Navegando por Assunto "Memórias de ex-alunas"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Ensina a menina no caminho em que ela deve andar”: representações de práticas educativas do Instituto Nossa Senhora dos Anjos em memórias de ex-alunas (1953-1971)(2019-06-18) TRINDADE, Joelma da Silva; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este estudo originou-se do plano de trabalho intitulado “Representações da educação de meninas do Instituto Nossa Senhora dos Anjos em memórias de ex-alunas” que integra o projeto de pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFPA, sob o título “História e memória do Instituto Nossa Senhora dos Anjos: o impacto na ação educacional de meninas abaetetubenses (1953-1980)”. A pesquisa em questão, analisou as representações de ex-alunas do Instituto Nossa Senhora dos Anjos a respeito da educação que receberam na instituição no período de 1953 a 1971. O INSA, foi fundado na cidade de Abaetetuba nos primórdios da década de 50 pelas Irmãs Missionárias Capuchinhas, que inicialmente atenderam prioritariamente a educação de meninas do referenciado município. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida com um suporte documental e bibliográfico apoiado nos pressupostos teóricos da Nova História Cultural. Além disso, associou-se ao método da História Oral, cuja fonte foram os registros memorialísticos de 09 ex-alunas, na faixa etária acima de 65 anos. A pesquisa dialogou ainda com teóricos do campo da história da educação, como Libâneo (2014) e dos estudos culturais como Louro (2004); entre outros que foram indispensáveis para a sustentação deste estudo. De acordo com as representações das ex-alunas, o modelo educacional proposto pela instituição implementava um currículo pautado em disciplinas e práticas educativas que visasse principalmente a formação moral, social e religiosa das alunas. Para as ex-alunas, essa formação defendia a disciplina comportamental da mulher, o recato, a obediência, o respeito, além de outros valores que reforçavam um padrão feminino cristalizado na sociedade da época, no que concerne às responsabilidades domésticas. Este resultado se confirma quando se constata que as alunas dessa época se transformaram em donas de casa, mães, esposas, na medida do possível, para exercer a profissão de professoras na própria instituição ou em escolas do município. O cruzamento dos dados encontrados nas diferentes fontes, evidenciou que o Instituto Nossa Senhora dos Anjos (INSA), no período delimitado, zelou por uma educação conservadora pautada, sobretudo, nos princípios morais e religiosos que orientavam a conduta das alunas a fim de que elas se constituíssem no perfil de mulher socialmente aceitável para a época.