Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Memorial"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 25
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ausência da família na escola: as implicações no desenvolvimento da prática docente em uma classe multisseriada de uma escola do ensino fundamental do município de Mojú.
    (2018) AQUINO, Maria Joana Oliveira de; SILVA, José Nazareno Figueiredo e; http://lattes.cnpq.br/9760705917211645
    Ao elaborar o presente memorial levei em conta a crítica e a autocrítica acadêmica que em consonância com minha trajetória de vida terá como segmento uma sequência cronológica com o ponto de partida meu nascimento, adolescência, destacando as experiências acadêmicas e profissionais. Entrelaçado a esta linha temporal, o relato deste memorial tem como objetivo abordar os impactos causados pela ausência da família na escola e os fatores que a levam a caminhar em muitos casos, sozinha em sua proposta de trabalho educacional, pontuando fatos do cotidiano ribeirinho e buscando alternativas de (re) construção da parceria que deve existir entre escola e família. O desafio proposto é resgatar fragmentos das experiências passadas, conscientes e “inconscientes” que possam dar vida a este memorial acadêmico e ênfase a minha formação docente, avaliando as transformações percebidas no decorrer dessas experiências. Desse modo, tenho plena certeza dos desafios que estão postos, nessa retrospectiva de vida e experiências espera-se que o leitor sinta-se provocado a refletir suas práticas na perspectiva do sucesso da aprendizagem em turmas de multisséries em contextos ribeirinhos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caminhos e descaminhos de uma mulher educadora
    (2017) LUZ, Fernanda da Costa; CARDOSO, José Carlos Martins; http://lattes.cnpq.br/8339490167570990; https://orcid.org/0000-0002-9090-8842
    O presente memorial intitulado “Caminho e descaminhos de uma mulher educadora” traz como objetivo realizar uma análise nas mudanças ocorridas no processo de minha formação docente. Nele descrevo o resgate de todos os fatos ocorridos em minha infância até a vida adulta, os desafios do meu trabalho docente, com a educação de jovens e adultos, multisserie e educação infantil e aos caminhos que percorri para atingir meu principal objetivo ser pedagoga e poder contribuir no ensino aprendizagem dos meus aluno. Ingressar na educação como educadora foi uma maneira de não ficar perdida no tempo por falta de estudar e sim um incentivo para mais adiante subir os degraus que os estudos oferecem, portanto neste memorial percebo o quanto a minha persistência em continuar estudando foi primordial para esta onde estou, terminando uma graduação com intuito de continuação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil: reflexões sobre a trajetória de uma educadora
    (2023-01-23) MACHADO, Gerbziane Cléia Bahia; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420
    O presente trabalho é um estudo autobiográfico que tem como tema “Educação infantil: reflexões sobre a trajetória de uma educadora”. Este memorial tem como objetivo fazer uma reflexão de minha trajetória como educadora da Educação Infantil, no município de Gurupá/PA, destacando minha trajetória de vida pessoal e profissional. Para atingir os objetivos propostos a pesquisa está dividida em quatro seções: a primeira enfatiza as lembranças da minha infância e de minha família, no segundo momento, a reflexão de minha trajetória, como estudante, na terceira abordo minha experiência profissional e quarta faço reflexões sobre o PARFOR. Como metodologia, foi adotada a pesquisa do tipo autobiográfica que segundo Gil (2002) proporciona ao pesquisador descrever fatos e os relacionar com a temática abordada. A pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (2002), traz como característica a investigações sobre diversas fontes documentais, foi utilizada neste trabalho como forma de buscar aportes teóricos, para possibilitar uma reflexão qualitativa da narrativa feita que de acordo com Minayo (2001), a abordagem qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, que neste caso servirão como fonte de reflexão sobre minha trajetória de vida e profissional. Como referencial teórico utilizou-se Tardif (2003), Freire (1996), Àries (2006), entre outros, que dialogarão com o tema escolhido e a minha trajetória histórica de vida e formação profissional. A pesquisa possibilitou fazer uma reflexão de minha experiência como docente na educação infantil, permitindo-me perceber que o trabalho pedagógico na pré-escola vai muito além do simples ato de cuidar, devendo o educador fazer uma constante reflexão de sua prática pedagógica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo autobiográfico a partir das memórias de formação inicial no PIBID
