Navegando por Assunto "Memórias e aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) De alfabetizada a alfabetizadora: memórias de uma educadora do município de Pacajá(2023-01-24) SILVA, Lucilene Cipriano da Silva e; PONTES, Dienne Marly de SouzaEste memorial acadêmico de conclusão de curso apresentado a Universidade Federal do Pará/ PARFOR, abordara o tema: a importância da alfabetização dentro de uma perspectiva estimuladora e motivadora, que possibilite ao aluno o contato com os diversos gêneros textuais, permitindo a ele fazer uso social da leitura e da escrita. Para isso, estarei relatando fatos da minha infância e todas as dificuldades que enfrentei ainda bem pequena, para frequentar e me manter na escola em que fui alfabetizada através da memorização das famílias silábicas, com a utilização das antigas Cartilhas do A B C. Para desenvolver este trabalho utilizei uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica, com abordagem qualitativa. Para referendar teoricamente este trabalho, utilizou-se as abordagens de Freire (1996), que faz importantes reflexões sobre valorizar o conhecimento prévio do aluno. Ferreiro (1996), quando nos fala sobre as questões relacionadas as práticas utilizadas para alfabetizar. Soares (2003), que nos mostra a importância de alfabetizar letrando. Este trabalho está dividido em três capítulos, em que o primeiro estará trazendo os acontecimentos sobre minha história como estudante. No segundo relatarei os desafios do Ensino Médio. Já o terceiro mostrará minha vida profissional e o meu primeiro passo como docente. No terceiro capitulo relatarei minha entrada para o Ensino Superior através da seleção pelo PARFOR, (Plano Nacional de Formação de Professores). Por fim estarei tecendo considerações sobre os resultados obtidos com a elaboração e conclusão deste trabalho.