Navegando por Assunto "Memórias"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) CENTRO APOSTÓLICO JOÃO BONAL: História, Memórias e contribuições à formação infanto-juvenil em Anajás, PA(2020-11-30) RIBEIRO, Dejailson Maciel; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147Esta pesquisa pretende reconstruir a história e as memórias do Centro Apostólico João Bonal, instituição filantrópica de cunho religioso que desenvolve ações socioeducacionais direcionadas a crianças, adolescentes e jovens carentes do município de Anajás, localizado no centro do arquipélago do Marajó. Fundado pela Congregação das Irmãs da Caridade de Santa Ana no ano de 2003, esta instituição oferece diversas atividades socioeducativas gratuitas e de qualidade para a comunidade local, exercendo um papel primordial na formação e resgate de sujeitos que se encontram excluídos, as margens da sociedade. Nesse contexto, o presente trabalho busca conhecer e registrar narrativas orais acerca da história e memórias deste Centro, discutindo suas contribuições para a formação social dos sujeitos atendidos. O estudo abordará também outras questões, como: O que as pessoas narram sobre a história do Centro Apostólico João Bonal? O que elas guardam na memória? O que a instituição representa para seus beneficiários? Quais as contribuições sociais, culturais e educacionais dessa instituição para a comunidade local? A presente pesquisa é caracterizada como exploratória de abordagem qualitativa. Tendo fonte primeira de dados as narrativas orais de diversos interlocutores que conhecem de perto a instituição. Além de dados e informações de fontes documentais como livros de registros, relatórios, projetos, diários, iconografias e um documentário audiovisual. Tem como categorias de análise a história da educação e das instituições educativas, cultura escolar, práticas pedagógicas. Fundamentadas por bases teóricas e fundamentos de autores de renome como: Saviani (2006), Nosella e Buffa (2013), Libâneo (2007), Nora (1993), Julia (2001), entre outros. Os resultados evidenciaram que a instituição pesquisada proporciona experiências de vida diferenciadas para seus frequentadores, através de práticas educativas relevantes que proporcionam aos sujeitos uma chance de transformação social. A pesquisa aponta também a importância da instituição para a comunidade local, pois a mesma desempenha um papel fundamental tanto educacionalmente como socialmente, resgatando e contribuindo na formação de alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios na docência: contribuições para a formação de uma professora da educação básica(2017) MERCÊS, Ana Maria Silva das; MORAES, Rodrigo Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/5549158587518629O presente memorial tem como objetivo retomar meus desafios na docência, destacando minha escolarização desde a infância, até a graduação, através do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), minha prática docente. Para isso, busquei autores que tivessem falas dentro das vivências, entre eles: Brandão (2014). Ortiz (2005), Freire (2005), Durkheim (1982), entre outros. Retomei minhas memórias desde a infância, para perceber as diferenças e através disso acreditar em dias melhores; minha vida escolar sempre foi cheia de desafios, mas eles me permitiram chegar até aqui. Minhas experiências profissionais, me deram base, até o meu encontro com o que realmente queria: o magistério, que conquistei com dificuldades e superações que fizeram parte de minha formação nesses quatro anos de graduação, e essas experiências modificam minha vida e aperfeiçoaram minha prática pedagógica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação docente e seus reflexos no cotidiano da prática pedagógica ribeirinha(2018-05-02) SOUZA, Raquel Cardoso de; SILVA, José Nazareno Figueiredo e; http://lattes.cnpq.br/9760705917211645Para a elaboração do presente memorial foi necessário um compromisso sério e sincero em relação a minha trajetória de vida. Haja vista, que o mesmo enfatiza minhas memórias, as quais relembrar foi um dever necessário para que o mesmo pudesse ganhar forma para alicerçar sua construção. Nele enfatizo a autobiografia de uma professora que busca através do magistério encontrar a maneira concreta de contribuir para uma educação que realmente seja correta, voltando-se para a importância do programa PARFOR para a formação continuada. Observará o leitor que o primeiro capítulo faz uma retrospectiva dos acontecimentos que foram importantes no contexto educacional infantil chegando até a fase adulta e aos processos que me direcionaram para adentrar no processo educacional Universitário. Em virtude desse direcionamento, o segundo capítulo visa enfatizar minha docência e o motivo pelo qual me tornei professora, com destaque para os processos pelos quais tive que percorrer para continuar trilhando nesse caminho educacional. Por sua vez, o terceiro capítulo, faz uma abordagem a cerca da formação docente e seus benefícios que foram de suma importância para minha atuação profissional. No quarto e ultimo capitulo, procuro fazer uma relação do que aprendi no ensino acadêmico sem perder de vista a análise da prática pedagógica ribeirinha e o seu cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História de vida e formação: memórias de um professor(2019-08-09) SOUZA, Samuel Reis de; LOBATO, Lídia Sarges; http://lattes.cnpq.br/7190520108421831O presente memorial é fruto de minha história de vida, um retorno ao passado na busca por memórias sentidas e vividas, atravessada pela infância, pelo processo de formação e da docência que constituíram como professor. Teve como objetivo fazer um estudo da trajetória de vida, buscando interpretar memórias que foram relevantes no processo de formação docente. A metodologia escolhida foi a história de vida, que se constitui como um movimento, dando sentido à vida e a sua historicidade (Bragança, 2012). Como referencial teórico acionei Le Goff (1990), Candau (2012), António Nóvoa (1992, 1999) e Souza (2014). A história de vida, ajudou-me a refletir sobre a profissão, ser professor, revelando a desvalorização, acompanhada com grandes dificuldades cotidiana, que acontecem nas idas e voltas na escola. Com este estudo pude revisitar as minhas memórias e lembranças que foram importantes na minha trajetória de vida. Por fim, vejo que todo o professor deveria revisitar seu passado e escrever suas memórias, suas histórias de vida, fazendo uma reflexão das narrativas, refletindo nas práticas de ensino, na educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial acadêmico: revivendo minhas origens desde o ensino infantil ao ensino superior, construindo minha história de formação através da prática docente(2018) MORAES, Rosiel de Castro; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213Este trabalho de conclusão de curso trás no seu bojo de discussão uma autobiografia, sobre um rapaz residente do interior do Muaná que tinha um sonho de ser professor e fez de tudo para poder realizá-lo. O presente trabalho aborda sobre a importância das memórias para a construção da prática docente e com isso também refleti sobre a responsabilidade de ser professor em sociedade. Para a realização desse trabalho foi utilizado minha abordagem pessoal, relatando momentos importantes de minha vida, desde a infância até a entrada na universidade. Também se encontra a abordagem de diversos autores que fundamentam esse arcabouço teórico, enfatizando sobre a importância da memória na construção do caráter, dificuldades da docência, os desafios dos profissionais diante as novas tecnologias e uma abordagem sobre LIBRAS (LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS). Portanto, a conclusão desse trabalho representa uma vitória, diante de tantas lutas que já enfrentei em minha vida e carreira, por fim, a graduação simboliza a realização de um sonho e superação de limites e a prova física, que todos que desejam e batalham conseguem realizar qualquer objetivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial acadêmico: trajetória escolar, acadêmica e profissional(2021-10-05) SILVA, Andrya Karolina dos Santos; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623Este Memorial acadêmico constitui uma narrativa autobiográfica, com resultados de levantamentos da minha trajetória pela Educação Infantil, Fundamental e Acadêmica, relatando as experiências adquiridas ao longo destes anos, considerando que os fatos apresentados tratam de lembranças deste trajeto percorrido e as principais colaborações para o meu desenvolvimento pessoal. Tem como propósito salientar as diferenças entre as adaptações nas escolas da zona rural e urbana e apresentar as percepções no ensino superior, e a metodologia aplicada neste estudo são memórias referente a trajetória educacional apresentadas por relatos e fotografias autorais, onde são visualizados como resultado a percepção dos métodos de ensino e conclui-se seu caráter positivo e negativo na vida do discente a depender da sua aplicação ou ausência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial de formação: o conhecimento como forma de aperfeiçoamento e suas contribuições nas práticas pedagógicas(2018) MONTEIRO, Edileia Teles; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690O presente trabalho tem como objetivo abordar sucintamente aspectos de minha infância, trajetória, com o conhecimento de aperfeiçoamento, nas práticas pedagógicas, trazendo fatos relevantes de minha vida acadêmica e profissional, dando ênfase às na formação de minha vida a e profissional acadêmica Para dar embasamento teóricos recorreu-se a autores como Paulo freire Ano (1996), Emília Ferreiro Ano(1986),Souza (2004) entre outros, essencial para a aprimoramento de meu conhecimento tendo como forma de esclarecimento sob a parte teórica que direta indiretamente está presente em nosso convívio escola como instrumento de trabalho para uma melhor compreensão, tendo, visto que o foco está no ensino aprendizagem de docentes e discentes que fazem parte da educação principalmente daqueles que não tiveram acesso escolar e tendo oportunidades de estar repassando toda minha trajetória acadêmica e de forma para todos que o lerem Através deste memorial acadêmico procuro demostrar a importância das práticas pedagógicas diferenciadas e facilitadoras e relacioná-las com teorias dos conhecimentos sistematizados na universidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memórias de uma professora(2019-07-07) SOARES, Selma Lúcia da Silva; LOBATO, Lídia Sarges; http://lattes.cnpq.br/7190520108421831Este trabalho resulta de um memorial, que traz a trajetória de vida em forma de narração. São memórias que significam momentos vividos, que perpassam pela minha infância, pela vida acadêmica até a docência. Como objetivo busquei rememorar a minha história de vida e de professora, com a intenção de reconstruir as narrativas imersas nos acontecimentos e experiências da educação, que contribuíram como professora na escola básica. Ciente disso, o memorial apresenta-se em momentos cruciais numa linha de tempo, onde cientificamente é sustentado por críticos e teóricos que abordam os conceitos de memória, história e formação de professores num foco de leituras e reflexões, como Bragança (2012), António Nóvoa (1992), (1999), Le Goff (1990), Mignot (2003), Bondia (2002) e Candau (2012). Neste memorial utilizei a metodologia história de vida, seguidas das entrevistas de pessoas que certamente, fizeram parte de momentos que se destacaram a minha linha do tempo, podendo contar com o apoio de meu pai, irmã e tia em relatar os fatos ocorridos nesta trajetória de vida. Por fim, chego à conclusão de que acerca dessa maravilhosa viagem ao passado, toda a escrita deste trabalho tem embasamento a uma sequência teórica e significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo histórico de ocupação da vila do Palheta - Muaná-PA: uma análise do trabalho, território e identidade(2019-10-24) MEDEIRO, Ana Caroline Tavares de; ESTEVES, Carlos Leandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/6758802097773377Memórias da reconstrução histórica da Vila do Palheta, localizada no município de Muaná-Pa. A pesquisa tem como objetivo reconstruir o histórico de ocupação e registrar as memórias dos moradores da Vila. A metodologia adotada foi em forma de entrevistas semiestruturadas, as mesmas foram gravadas, transcritas e analisadas junto ao aposte teórico, sendo eles: Marc Bloch (2001), Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1992) e Le goff (2003), Roger Chartier (1999) e Carlo Ginzburg (1986), Luiz Reznik (2002), Milton Santos e Maria Laura Silveira (2006) que discutem temporalidade, memórias, cultura e territorialidade, respectivamente. Assim, conseguimos registrar em papel o histórico da Vila e recuperar memórias, porém lacunas deixadas pelo passado ainda precisam ser respondidas. Logo, visando o reconhecimento da história da Vila, os atuais moradores poderão ter acesso ao passado da mesma e a cultura da mesma não se perderá.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Reserva Extrativista Chocoaré - Mato Grosso: vivências e perspectivas para a Comunidade de Bom Intento (2002 – 2023)(2024-10-29) SILVA, Helder Dias da; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451O referido artigo analisa as mudanças ocorridas nas vivências dos moradores da Vila de Bom Intento, município de São João de Pirabas/Pa, os quais vivem às margens dos Rios Maracanã e Chocoaré e que os utilizam como rota para o extrativismo em busca de meios de subsistência, e a partir da análise feita ao longo da pesquisa entende-se o que mudou na vida dos moradores no uso do meio ambiente, principalmente após a criação da Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso no ano de 2002. E para que se pudessem atingir determinados objetivos, foi preciso aprofundar o estudo em referenciais teóricos através das pesquisas feitas sobre a legislação de Reservas Extrativistas existentes no Brasil e, em especial, a denominada Chocoaré-Mato Grosso. E também, para a conclusão desta pesquisa, ressalta-se a importância do papel dos moradores da comunidade mencionada para a construção de memórias sobre a Vila. Os métodos utilizados nas coletas de dados foram: entrevista com alguns moradores usando da oralidade, assim como consultas bibliográficas, fotos, mapas e sites da internet.