    (2015-11-25) NUNES, Maria Madalena dos Santos; SILVA, Maria de Fatima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    Este memorial teve como objetivo, mostrar a influência das experiências, enquanto bolsista de iniciação á docência – PIBID, na minha formação acadêmica. Descrevo as principais atividades realizadas detalhando todo o processo desenvolvido, estratégias utilizadas e resultados alcançados. Nele retrato os medos vencidos, as dificuldades superadas os sucessos ocorridos. Tudo isso é resultado de um trabalho conjunto de estudo e pesquisa, de pessoas realmente dispostas a fazer com que ocorra uma transformação de pensamentos e atitudes em relação á educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico na formação de uma professora do começo da carreira até a PARFOR
    (2023-01-26) MELO, Aldenice de Jesus dos Santos de; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861
    O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências da infância até a formação que será apresentada em forma de memorial (1989 a 2023). Nesse sentido, a construção do memorial apresentará os aspectos da trajetória de vida dificuldades, lutas e vitorias até a entrada na parfor para cursar pedagogia. Metodologia apresentará Reflexão sobre os aprendizados durante a elaboração do memorial de formação permite que o processo de narrar e de escutar a si e ao Outro seja fator de busca de novas identidades profissionais e de novos conhecimentos. Assim, o memorial é um dispositivo pedagógico de reflexão crítica que reinventa o cuidado da pessoa consigo mesma e o cuidado com o Outro, fato que é de extrema relevância para o futuro profissional dá educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A marca da passagem de Córdelia: um memorial descritivo do espetáculo “Cordélia Brasil”
    (2019-12-18) ARAÚJO, Juliana Maria Ayres; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540
    Este trabalho registra o processo criativo do espetáculo “Cordélia Brasil” no ano de 2019 pelo Grupo de Teatro “Casa de Shakespeare” que atua em Belém do Pará. Descreve os passos da produção de uma peça teatral por um grupo independente que não possui patrocínio. Os dados coletados são de um processo com duração de oito meses, com o início caracterizado pelo planejamento e execução de ensaios, enquanto o final foi reservado para a produção de figurino, cenografia, iluminação, divulgação e apresentação. Foi durante este processo que surgiu a proposta de criar um memorial descritivo que transmita os obstáculos de realizar um projeto teatral com orçamento reduzido.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Memorial - a trajetória de uma professora: a importância do letramento e da alfabetização na educação infantil
    (2021-12-30) SILVA, Larisa Ferreira da; FERREIRA, Lindomal dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0491669639567438
    Muitos estudos têm sido realizados no intuito de discutir a utilização da prática pedagógica voltada para alfabetização e letramento de alunos da educação infantil. É certamente um tema bastante oportuno, pois no plano educacional, tudo começa pela educação infantil. Nesse sentido, o presente estudo apresenta como tema: Memorial - a trajetória de uma professora: a importância do letramento e da alfabetização na educação infantil. Tendo como objetivo Analisar a importância da alfabetização e do letramento no processo de escrita e leitura de alunos da educação infantil. Este trabalho tem por método, a escolha do gênero acadêmico memorial. O memorial consiste em uma narração autobiográfica, na qual marca a descrição da trajetória. O referencial teórico desta pesquisa evidencia a necessidade da realização do trabalho voltado para alfabetização e letramento na educação infantil. Por meio de ações que possibilitem ao aluno a aquisição dos conhecimentos. Asseguro que aprendi que o professor, deve buscar frequentemente metodologias que possam favorecer a sua prática diária em sala de aula, para que tenha um bom desempenho em seu trabalho. Adquirindo com isso, uma visão clara de como agir perante os desafios encontrados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial acadêmico: uma reflexão sobre minha prática pedagógica
