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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O “bom” e o “mau” selvagem através das telas: uma análise das representações indígenas na TV aberta brasileira (1980-1990), seus impactos no imaginário social e no ensino de História(2025-09-15) MOREIRA, Wueslen de Souza; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259Este trabalho tem por finalidade analisar as representações indígenas nos espaços midiáticos dos programas de TV do final das décadas de 1980 e 1990 e como a TV aberta, enquanto espaço de poder, foi uma importante ferramenta para a perpetuação dos estereótipos relacionados aos indígenas nos dias atuais, no contexto brasileiro. Será utilizada como fonte a plataforma YouTube, a fim de acessar quadros de programas como Casseta & Planeta, Os Trapalhões e Xou da Xuxa, buscando enfatizar como a TV brasileira do final do século XX foi marcada por estereótipos, falta de diversidade e uma visão estigmatizada acerca dos povos originários. O trabalho parte de um método qualitativo-interpretativo. A TV aberta, enquanto espaço de poder, contribuiu para a consolidação de um imaginário racista e estigmatizado em relação aos povos indígenas. O objetivo inicial é destacar o espaço da mídia como um espaço de poder e como a sua grande relevância é capaz de moldar pensamentos e influenciar indivíduos a partir do discurso; evidenciar como os indígenas são abordados historicamente no espaço escolar e suas representações; realizar, posteriormente, uma análise dos programas de TV que pautaram o “índio” em suas programações; e, por fim, propor uma intervenção didática, de forma teórica, voltada para o trabalho com alunos do ensino fundamental, buscando desmistificar estereótipos e percepções distorcidas em relação aos povos indígenas brasileiros, a partir de uma perspectiva decolonial de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Manto Sagrado e o preconceito velado: o estigma negativo em torno da torcida do Flamengo à luz da Historiografia(2024-11-08) ALVES, Gabriel Ribeiro; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Neste artigo analiso o estigma associado à torcida do Flamengo, frequentemente rotulada pela imprensa e pela sociedade como "torcida de favelado". Ao longo dos anos, tal rotulagem tem influenciado a percepção pública e moldado narrativas que refletem e perpetuam estigmas socioeconômicos e culturais. A pesquisa se debruça sobre a cobertura midiática e como esta abordou a composição social e as características da torcida do Flamengo, considerada uma das maiores e mais diversas do Brasil. Através de uma análise histórica, o estudo busca compreender como o discurso midiático contribuiu para a formação desse estigma e quais impactos sociais e culturais isso gerou ao longo do tempo. A metodologia combina tanto análises qualitativas quanto quantitativas, investigando materiais impressos e digitais que documentam a representação da torcida flamenguista tanto na imprensa quanto na cultura popular. Um grande questionamento a se fazer para entender o debate é: por que o clube mais popular do país, que disputa o esporte mais popular do país, vem a ser tão estigmatizado negativamente pelas pessoas, que não torcedores, em geral? Ao explorar as narrativas que emergem nesses contextos e como elas se relacionam com as dinâmicas sociais e culturais, o artigo pretende ampliar a discussão sobre as complexas relações entre futebol, mídia e sociedade, bem como seus reflexos na construção de identidades e desigualdades.