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Navegando por Assunto "Mediação da nformação"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Marketing digital como ferramenta para a mediação da informação: as estratégias do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
    (2025-04-03) CARVALHO NETO, Jair dos Passos de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    A era da informação, atrelada ao surgimento de avanços tecnológicos e à contínua evolução dos meios de comunicação e informação, representa uma transformação no modo como as pessoas interagem e buscam informação e conhecimento. Este trabalho analisa como o Museu Paraense Emílio Goeldi utiliza as mídias sociais para mediar a informação científica ao público. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, utilizando uma combinação de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisadas as redes sociais do Museu, incluindo Instagram, Facebook, YouTube e X, para identificar as estratégias de marketing digital e mediação da informação científica. A análise documental permitiu mapear as práticas e iniciativas adotadas pelo Museu ao longo do tempo. Os resultados evidenciam que o Museu utiliza diversas plataformas de mídias sociais para disseminar informações científicas. O YouTube foi a primeira plataforma adotada, seguida pelo Facebook e Instagram, sendo esta a plataforma mais ativa, especialmente durante a pandemia, com reels e conteúdo interativo. A rede X é utilizada com menor frequência. A estratégia de conteúdo é orgânica, sem promoções pagas e enfrenta desafios na integração entre setores para curadoria. Considera que as mídias sociais ampliaram o alcance e o engajamento do Museu. Este estudo reforça a importância das mídias sociais na mediação da informação e no engajamento com o público, destacando a contínua evolução das estratégias digitais do Museu para se adaptar às mudanças e necessidades do público. A pesquisa conclui que, ao utilizar as mídias sociais de forma estratégica, o Museu consegue não apenas ampliar seu alcance, mas também promover uma interação mais significativa com a sociedade, contribuindo para a democratização do acesso ao conhecimento científico e cultural.
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