    (2018) OLIVEIRA, Mirian do Socorro Santos de; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    Este trabalho é resultado de um processo de crescimento e amadurecimento profissional e pessoal, e a conclusão do Curso Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA/PARFOR. A pesquisa foi feita de forma qualitativa e bibliográfica, é um memorial, que trata da minha formação e prática docente. Através dele, relembro e reflito minha prática procurando sempre me apoiar em grandes pensadores como: Miguel Arroyo, Maria Lucia Arruda Aranha, Vera Maria Candau, Paulo Freire entre outros. Para pontuar melhor minhas vivências e minha relação com a academia, divido meu memorial em três capítulos. O Primeiro Capítulo deste memorial relata a História da minha vida, as dificuldades encontradas. O segundo Capítulo trata de minha formação de magistério e das experiências adquirida como docente. O Terceiro Capítulo relatarei minha formação Acadêmica; todos os conhecimentos adquiridos durante o curso de Pedagogia e Contribuição do curso para a minha prática docente que foram de grande importância. A incumbência de escrever sobre minha trajetória como professora me exigiu uma ação complexa de rememorar e relembrar, cujos movimentos me levaram a refletir sobre eu mesma e sobre minha prática pedagógica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial de formação: desafios e perspectivas da minha trajetória acadêmica no curso de Pedagogia da UFPA - Campus Altamira-PA
    (2021-03-16) SOUSA, Ângela Maria dos Santos; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623
    O artigo apresenta como objetivo principal resgatar minhas memórias estudantil, acadêmica e profissional, e neste processo de escrita evidencio os desafios e as perspectivas frente a essas experiências. Para este estudo, utilizou-se do gênero memorial e da pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica teve suporte teórico acerca da temática mulher no contexto universitário, igualdade de gênero e políticas educacionais voltadas para este público feminino na universidade. Enquanto o gênero memorial possibilitou descrever e narrar experiências de vida interagindo com discursos e outros interlocutores teóricos. Metodologicamente a pesquisa tem perspectiva qualitativa em Educação, especificamente, por trazer ponderações situadas nas experiências sócio-educativas no processo de formação dos sujeitos, e com o método autobiográfico que se configura como fonte e testemunhos de ações individuais, que neste caso sou o sujeito da pesquisa, pois trago uma escrita da história e de minhas memórias. A pesquisa apontou algumas discussões perpassando por dilemas e superações da mulher em seu contexto social e universitário.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial de formação: um olhar retrospectivo com reflexões sobre vida e docência
    (2017-04-24) SOUZA, Márcia Andréa Santana de; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097
    Este Memorial de formação visa descrever retrospectivamente acontecimentos vividos por uma vida transformada pela educação: A minha vida. Como autora desses escritos, compartilho experiências ao longo de minha vida familiar, ao passo que conto meu processo de formação escolar, acadêmica e profissional. São vivências que, sob o olhar de hoje, pude redimensionar, tendo em vista toda a formação internalizada neste caminhar. Mostro a construção de conhecimentos científicos na academia e como tais saberes levaram-me à reflexão de práticas docentes na perspectiva de suas mudanças, em particular, da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Uma trajetória de vida que perpassa o sofrimento causado pelo bullying, e outras recordações, em meio a esses processos de formação e desenvolvimento como pessoa e docente. Mostro a compreensão de teorias que auxiliam meu pensar acerca de uma práxis na educação como professora que se forma finalmente para retomar essa práxis. Relato crenças e valores e as contribuições delas na conquista do maior sonho profissional: a docência. Em momento de reflexão e ressignificação da ética, amor e respeito, pude compreender o valor da experiência como um saber num movimento de ser tocada e transformada por acontecimentos vividos. Acontecimentos que me levaram à procura de respostas especificamente em meu próprio eu e fizeram-me refletir sobre meu papel como agente de mudança na educação. Enfim, todas as experiências relatadas neste memorial- com reflexões sobre momentos dolorosos, desafiantes, felizes e recompensadores- propiciaram a mim um movimento de ressignificação da maneira de ser, estar, pensar e agir no mundo em prol da educação. Ao final dele, posso dizer que venci e que finalmente serei graduada professora para então continuar minha caminhada docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial docente
