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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação de redes neurais artificiais para a classificação da capacidade produtiva de um povoamento florestal na região do Jari, Oeste do Pará
    (2019-11-22) GAMA, Natally Celestino; FIGUEIREDO, Lívia Thais Moreira de; http://lattes.cnpq.br/8911087133536210
    Este trabalho teve por objetivo avaliar a classificação da capacidade produtiva por meio de métodos tradicionais e comparar com a classificação obtida por meio do uso de Redes Neurais Artificiais em plantios de Eucalyptus urograndis na Amazônia. Os dados são oriundos de plantios clonais não desbastados de híbridos de Eucalyptus urograndis localizados na região do Jari no oeste do estado do Pará. Para a classificação da capacidade produtiva foram avaliados os seguintes métodos: curva-guia (MCG), equação das diferenças (MED) e predição de parâmetros (MPP). Os critérios estatísticos empregados para avaliar a qualidade da classificação foram: BIAS (%), raiz quadrada do erro médio (RQEM(%)), coeficiente de correlação (rŷ.y ) e o critério de Informação Bayesiano (BIC). A classificação por meio de redes neurais artificiais foi superior à obtida por meio de métodos tradicionais, o que demonstra o potencial dessa ferramenta na classificação da capacidade produtiva de povoamentos florestais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Terapêutica e prescrição medicamentosa: conhecimento dos acadêmicos de Odontologia da cidade de Belém-Pará
    (2020-10-01) SANTANA, Adan Lucas Pantoja de; PETTA, Thaís de Mendonça; http://lattes.cnpq.br/9837441263875599; https://orcid.org/0000-0003-4476-2667; COUTO, Roberta Souza D’Almeida; http://lattes.cnpq.br/8311184637940959
    A terapêutica e as prescrições medicamentosas são pilares fundamentais da formação do Cirurgião-Dentista sendo elas estratégias utilizadas com o intuito de controlar, prevenir e/ou tratar doenças. A gama de medicamentos que podem ser prescritos no âmbito odontológico é vasta, tornando fundamental o entendimento sólido das prescrições e sua influência na saúde geral do paciente. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento de acadêmicos de odontologia de instituições de ensino da cidade de Belém, no âmbito da terapêutica e da prescrição medicamentosa, no decorrer e ao final do curso. A pesquisa foi transversal e descritiva do tipo inquérito. Foram incluídos no estudo acadêmicos de odontologia de duas instituições de ensino da cidade de Belém do Pará que responderam ao questionário referente aos conhecimentos de: farmacologia/terapêutica medicamentosa, legislação em vigor referente à prática de prescrição odontológica e indicação/prescrição comum e em casos especiais de medicamentos no âmbito odontológico. Como resultados acerca do nível de acerto dos acadêmicos, observou-se um desempenho ruim para 57,8% dos acadêmicos, nível razoável para 35,2%, nível bom para 7%, sendo que nenhum acadêmico apresentou nível excelente. Dentre os questionamentos realizados aos acadêmicos sobre terapêutica e prescrição medicamentosa, houve diferença entre as instuições avaliadas nos tópicos: substituição de prescrição por farmacêutico; fármacos associados ao metronidazol na terapia de periodontite agressiva; influência de anti-inflamatórios não esteroides (AINES) na hipertensão arterial e função renal; formas farmacêuticas de prescrição para crianças; e vasoconstritor não recomendado para gestantes. As principais deficiências no conhecimento dos acadêmicos, de ambas instituições avaliadas, foi nos quesitos: medicamentos de uso em emergências médicas, concentração de fluoretos de uso diário e em enxaguantes. Já com relação às maiores taxas de acertos, o desempenho foi melhor nos questionamentos sobre: substituição de prescrição por farmacêutico, formas farmacêuticas de prescrição para crianças e princípio ativo da marca comercial Periogard®. Com este estudo concluiu-se que o conhecimento dos acadêmicos de odontologia da cidade de Belém-Pará é insuficiente para realizar uma prescrição adequada, com segurança e de qualidade, mostrando necessidade de readequações das metodologias de ensino-aprendizagem na terapêutica medicamentosa, incluindo abordagens mais sofisticadas e dinâmicas, com educação continuada e avaliações teórico-práticas constantes ao longo da graduação.
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