Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "MeDiNa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de sensibilidade das respostas do software MEDINA às variações dos parâmetros de entrada
    (2022-06-24) LIMA, Luan Patrick Reis; ARAÚJO, Ana Beatriz Marques de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    Atualmente há uma necessidade de substituir os métodos empirícos de dimensionamento de pavimentos por novos métodos que utilizam conceitos da mecânica (empírico-mecanísticos), assim como ocorre na transição do método vigente brasileiro para o método MeDiNa. No entanto, o software MeDiNa requer muitos parâmetros de entrada que são obtidos através de ensaios pouco acessíveis, e por isso acabam sendo estimados por meio de correlações. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise de sensibilidade da porcentagem de Área Trincada Estimada (TRI) e do Afundamento de Trilha de Roda (ATR) em dois pavimentos flexíveis, calculados pelo MeDiNa. Para tanto, foram utilizados dados do Projeto de Duplicação da BR-316 a partir dos quais, mediante correlações empíricas, foram estimados os parâmetros de entrada do cenário de referência tais como: Módulo de Resiliência (MR), Coeficiente de Poisson (μ), Coeficientes de Regressão de deformação permanente (Ψi) e fadiga (K1). Posteriormente estes parâmetros de entrada foram variados, individualmente, em ± 25% e analisados os resultados de ATR e TRI em dois pavimentos de tráfegos diferentes, ambos sobre o mesmo subleito. Para as estruturas estudadas, a técnica de análise de sensibilidade detectou forte susceptibilidade do ATR às variações de coeficiente de regressão Ψ2 e coeficiente de Poisson no subleito e especialmente na base onde geraram respectivamente aumentos de 41,0% e 18,1%, além de indicar que a TRI é muito afetada pela espessura da camada e módulo de resiliência do revestimento, onde registraram respectivamente aumentos de 29,6% e 17,7%. Portanto recomenda-se a realização prioritária desses ensaios, em detrimento dos demais, cujos parâmetros poderiam ser obtidos por correlações, no presente cenário de restrição de ensaios.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Geração de modelo de regressão linear múltipla, a partir dos dados do software medina, para prever o afundamento de trilha de roda em função de parâmetros do tráfego, da base e do subleito
    (2022-12-16) ALMEIDA, Danilo Ferreira de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    O dimensionamento de pavimentos flexíveis encontra-se em processo de adaptação, a tendência é substituir gradualmente métodos empíricos por métodos empíricomecanísticos, como o método MeDiNa. No entanto, o software MeDiNa exige ensaios complexos para a completa caracterização dos materiais e que não são amplamente acessíveis, especialmente na região Norte do Brasil. Isto induz o projetista a buscar correlações na literatura para obter os parâmetros de entrada do MeDiNa, o que agrega incertezas e produz erros no dimensionamento. Por isso, este trabalho objetiva gerar um modelo de previsão do Afundamento de Trilha de Roda (ATR) em função de parâmetros do tráfego, da base e subleito. Para tanto, foram variados quatro parâmetros da base e subleito em cinco níveis e o tráfego em dois níveis o que resultou em 1250 cenários de simulação e introduzidos no MeDiNa para o cálculo de ATR. Com os dados dos 1250 cenários de simulação, criou-se um modelo de regressão linear múltipla para prever os resultados de ATR e comparou-se estes resultados com os calculados pelo software MeDiNa. Os principais resultados foram: o modelo de previsão do ATR apresentou R² = 0,693, isto é, aproximadamente 70% dos resultados são explicados pelo modelo, um bom resultado considerando que foram utilizadas apenas 5 variáveis para caracterizar os materiais; Os parâmetros de deformação permanente Ψ4 e Ψ3 foram os parâmetros que mais modificaram, de modo diretamente e inversamente proporcional, respectivamente, os resultados de ATR; O coeficiente de Poisson e o número N (tráfego) foram os parâmetros que menos modificaram os resultados de ATR. Por fim, conclui-se o objetivo foi alcançado e que o modelo é uma importante ferramenta para auxiliar o projetista na tomada de decisão acerca do dimensionamento de pavimentos com uso do software MeDiNa.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA