coordenadora pedagógica. A pesquisa bibliográfica que compôs este Trabalho de Conclusão permitiu evidenciar que o tema está em constante debate no âmbito teórico pelo mundo, inclusive após a pandemia de COVID-19. No entanto, o que buscamos no quadro teórico foi ressaltar a importância do tema. Na constituição do nosso quadro teórico, observamos que o termo ”Soberania” parece não ser tão estudado e citado nos artigos e documentos oficiais que tratam do tema. Assim também não sendo conhecido pela maioria das professoras entrevistadas, que evidenciaram a preocupação com uma merenda de qualidade a ser servida aos alunos, mas que não se tem um trabalho curricular efetivo sobre o tema nas aulas para os alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização da horta orgânica suspensa e com materiais recicláveis na escola São João Batista do rio Campompema, em Abaetetuba-PA
    (2019-07-11) PEREIRA, Klebson Clayton Santos; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005
    O presente estudo versa sobre “A utilização da horta orgânica suspensa e com materiais recicláveis na escola São João Batista do Rio Campompema, em Abaetetuba-PA”, e trata-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica que tem como base documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, além de autores como Rocha (2013) e Silveira Filho (2012), que apresentam em seus estudos a temática abordada; e pesquisa in loco (de campo), na qual utilizamos como meio de coleta de dados questionários semiestruturados, sendo feitas 10 entrevistas com professores, diretora, coordenadora e serventes da escola. Posteriormente, foram analisados os resultados e apresentadas as principais questões acerca da temática. A pesquisa foi realizada de Janeiro a Dezembro de 2018. Buscou-se evidenciar com este trabalho a influencia na alimentação, enriquecimento da merenda escolar e na educação das crianças da escola do interior de Abaetetuba-PA. No decorrer do trabalho, discutiu-se sobre a evolução histórica do desenvolvimento sustentável, hábitos alimentares saudáveis bem como da educação ambiental, além de evidenciar a importância da criação de uma horta no decorrer do processo educacional dos estudantes da comunidade estudada. Em relação aos motivos pelos quais a horta fortaleceu a merenda escolar, os 100% dos entrevistados, afirmaram que a merenda escolar agregou mais sabor, nutrição e satisfação por estar consumindo um produto de qualidade, sem a presença de agroquímicos e outros produtos potencialmente danosos à saúde. Espera-se que este trabalho seja mais uma fonte de pesquisa para outros estudos acerca desta temática.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA