Navegando por Assunto "Meio Ambiente"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo sobre Educação Ambiental Diferenciada na comunidade quilombola do Campo Novo, Tracuateua-Pa(2023-12-08) ROSA, Maria Tatiane Araújo da; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855A Educação Ambiental Crítica visa transformar pensamentos, através do engajamento na forma de atitudes e ações, que integrem a construção de outro padrão de sociedade. Ela é culturalmente diferenciada quando planejada em perspectiva intercultural, sendo executada para e com povos indígenas, quilombolas e/ou comunidades tradicionais. O presente trabalho teve sua base teórica e epistemológica construída a partir da análise de material bibliográfico, para então se desenvolver uma pesquisa com gestores e professores das três escolas que atendem à Comunidade Quilombola Campo Novo, Tracuateua – PA. Foram realizadas entrevistas com eles, além de se ter analisado os PPPs das mesmas instituições de ensino. Adicionalmente, fez-se um estudo em torno do Projeto Farinha sem Lenha, que faz uso de biogás para a fabricação de farinha na comunidade. Os gestores e professores demonstraram interesse em participar de atividades interativas entre escola e comunidade. Então, se planejou uma sequência didática envolvendo o processo do biogás e a produção de energia por ação de microrganismos. Considera-se que, com a continuidade do Plano de Ação, que nasce do presente trabalho, poderá haver de fato ressignificação de ideias e valores, fortalecendo elos dos alunos com a Comunidade Quilombola.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mudanças climáticas nas redes sociais: um estudo sobre a importância do twitter na dinâmica dos impactos antrópicos na Amazônia.(2019-02-13) SOUTO, Jefferson Inayan de Oliveira; FOLHES, Ricardo Theóphilo; http://lattes.cnpq.br/5612208724254738Os meios de comunicação são cruciais para a disseminação de informações sobre as mudanças climáticas. Contudo, a natureza da cobertura varia, sendo uma alternativa a disseminação e uso de informações em redes sociais. O presente artigo aborda a plataforma social Twitter e o compartilhamento de conteúdo gerados sobre mudanças climáticas na Amazônia. A identificação das interações nas redes sociais baseou-se nos últimos anos entre 2015 a 2017 através de trends topics e hashtags compartilhadas pelos perfis do Twitter. A elaboração das matrizes, redes e grafos foram desenvolvidas no software Gephi utilizando o algoritmo Force Atlas e Louvain. Os resultados demonstram que a maioria dos perfis interagem em uma esfera global de compartilhamento de informações voltadas para mudanças climáticas destacando a Amazônia por sua biodiversidade e degradação ambiental. Grandes veículos de comunicação estão cada vez presentes nas discussões dos impactos climáticos e viabilizam um processo de veiculação em grande massa com base em entrevistas, depoimentos, artigos e relatórios científicos da ação desenfreada do homem ao meio ambiente. Além disso, o compartilhamento de informações costuma priorizar em mensagens palavras que são descritos como fatores que alteram o clima como a Pecuária (28%), Agricultura (22%), Gases de Efeito Estufa (15%) e em menor escala pela variabilidade natural do clima (6%). No geral, as discussões nas mídias digitais sobre mudanças climáticas ocorrem frequentemente em um ambiente que estabelece um campo de comunicação ativo de comunicação científica entre os usuários da plataforma Twitter.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) RECICLAGEM: o que dizem professores de ciências do município de Portel - Pará?(2016-08-12) REIS, Lauriana Barbosa; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751A relação entre o homem e a natureza ultrapassou os limites da sobrevivência. O crescimento populacional e o consumo de produtos industrializados e descartáveis aumentou a quantidade e a diversidade dos resíduos sólidos. Fica evidente a importância de sensibilizar o ser humano para que estes, ajam de modo responsável e consciente, conservando o meio ambiente saudável para esta e as demais gerações. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivos conhecer a concepção de professores de Ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental sobre reciclagem; verificar se os professores de Ciências abordam o tema reciclagem em sala de aula; identificar ações desenvolvidas pelos professores de Ciências relacionadas à reciclagem e; conhecer a importância que os professores de Ciências atribuem à reciclagem. Para alcançar esses objetivos realizamos uma pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário. Os sujeitos da pesquisa foram sete professores que ministram aulas de ciência nos últimos anos do ensino fundamental, ou seja, de 6º a 9º ano em escolas públicas do município de Portel, Pará. Os dados foram analisados utilizando os princípios da análise de conteúdo. Com a pesquisa, observamos que os professores consultados, trabalham este tema em sala de aula, e que cada um, possui uma maneira de fazer isso, o que ficou claro também, é que mesmo sendo um assunto que rotineiramente é tratado na televisão, muitos professores não têm o total domínio do real significado do termo reciclagem, atribuindo a ela a definição de reutilização. Isso demonstra a urgente necessidade de investimentos e capacitação contínua para os professores. Pois só assim, será possível a promoção das mudanças comportamentais e de valores em nossos alunos.