    (2018-05-04) SILVA, Waldiane Pacheco; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213
    O presente memorial domina uma abordagem autobiográfica de meus percursos escolares e profissionais, e grandes reflexões expressivas que versam destacar a minha compreensão dentro do universo educativo, contraídos dos conhecimentos singularizados e pluralizados advindos do contexto educacional, relacionando os comentos referidos por mim com os aportes teóricos de alguns pensadores, viabilizando minha reconstrução de uma nova visão lançada sobre o papel da docência caracterizando minhas perspectivas e subjetividades sobre uma educação pautada na formação de uma sociedade desprovida de injustiça social.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial reflexivo: contribuições do magistério na minha formação acadêmica do PARFOR
    (2018) MORAES, Maria das Dores Pinheiro; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690
    Neste memorial reflexivo é exposto a história e a análise do processo de formação, que por mim foi vivenciada, na construção e no exercício do magistério. Para tal abordagem fez-se necessário a descrição de fatos e eventos que estiveram relacionados direta ou indiretamente com minha formação. Assim, descrevo os processos de formação, desde minha infância até a conclusão do curso de licenciatura plena em Pedagogia pela plataforma Freire na Ufpa, dentro do contexto cronológico para evidenciar a relevância da educação em minha vida. Também são abordadas as relações interpessoais construídas no dia a dia de convivência com os alunos e colegas de trabalho. Para a realização desse trabalho cada fato foi posto sob a ótica de um embasamento teórico pautado em autores como: Saviani (1994), Libâneo (1994), Áries (1981), Santos (2006), Zabala (1998), entre outros. Nesse sentido, a reconstrução da minha história contribuiu com a reflexão da minha prática docente antes e após a formação superior no curso de Pedagogia, que entre outras coisas considera a educação um processo inacabado e por isso isento de pensamentos estáticos e amorfos. Graças a formação obtida no curso de Pedagogia minhas ideias se reconfiguraram para um aprimoramento contínuo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial: trajetória e perspectivas em alcançar um sonho
    (2022-03-14) CORNÉLIO, Marinalva Santana; FERREIRA, Lindomal dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0491669639567438
    Essa missão de escrever sobre minha trajetória de vida, exigiu-me rememorar e relembrar o passado, processo que me levou a reconstituir e recordar minhas experiências tanto pessoais, quanto profissionais. Memorial são relatos de memórias, são lembranças guardadas na memória de uma pessoa e isso me levou a fazer um resumo de toda minha vida, como se fosse um currículo, detalhando desde o meu nascimento até os dias atuais. Hoje já amadurecida, prefiro acreditar que a vida tem seus propósitos e hoje relembrando e escrevendo sobre meu passado, sinto uma gratidão enorme por todos os momentos de felicidades e assim terei força interior para conquistar meus objetivos. Destacarei aqui as experiências pessoais e profissionais vividas no dia a dia da sala de aula como professora de magistério e os novos conhecimentos vivenciados na Universidade enquanto graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará. No decorrer do curso de Pedagogia fui capaz de reavaliar e melhorar minhas práticas e crescer como pessoa e como profissional. Consegui entender que o meu principal papel, como professora, é ensinar e aprender com as crianças que passarão por mim durante minha trajetória como docente. Vejo que, atualmente, ser educador tem sido uma tarefa árdua, mas tenho como objetivo acreditar que o dia de amanhã será melhor que o dia de hoje, pois acredito que o curso dá um alicerce que nos permite contribuir para uma sociedade melhor, e se, fizer a diferença na vida de uma criança, já terá valido a pena. Percebo que para ser educador é preciso sair da zona de conforto que nos paralisa, e com isso, reivindicar mudanças no processo da nossa formação, e a principal mudança começa em nós, com as nossas atitudes. Também quero transcorrer sobre os desafios e dificuldades encontrados durante o ensino remoto, vivenciados na pandemia da COVID-19. Portanto, ao longo desse trabalho, apresento minhas experiências vividas em sala de aula e o quanto essas experiências contribuíram para a minha carreira como docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial: trajetórias e desafios de minha atuação docente
