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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização da produção acadêmica sobre Alimentação Escolar
    (2022-07-29) FAVACHO, Amanda Irene de Campos; CABRAL, Maria da Conceição Rosa; http://lattes.cnpq.br/6960454497062570
    O presente artigo teve como finalidade identificar e caracterizar a produção acadêmica brasileira sobre o tema Alimentação Escolar, e identificar a presença do elemento “regionalidade” nos programas de alimentação escolar. Trata-se de uma pesquisa documental na modalidade definida como estado do conhecimento, realizada na plataforma da Scielo, com o recorte temporal de artigos publicados entre os anos de 2015 a 2019. Foram identificados 42 artigos que tratam do tema e entre os principais resultados, observamos que duas revistas tiveram o maior número de publicações, a primeira é a Revista “Ciência & Saúde Coletiva”, seguida da Revista de Economia e Sociologia Rural. No que diz respeito à metodologia usada nas produções, identificamos um maior interesse por pesquisas qualitativas, com uso de entrevistas e formulários, o que é muito positivo. Com relação às temáticas de interesse, há uma predominância na área da “Política de alimentação escolar”, com especial preocupação com a implantação da Lei 11.947/2009. Outra temática de interesse é “O papel do nutricionista”, com foco na importância do profissional na elaboração do cardápio e na avaliação da aceitabilidade. Sobre a presença do elemento “regionalidade” nos programas de alimentação escolar, ainda que a Lei 11.947/2009 estabeleça, nas diretrizes da alimentação escolar, o emprego da alimentação que respeite a cultura e as tradições, identificamos entre os artigos levantados apenas uma pesquisa com proximidade com a categoria “regionalidade”, ao investigar elementos da cultura indígena na alimentação escolar.
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