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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Arquivo Público do Estado do Pará como difusor sociocultural: as múltiplas percepções da sociedade sobre o arquivo (2011-2018)
    (2018) MORAES, Zilmilene Costa de; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0002-7701-7877
    Dentro do escopo das funções arquivística tem-se a difusão como uma das funções que melhor atende a disseminação da informação em arquivos. Esta se apresenta por meio de metodologias voltadas a difusão educacional, editorial e cultural, envolvendo temáticas complementares como mediação e acesso. Diante do avanço tecnológico emergente de um pós-segunda guerra mundial, fator que contribuiu com as mudanças na forma como a sociedade se relaciona com as instituições culturais como: museu, teatro, biblioteca e arquivo, o que acaba impulsionando os profissionais da área a repensarem na renovação das metodologias tradicionais de difusão, com a finalidade de relacionar e aliar as tecnologias e a mediação neste processo. O estudo de usuários e a percepção que estes têm das instituições arquivísticas, nos dão subsídios para o uso de uma mediação voltada ao sociocultural, abrangendo educação e a promoção, divulgação dos serviços e atividades dos arquivos, como também, o desenvolvimento de projetos culturais. Por conseguinte, tem-se como objeto de estudo o Arquivo Público do Estado do Pará e como objetivo geral procura-se demonstrar as múltiplas percepções que a sociedade tem para com esse, derivando-se assim, o objetivo específico que tem por finalidade entender, refletir e analisar a melhor maneira de realizar difusão sociocultural. Entende-se que a difusão em arquivos requer estudos mais aprofundados na temática, visto que, fases como classificação e avaliação são mais abordadas, devido ao fato de muitos arquivos brasileiros estarem voltados ao desenvolvimento de atividades tecnicistas de organização e eliminação de documentos, postergando uma das funções que melhor se enquadram na função social do arquivista.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O bibliotecário e a mediação da leitura em bibliotecas nas escolas
    (2017) MONTEIRO, Lady Thamara Lima; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Identifica quais práticas de incentivos a leitura o bibliotecário escolar media na vida de crianças, desde sua base colegial, assim, o estudo trata da significação da biblioteca escolar com a participação ativa do bibliotecário, definindo-o na função de mediador que este profissional possui. Estuda ações de incentivo a leitura, realizadas em uma biblioteca escolar pelo bibliotecário da rede de ensino privado junto a alunos da educação fundamental. Utiliza a pesquisa bibliográfica para o referencial teórico, no qual aborda a leitura e sua importância para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva, por mostrar as atividades desenvolvidas em uma biblioteca. Utiliza como procedimento técnico a entrevista, realizada junto a uma bibliotecária que atua em biblioteca de uma escola do ensino fundamental, a fim de coletar os dados primários. Ressalta que a leitura é fundamental na formação individual do ser humano e na construção social, cultural e intelectual. Faz uma breve abordagem do ensino fundamental, que é nessa modalidade de ensino onde a leitura é essencial na formação e desenvolvimento intelectual dos alunos. Reforça que com práticas de incentivo a leitura, será possível ter leitores desde a infância, acentuando o papel do bibliotecário em atividades como a hora do conto, realizadas em bibliotecas escolares visando inculcar nos alunos o hábito de ler. Por fim percebe-se que é por meio da leitura que o indivíduo desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A casa da criança Santa Inês e a mediação de leitura literária
    (2019-07-19) OLIVEIRA, Glória da Conceição Martins; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181
    No presente relato de experiência, farei uma reflexão em torno da mediação de leitura literária, tendo como base as ações que desenvolvi na E.E.E.F. Casa da Criança Santa Inês, com alunos de uma turma de 3º ano, durante o período em que cursei a disciplina “Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental”, no curso de Pedagogia da UFPA. Nas ações de mediação trabalhei com a obra Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Tomando como base a carência de experiências com a leitura literária no cotidiano escolar das crianças, a conscientização sobre o preconceito racial e sobre a inclusão, o objetivo maior das ações foi chamar a atenção dos alunos para a prática da leitura enquanto experiência prazerosa, visando proporcionar também a reflexão crítica das crianças. Primeiramente, farei um breve histórico de minhas experiências de leitura para chegar posteriormente às minhas observações durante o Estágio. Para tanto, busquei dialogar com o pensamento de alguns autores que se debruçaram sobre o tema da leitura literária, tais como: Tzvetan Todorov (2009), Antonio Candido (2011), Marisa Lajolo (2005), entre outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará
    (2019-09-10) NONATO, Valdilene Maria Vasconcelos; HORA, Dinair Leal da; http://lattes.cnpq.br/2705119184820662
    A presente pesquisa tem como tema: Coordenação Pedagógica no Ensino Fundamental: Atribuições e práticas na Escola de Ensino Fundamental no Município de Acará, que tem por finalidade conhecer as atribuições e práticas que o Coordenador Pedagógico exerce no âmbito escolar e como se dá as relações e mediações do coordenador com os professores na escola. Tem como objetivo refletir sobre o papel do Coordenador Pedagógico, conhecer sua função na prática educativa, buscar compreender as várias atribuições que lhes cabem como o profissional que promove a articulação, a mediação e a transformação no âmbito escolar. A abordagem utilizada foi qualitativa, o tipo de pesquisa escolhida foi o Estudo de Caso, através de coleta de dados realizadas na EMEIF Manoel Antônio de Castro, na cidade de Acará, por fazer-se necessário esse entendimento utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação, entrevistas e análise documental. O Coordenador Pedagógico precisa ser um profissional capaz de realizar a formação continuada com os professores, buscando contribuir para uma educação capaz de suprir as necessidades dos alunos, daí a relevância de se conhecer a identidade do Coordenador Pedagógico, para realizar um trabalho de qualidade fornecendo subsídios para a escola e principalmente para os professores. Dadas as questões e reflexões levantadas através dos estudos e entrevistas realizadas, obteve-se o seguinte resultado: O Coordenador Pedagógico apresenta-se como um profissional importante no processo ensino aprendizagem e na formação continuada dos docentes, sendo um agente mediador e articulador das ações pedagógicas visando sempre o melhoramento da educação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A mediação da leitura em libras para crianças surdas nas séries iniciais do ensino fundamental: o caso do Instituto Felipe Smaldone
    (2016) IGREJA, Rosana do Socorro Corrêa; ARRUDA, Maria Izabel Moreira; http://lattes.cnpq.br/1001771838942690
    O presente trabalho aborda e investiga a questão da mediação da leitura na Língua Brasileira de Sinais nas séries iniciais do ensino fundamental, cujos objetivos específicos são de identificar esses profissionais que promovem o incentivo à leitura; identificar também quais são as técnicas e ou recursos utilizados e ainda analisar as crianças surdas como elas interagem nesse processo e se elas gostam dessa atividade. A revisão da literatura traz conceitos sobre a mediação da informação como um objeto de estudo da Ciência da Informação, a Surdez Infantil e sua classificação, um breve histórico da LIBRAS conforme o decreto nº5626 de 22 de dezembro de 2005, que regulamentada pela Lei nº 10.246, de 24 de abril de 2002, reconhece como a primeira língua do surdo, e também sobre Os livros Infantis traduzidos para a libras. Os sujeitos da pesquisa foram às professoras e as crianças surdas das séries iniciais; a metodologia utilizada para a realização desta pesquisa se deu por meio de observações em campo e aplicação de questionários abertos e fechados para os sujeitos envolvidos na pesquisa. As análises dos dados revelaram que a Instituição, possui profissionais de maneira relevante qualificados nas libras, para fazer a mediação da leitura utilizam a datilologia, porém constatou-se a falta de materiais traduzidos para a libras, como livros impressos e materiais digitais e também de uma biblioteca escolar específica, com um bibliotecário qualificado na língua de sinais, para que este possa interagir com o aluno(a), e desse modo estará contribuindo para a inserção e inclusão do mesmo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Processo de mediação do acervo de imagens da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará
    (2018) PESSOA, Thamyris Chavante Nogueira; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859
    Trata sobre a ocorrência da mediação do acervo de imagens na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará e os fatores que influenciam nesse processo. Possui como objetivos específicos, verificar se a Biblioteca Central possui um acervo de imagens e como este acervo estaria disponível para seus usuários, bem como pretende detectar quais barreiras fazem com que não haja a medição das imagens por parte dos bibliotecários. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, sendo realizado um estudo de caso utilizando como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada, que foi realizada com quatro bibliotecárias, sendo elas do setor de Referência, Processamento técnico e Obras raras. Foi verificado que a Biblioteca Central possui um acervo de imagens, porém só as fotografias estão disponíveis para a consulta dos usuários. Foi identificado que as principais barreiras encontradas na mediação, seja ela direta ou indireta, do acervo de imagens são a falta de capacitação do profissional, a pouca procura por parte dos usuários pelas informações, a falta de equipamentos e até mesmo o desinteresse da gestão que está no comando da biblioteca.
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