    (2023-01-23) PACHECO, Roberta Pantoja; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420
    O presente Trabalho de Curso intitulado “Memorial: trajetórias e desafios de minha atuação docente”, tem como objetivo refletir sobre minha trajetória de vida, expondo as principais dificuldades e desafios encontrados em minha atuação docente. Quanto aos objetivos específicos: apresentar os principais acontecimentos e experiências pessoais e profissionais, por meio de uma autobiografia; refletir sobre as práticas metodológicas utilizadas; relatar os desafios e conquistas na minha atuação docente. A justificativa do estudo se deu pela necessidade de fazer uma reflexão de minha trajetória docente, buscando identificar nas práticas metodológicas os principais desafios enfrentados e, estratégias de superação. Em termos metodológicos, esse relato de experiência pautou-se de um estudo autobiográfico, associado a metodologia qualitativa, a qual teve como referencial teórico autores como: Freire (2011), Araújo (2011), Nóvoa (2010), dentre outros.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memórias entre fios e desafios: da educação infantil ao início da vida acadêmica
    (2019-07-10) RAMOS, Josely Oliveira; SILVEIRA, Andréa Pereira; http://lattes.cnpq.br/6174527019071136; https://orcid.org/0000-0003-0914-6957
    Este memorial tem como objetivo abordar pontos importantes da minha vida pessoal e estudantil. Descrever situações ocorridas durante meu processo de escolarização, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino médio até minha Graduação no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Esse trabalho reflete meu interesse de relatar memórias de histórias de vida, das experiências por mim vividas. O memorial encontra-se dividido em três seções. Inicialmente teço considerações sobre o que é um memorial, trato sobre a sua elaboração e conceituação. Na segunda seção relato minha história, descrevo meu processo escolar da Educação Básica ao Ensino Superior, revelando detalhes que foram cruciais para minha formação acadêmica e profissional, a saber: estágio de gestão e coordenação pedagógica; estágio na educação infantil; a monitoria docente e a bolsa trabalho no Mirante do Rio. Na terceira seção, ressalto aspectos da minha formação no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Pará e aponto os avanços e desafios enfrentados para encerrar esse ciclo formativo, relatando as vivências acadêmicas que foram importantes para minha formação, mesmo enfrentando dificuldades pessoais, a qual também é mais aprendizado, para fortalecer e determinar o que há de ser diferente daqui em diante. Essa formação acadêmica é pautada em constructos teóricos e práticos que subsidiarão a minha atuação profissional e, portanto, são saberes relevantes em minha trajetória
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memórias na formação docente acadêmica na vida escolar: relembrando minha história e trajetória de vida, enfrentando obstáculos para cursar uma graduação
    (2018) FERREIRA, Venício Dias; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213
    Este memorial acadêmico foi solicitado como trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Foi um trabalho muito significativo para mim objetivando relatos de alguns momentos de minha trajetória de vida. Perpassando pela infância, fase adulta, até a vida profissional e acadêmica. Enfatizo que este trabalho estará dividido em três capítulos, onde o mesmo encontra-se em tópicos no quais possui vários relatos autobiográficos de minha vida pessoal e profissional. No primeiro capítulo, narro os momentos que marcaram que foi de grande relevância durante minha infância registando momentos bons, difíceis durante essa fase de minha vida. Assim como, registrando os momentos de contatos no âmbito escolar. O segundo capítulo, consiste nos relatos marcantes em toda a minha pratica docente. Contudo, exponho a grande vontade que tinha para cursar pedagogia. Sendo assim, conhecimentos teóricos e científicos adquirido no PARFOR1 me proporcionaram grande formação pessoal e profissional. O Terceiro e último Capitulo, intitulado “Formação e trajetória acadêmica” descrevo o grande desafio de cursar Pedagogia, pois visando um melhor entendimento e crescimento pessoal e profissional, assim como relato as expectativas de ser um graduando da UFPA, o ingresso na universidade, os medos, desafios, insegurança, as dificuldades encontradas e as conquistas, os caminhos percorridos através dos saberes e conhecimentos para uma melhor prática cientifico adquiridos no curso PARFOR, os quais me proporcionaram uma grande formação pessoal e profissional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memórias: o retrospecto de minha história educacional e uma breve reflexão de atuação profissional
    (2018) PINHEIRO, Regina da Conceição Quaresma; AZEVEDO, Antonio Reis Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/6909197579392941
    O presente memorial foi solicitado como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como objetivo registrar minhas memórias procedentes da infância, da vida escolar, vivência e prática docente e o ingresso no curso superior, resgatando momentos que são relevantes no percurso de minha vida pessoal e profissional. Reflete ainda o processo de construção do conhecimento durante o período de formação e aprendizagem, bem como as transformações que ocorreram em minha prática educativa, diante de uma nova compreensão das teorias, busco rever minhas concepções pedagógicas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Meu processo formativo: narrativas e reflexões de uma futura educadora
    (2018-12-12) PINHEIRO, Luciane Gonçalves; BARRETO, Edna Abreu; http://lattes.cnpq.br/8766580699662093; https://orcid.org/0000-0002-9638-1463
    O presente Memorial aborda sobre meu processo formativo, desde a educação básica até a Graduação no Curso de Pedagogia, identificando, ao longo deste processo, o momento em que ocorreu a escolha pela profissão docente. Este Memorial constitui-se como uma narrativa reflexiva do meu processo educativo, destacando os momentos que ficaram registrados na memória de maneira positiva ou não. Possui, como ponto de partida, o processo de construção da leitura e escrita no Ensino Fundamental, seguindo com as considerações acerca do Ensino Médio até a Graduação, ressaltando quais foram as perspectivas advindas junto ao conhecimento teórico sobre a educação e a arte de ensinar. Concluo fazendo breve ressalva sobre o que foi apresentado, e exponho as minhas pretensões para o futuro como docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A minha prática pedagógica em uma nova perspectiva
    (2018) MONTEIRO, Lemaire Regina da Silveira Cardoso; SILVA, José Nazareno Figueiredo e; http://lattes.cnpq.br/9760705917211645
    Este trabalho trata-se de uma autobiografia, no qual relato a minha vida, da infância ao curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA/PARFOR, fazendo uma reflexão e análise sobre minha prática pedagogia. Tem como objetivo trazer informações sobre a minha trajetória de vida, articulada com a minha prática pedagógica na escola e na sociedade. As questões que nortearam esse trabalho foram: De que forma exercia docência? Quais as contribuições do curso de Pedagogia para a minha vida profissional? Por que professores graduados ainda continuam utilizando um único método? Quais as contribuições das formações para as práticas docentes?A prática pedagógica está diretamente relacionada com o nível de formação do professor e da capacidade de inovação que ele possui.Em síntese este trabalho permitirá identificar a necessidade da formação continuada para os professores. E redigir em plena maturidade um memorial é identificar uma fase concreta e segura da vida, seja pessoal ou profissional, fazendo desse suporte um espaço propício para registrar as situações que julguei mais significativas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará
    (2019-07-05) RAMOS, Renata Carneiro; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969
    O objetivo geral é registrar as memórias sobre minha trajetória na educação básica e ensino superior público, estabelecendo reflexões sobre o ensino ofertado pelo Poder público e a realidade educacional vivenciada. Também se tem como objetivo, relacionar a partir desse percurso educacional as questões ligadas à luta da minha família pela terra, a batalha pelo empoderamento e emancipação feminina, além de discutir a essência do ensino ofertado aos povos do campo. Entre as minhas memórias, procuro trazer também as memórias de meus pais e dos registros do padre François Glory e outros autores que contribuem para debater esses assuntos e o entendimento sobre memória. Trata-se de um memorial autobiográfico que traz as recordações marcantes passando por um processo de reflexão A escola no período do ensino fundamental ao ensino médio, não se discutia temas relacionados às classes sociais dos alunos, como a luta que os agricultores enfrentam para adquirir a terra, a diferença da educação ofertada no campo e a educação ofertada na cidade, leis que asseguram os povos do campo, temas relacionados ao empoderamento das mulheres, dentre outros.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA