Navegando por Assunto "Mathematics - Study and teaching"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa de aplicativos mobile para o ensino da matemática para alunos do ensino fundamental(2023-04-05) LIMA, Eduardo Garcia de; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903Este trabalho teve como objetivo comparar quatro aplicativos para o ensino de matemática, visando identificar suas principais características e apontar suas potencialidades e limitar o processo de aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi a análise descritiva e comparativa dos aplicativos selecionados, considerando critérios como conteúdo, interface, interatividade e recursos didáticos. Os resultados apontaram que os aplicativos apresentam diferentes abordagens pedagógicas e características técnicas, o que pode influenciar diretamente na aprendizagem dos alunos. Foi possível verificar que alguns aplicativos apresentam uma maior variedade de recursos didáticos, enquanto outros se destacam pela facilidade de uso e interatividade. Diante desses resultados, conclui-se que a escolha do aplicativo mais adequado para o ensino de matemática deve levar em consideração as características da turma e dos objetivos pedagógicos, bem como as limitações e potencialidades de cada aplicativo avaliador. A pesquisa contribuiu para ampliar o conhecimento sobre as possibilidades de uso dos aplicativos para o ensino de matemática e pode subsidiar a tomada de decisão de professores e gestores educacionais na escolha dos recursos tecnológicos mais adequados para seus alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática(2019-12-02) BENJAMIM, Sâmia Costa; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Esta pesquisa traz como temática o estudo da Avaliação da Aprendizagem, tendo como foco os métodos e os instrumentos avaliativos utilizados no ensino das disciplinas de Matemática. A avaliação implementada na atualidade, de cunho classificatório precisa ser modificada, para que se cumpra o real papel da avaliação escolar, de melhorar a qualidade da educação, fazendo-se necessário debater sobre a importância de avaliar a aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa realizada é de natureza básica, analítico-descritiva, utilizando de procedimentos bibliográficos e observacionais e, com o objetivo de analisar métodos e instrumentos utilizados por professores de Matemática para avaliar a aprendizagem de estudantes do Ensino Médio em uma escola pública do município de Castanhal/PA. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas com questões semiestruturadas realizada com 4 professores de Matemática e de questionários com questões semiestruturadas e de múltipla escolha aplicado a 79 estudantes do Ensino Médio de uma escola da cidade de Castanhal no estado do Pará. Após a análise dos dados obtidos, constatamos que tanto os professores quanto os estudantes que participaram da pesquisa, não acreditam que um único período avaliativo seja suficiente para determinar se ocorreu ou não o aprendizado e, que mudanças deveriam ocorrer nos atuais métodos utilizados para avaliar, deixando de ser compreendido como um período, para ser visto como um processo contínuo e permanente. Conclui-se que se faz necessário fomentar debates sobre Avaliação da Aprendizagem desde o processo de formação inicial de professores, para que mudanças ocorram nos métodos avaliativos e que essas alterações possam ser postas em prática com o intuito de melhorias na qualidade da educação para todos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conexões docentes: ensino regular e AEE no processo de escolarização de um estudante cego(2020-02-18) BERNARDO, Beatriz Figueiredo; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184O presente estudo visa analisar e compreender as conexões docentes entre AEE (Atendimento Escolar Especializado) e sala regular no que se refere à escolarização de um estudante cego, como reflexão sobre as formas e as possibilidades empregatícias dos conteúdos matemáticos à esse estudante. O assunto tratou-se de expor a realidade dos professores ao buscar ensinar a Matemática de forma acessível ao estudante cego. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa com professoras do Ensino Regular e do AEE de uma escola da rede estadual, situada no município de Castanhal – PA. Foi desenvolvida a partir de uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário e uma entrevista áudio-gravada às professoras. As questões que norteiam este assunto proporcionaram um leque de questionamentos, principalmente pela falta de informação sobre o Braile (Sistema de Escrita Tátil) para o ensino da Matemática, que permite incluir esse estudante no currículo escolar, possibilitando a ele coletar informações necessárias a ponto de formular, resolver e compreender os assuntos de forma significativa. Os dados da pesquisa apontaram as dificuldades do processo do ensino da Matemática a este estudante, a falta de manutenção de materiais, além da falta de atualização e qualificação das docentes. Propõe-se a partir desse estudo despertar um novo olhar sobre o processo de qualificação docente, no que tange a inclusão de alunos cegos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios de professores para ensinar conteúdos matemáticos na escola do campo da comunidade de Santana do Capim - PA(2022-07-12) MANITO, Jaqueline da Silva; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente trabalho de conclusão de curso – TCC, tem como objetivo compreender os desafios que se postam nas salas de aula para ensinar conceitos matemáticos básicos em uma escola do Campo. Para levantamento das informações, elaboramos um roteiro de entrevista com cinco questões semiestruturadas. Participaram como sujeitos da pesquisa quatro professores de Matemática que desenvolvem suas atividades docentes em escolas públicas do município de Santana do Capim-PA. Consideramos importante, dar voz a estes professores, na perspectiva de compreender de que forma eles ensinam os conteúdos matemáticos, dadas as condições do contexto em que a escola está situada, dando destaque aos principais desafios que interferem no processo de ensino e aprendizagem da matemática. As questões postas no roteiro, nos permitiram identificar os principais aspectos que contribuem e interferem na aprendizagem da matemática da escola investigada. Para fundamentar as questões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fazer discussões relacionadas as questões abordadas na pesquisa de campo, tendo como embasamento os estudos realizados Jean Piaget, Lev Vygotsky e David Ausubel, entre outros que discutem sobre a temática investigada. As questões de investigação foram transformadas em unidades de análise e os resultados apontam que vários são os desafios do ensino de conceitos matemáticos básicos, entre estes, destacamos: distorção idade/série; turmas multisseriadas; a distância entre escola e a residência do estudante; falta de estrutura que se somam as dificuldades na interpretação e resolução de problemas pela falta de domínio das quatro operações básicas – que são considerados como elementos incisivos para que os desafios para ensinar, sejam acentuados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios em aprendizagens matemática com ensino remoto durante a pandemia do COVID-19(2022-02-25) COUTINHO, Amanda Aylla Siqueira; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274O presente trabalho abordou a temática ensino de matemática no ensino remoto durante a Pandemia do Covid-19 e seus desafios, com objetivo discutir os desafios do ensino da Matemática por meio do ensino remoto durante a pandemia do covid-19 sob o ponto de vista dos docentes. Trata-se de uma pesquisa descritiva e para tanto foi utilizado questionário online pela ferramenta do Google Forms, para obter as respostas dos docentes que vivenciaram esse período atípico. Assim, segundo os relatos as maiores dificuldades enfrentadas estão relacionadas a falta de conhecimento tecnológico para ministrar aulas, a falta de estrutura e de acessórios adequados para trabalhar em home office, da mesma forma os estudantes que não tinham acesso à internet de qualidade para acompanhar as aulas e com isso sentiram mais dificuldades na aprendizagem da matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades para ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios da sala de aula(2019-12-12) RODRIGUES, Fabio Macedo; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O estudo refere-se a aspectos relacionados a dificuldade para ensinar e aprender conteúdos matemáticos em sala de aula, feito por meio de uma pesquisa quantiqualitativa em que se busca entender quais os desafios encontrados tanto por professores como estudantes em ambiente escolar no Município de Castanhal-PA. Neste propósito, faz-se uma abordagem teórica no que tange ao processo de aplicação dos métodos que envolvem o ensino da matemática. Em seguida, elaborou-se um roteiro de entrevista estruturada, obedecendo às especificidades dos sujeitos da entidade pesquisada, relacionando-os a importância do professor, ao incentivo do aprendizado da matemática, à metodologia aplicada e às dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da disciplina em questão, assim como em sua aplicação cotidiana. As respostas dadas a estas questões foram analisadas e interpretadas a partir de teóricos que estudam a temática como D´Ambrósio (1998), Libâneo, (1994), Bessa (2005) e documentos do ministério da educação como os Parâmetros Curriculares do Ensino Médios (2000).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) EAD no cárcere: aspirações sobre essa modalidade de ensino no Presídio Estadual Metropolitano III (PEM III)(2022-07-12) BARROS, Caio Cesar Carmo; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347Este Trabalho de Curso (TCC) intitulado “EAD NO CÁRCERE: aspirações sobre essa modalidade de ensino no Presídio Estadual Metropolitano III – PEM III” surgiu da indagação: Que contribuições e possibilidades de se implantar a Educação à Distância (EaD) no Presídio Estadual Metropolitano III, conhecido como PEM III? Teve como objetivo geral analisar contribuições e possibilidades de se implantar a Educação à Distância (EaD) no Presídio Estadual Metropolitano III, a partir da concepção de profissionais da educação (professores e coordenadores pedagógicos). E, os específicos foram: conhecer o processo de Ensino Formal desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Pará (SEAP); investigar as possibilidades da implantação do ensino em EaD no Sistema Prisional; e, identificar estratégias metodológicas que os professores de Matemática podem desenvolver no ensino em EaD no PEM III. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, cujos resultados mostram que o Ensino da EaD é uma modalidade de ensino bem vista pelos professores que atuam naquele espaço, segundo os quais há a necessidade de monitores em sala de aula para tirar as dúvidas dos alunos detentos. Revelou-se, que a educação no Sistema Prisional do Pará avançou somente a partir de 2006, com a aprovação do Projeto Educando para a Liberdade, que visou a garantia de acesso das Situação de Restrição ou Privada de Liberdade (PESRPL) à educação. Ficou evidente ainda que a EaD não é uma realidade em todas as penitenciarias paraenses, e que é uma necessidade tanto para os detentos quanto para os profissionais da educação que ali atuam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: desafios do/no processo de ensinar e aprender conteúdos matemáticos nesta modalidade de ensino(2022-07-12) NASCIMENTO, Gleice Souza do; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente Trabalho de Curso (TCC), é resultado de uma pesquisa qualitativa, tendo como foco de estudos a Educação de Jovens e Adultos EJA, com objetivo de investigar possíveis fatores que possam estar interferindo e desafiando as práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem da matemática na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA. A pesquisa se caracteriza como descritiva, quanto ao seu enfoque como de caráter exploratório. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa, foi baseada nas leituras de livros, teses, dissertações e artigos que discutem a temática investigada, possibilitando a compreensão dos desafios de trabalhar neste nível de escolaridade e nesta modalidade de ensino. As informações foram constituídas por meio de uma pesquisa de campo com cinco professores que ensinam matemática em uma escola pública do município de Castanhal - Pará. Os resultados apontam que embora os profissionais que atuam como professores na área da matemática apesar de demostrarem grande diligência em desempenhar uma boa pratica pedagógica e possuir boa relação entre o profissional e o aluno, ainda têm grande necessidade de uma capacitação na área para trabalhar essa modalidade de ensino em sala de aula, há uma necessidade de um olhar voltado às necessidades desses profissionais e alunos aos quais lhes são atribuídas grandes responsabilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação matemática em Castanhal – Brasil: um olhar pelo ensino de Gotenba-JAPÃO no 7º ano do ensino fundamental(2019-12-10) KANDACHI, Sabryna Kaori dos Santos; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062Este trabalho objetiva lançar olhares pelo ensino de Gotenba-Japão no 7º ano do Ensino Fundamental por entre olhares aqui em Castanhal-Brasil no mesmo ano escolar. Tendo como pergunta fulcral: como desenvolvem as metodologias/estratégias em uma turma de 7º ano do Ensino em CastanhalBrasil olhando Gotenba-Japão? E para trilhar a pesquisa elaborei o objetivo principal: Analisar como se desenvolve os conteúdos matemáticos em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental com metodologias/ estratégias em aulas em Castanhal-Brasil olhando a Educação do Gotenba-Japão. O traçado metodológico foi baseado em abordagem qualitativa com viés narrativo investigativo em que o lócus da investigação se deu em sala de aula de 7º Ano do Ensino Fundamental em escolas em Castanhal-Brasil e Gotenba-Japão. O referencial teórico foi abastecido por pesquisa bibliográfica e empírica, para as discussões e análises. As reflexões foram essenciais para um pensamento diferente o qual fui produzida como estudante de matemática. Ao término da pesquisa penso que me direciono a constituição de uma nova/outra professora para ensinar-aprender-ensinar Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elementos estruturantes da/na formação inicial de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(2019-12-06) VIEGAS, Suzane Moraes; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Fazer discursões acerca da Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é de grande relevância, pois é neste nível de escolaridade que os estudantes aprendem os primeiros conceitos matemáticos e, conhecer de que forma são dados os primeiros passos no campo do saber matemático nessa fase, contribui de forma significativa para a compreensão de como os estudantes aprendem conceitos matemáticos. Desta forma, este texto se constitui como um recorte da pesquisa realizada por meio do Projeto de Pesquisa PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntária do projeto, me despertou interesse em realizar esta pesquisa com o objetivo de analisar de que forma os conteúdos relacionados aos conceitos matemáticos são trabalhados no processo de formação inicial do professor Pedagogo, no sentido de habilitar o profissional para ensinar conceitos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa descritiva. Participaram como informantes, três professoras pedagogas atuantes em regência de classe no Ensino Fundamental I, em uma unidade de ensino público da cidade de Castanhal – Pará. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas com questões semiestruturadas, na perspectiva de responder ao objetivo proposto. A partir da análise das informações, os resultados nos permitiram identificar elementos estruturantes do processo formativo, apontando evidências de que as disciplinas de conteúdos matemáticos trabalhados na formação inicial das professoras pedagogas, não são suficientes para as habilitar para ensinar conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios que se postam no dia a dia nas salas de aula da Educação Básica(2021-01-29) MELO, Adilson Ribeiro de; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Esta é uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, que tem como principal objetivo analisar os desafios que se postam na sala de aula enfrentados pela professora de Matemática para ensinar conteúdo de Fração para estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental. Participaram deste estudo, 36 estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Igarapé-Açú-Pa. Para a composição das informações, fizemos observação nas aulas da professora de Matemática durante duas semanas. Após este período, realizamos a aplicação de um teste com questões do conteúdo de fração, na intenção de identificar as dificuldades dos estudantes em realizar as operações com fração. Durante o período de observação no campo de investigação, foi possível perceber que ensinar conteúdo de fração ainda é um desafio que posta nas salas de aula e, que causa preocupação, o que nos leva a fazer reflexões acerca do processo de ensino da Matemática. Compreende-se que ensinar Matemática não é uma tarefa fácil, porém é fundamental encontrar meios que possam contribuir para facilitar a melhoria do ensino, a partir da orientação necessária no sentido de estimular o estudante a desenvolver a capacidade e as habilidades para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Após aplicação do teste, estes foram organizados e os dados obtidos transformados em gráficos e analisados com base nos estudos realizados por teóricos que discutem a temática. Os resultados apontam que os desafios estão presentes nas salas de aula da Educação Básica, especialmente, quando se refere ao ensino de conteúdos matemáticos, como observado com estudantes do 6º Ano que fizeram parte deste estudo, o que consideramos que essas dificuldades podem estar relacionadas com a forma como os conhecimentos matemáticos foram aprendidos nos Anos Iniciais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)(2023-06-30) LEMOS, Jordan Marques; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O estudo volta-se à temática Educação Inclusiva e objetiva analisar o ensino- aprendizagem de Matemática para estudantes com transtorno do espectro autista - TEA. Para isso, aborda os conceitos de educação inclusiva, TEA, características do estudante autista e também a abordagem matemática para estes estudantes tendo como foco a discalculia. A pesquisa qualitativa realizada é do tipo revisão bibliográfica. Foi possível constatar, de acordo com a literatura pertinente, que existe uma grande dificuldade para professores e demais envolvidos nas escolas para o ensino de Matemática para esta parte da população. Diante de didáticas alternativas, metodologias que considerem os limites e dificuldades destes estudantes e com a utilização de jogos, torna-se possível que estudantes com TEA compreendam a Matemática e assimilem o conteúdo de maneira adequada, podendo levá-lo para a vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino das operações matemáticas fundamentais: a linguagem Scratch como estratégia a partir de um jogo digital(2021-05-04) SANTOS JUNIOR, Gerson Trindade dos; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953Esta pesquisa tem como intuito apresentar uma sugestão para o ensino da Matemática por meio de um jogo digital. Impulsionado pelo cenário de isolamento provocado pela pandemia da COVID-19 e associado à necessidade de adaptação às tecnologias, elaboramos um jogo como proposta educativa auxiliar para o ensino das quatro operações fundamentais da Matemática. Criado por meio da linguagem de programação Scratch, o jogo intitulado “Matemática Game Show” é um jogo de perguntas e respostas sobre adição, subtração, multiplicação e divisão. Devido ao afastamento físico-social vivenciado, o jogo teve que ser testado virtualmente com a maioria dos 30 alunos do ensino fundamental e médio de uma escola do município de Marituba, Estado do Pará, onde foi feita a pesquisa, e a partir de um questionário obtivemos os resultados da relação dos alunos com a Matemática e os jogos digitais. Através da análise desses resultados, observamos que os alunos não se sentem estimulados a aprender Matemática apenas com métodos de ensino tradicionais, porém houve grande aceitação do aprendizado através de jogos digitais como explicitam os gráficos da pesquisa. Por meio de uma metodologia de pesquisa experimental, o contato com o jogo e sua programação trouxe um ambiente novo aos alunos, tornando o processo mais divertido e motivador, já que se tornaram parte ativa no processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem da matemática: implicações desse processo para estudantes surdos e professores ouvintes no ensino fundamental(2019-12-05) LOPES NETO, Alexandre Alfaia; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006A proposta do presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos pertinentes a ausência de Libras como língua a ser utilizada por professores de Matemática ouvintes para comunicar-se com estudantes Surdos inseridos em classes regulares. A pesquisa é de abordagem qualitativa, na modalidade Estudo de Caso. Para constituição das informações, realizamos inicialmente, levantamento bibliográfico acerca da temática investigada, focando nos estudos realizados sobre: Surdez, Educação de Surdos e Ensino de Matemática para Estudantes Surdos. Para consolidar as informações iniciais, realizamos pesquisa de campo, tendo como informantes duas professoras licenciadas em Matemática que desenvolvem seu exercício docente em duas escolas públicas (uma estadual e outra municipal) do município de Castanhal - Pará. As informações foram constituídas por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, objetivando constituir informações acerca das práticas, das metodologias utilizadas pelas professoras e das dificuldades encontradas para ensinar conteúdos matemáticos para estudantes Surdos. Os resultados apontam que cada professora investigada tem opiniões semelhantes acerca das dificuldades encontradas na comunicação entre estudante/professor, sobre a inclusão de estudantes Surdos em classes regulares. Porém, divergem em outros aspectos, como as mudanças necessárias para tornar o processo de ensino mais prático e de qualidade. Pela relevância dos aspectos aqui contemplados, estes contribuem para o conhecimento e compreensão acerca das metodologias e práticas de ensino adotadas pelos professores Licenciados em Matemática diante de estudantes Surdos, quando estes professores não têm domínio da língua falada por estes estudantes, neste caso, a Língua Brasileira de Sinais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem matemática numa abordagem psicopedagógica(2020-02-18) BARBOSA, Edilene Machado; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184O presente trabalho intitulado Ensino e Aprendizagem Matemática numa abordagem Psicopedagógica apresenta as dificuldades com a disciplina de Matemática expressadas pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e professores entrevistados. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, na qual as informações foram elaboradas por intermédio de questionários aplicados dentro de sala de aula com a turma e uma entrevista com os professores a qual realiza um estudo de caso descritivo e explicativo que vem investigar um fenômeno dentro do próprio contexto de realidade. Além disso, foi realizada uma pesquisa de autores que comentam sobre barreiras no Ensino de Matemática, metodologias ativas e a associação com a Psicopedagogia para o enriquecimento dos estudos. Participaram da pesquisa, seis professores da rede pública de ensino e vinte e sete alunos do sexto ano. Mediante os resultados, foi observado que mesmo com a carência na Formação Continuada de professores, é possível constatar que há uma dedicação e um encanto quando o assunto é ensinar. Também teve relevância os transtornos psicológicos dos alunos que regularmente já possuem uma bagagem referente a Aprendizagem o que acarreta em criar ideias sobre julgadas quanto a disciplina de Matemática. Em vista disso, chegamos à conclusão que a capacidade de aprender é individualizada e construída diante de artifícios Psicopedagógicos que abrem caminho para uma aprendizagem mais significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino remoto da matemática no 6º ano fundamental: desafios e dificuldades em meio à pandemia(2022-02-25) MENEZES, Sílvia Neves; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O trabalho aborda a temática do ensino-aprendizagem e tem como objetivo geral: analisar o ensino da Matemática durante o isolamento social, por conta da Pandemia da Covid-19, no que concerne ao planejamento, à preparação e execução das atividades de modo remoto, e, como objetivos específicos: descrever a crise sanitária de covid-19 e sua relação com o uso das tecnologias digitais na educação; relacionar o ensino da Matemática antes e em meio à pandemia e compreender as percepções de professores e estudantes durante o período descrito. A pesquisa esteve ancorada em uma abordagem qualitativa exploratória, cujas informações foram coletadas por meio de questionários semiabertos direcionados a uma professora e seus respectivos estudantes do 6o ano do ensino fundamental. Constatou-se que o período enfrentado com o isolamento social deixou à mostra as dificuldades e desafios que professores e estudantes enfrentaram diante de um cenário muito diferente do habitual que exigiu de ambos um engajamento maior, por conta da ruptura na interação professor-estudante que havia na aula presencial. Verificou-se, ainda a necessidade de planejamento e preparação das aulas para serem executadas de forma remota, uma vez que se utilizou o próprio material didático adotado pela escola, com o planejamento que já estava pronto para ser usado no ensino presencial, havendo apenas a transposição para o modo remoto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino remoto: limites, desafios e interferências na formação inicial de professores de matemática no Campus Universitário de Castanhal(2022-02-22) FONSECA, Carlene do Amaral; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O Trabalho de Curso (TCC), ora apresentado, é o resultado de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o intuito de analisar as concepções de estudantes em formação do Curso de Licenciatura em Matemática sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE), com o objetivo de compreender de que forma os limites e desafios vivenciados pelos acadêmicos nas aulas online durante a pandemia podem interferir no processo de formação acadêmica dos mesmos. A pesquisa se caracteriza, como qualitativa, de modalidade exploratória e realizada com uma turma do curso de Matemática do Campus universitário de Castanhal/PA. A fundamentação teórica que sustenta essa pesquisa é baseada nas leituras de livros, dissertações, leis e artigos que discutem a temática investigada. Os dados/informações foram colhidos por meio de questionário respondido por 15 estudantes. Os resultados apontam inúmeros problemas recorrentes como a falta de recursos tecnológicos adequado, internet de qualidade e que, apesar das limitações, o ensino remoto contribuiu para a minimização dos impactos na formação dos discentes do curso de matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O erro e suas implicações na construção de conceitos matemáticos(2022-02-25) MORAES, Marcus Vinícius Freitas de; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Revisão Bibliográfica, que tem como foco o estudo acerca do ERRO e suas implicações na construção de conceitos matemáticos na educação básica, com o objetivo de compreender os obstáculos cognitivos que são provocados pelo erro na matemática, que implica no aprendizado matemático. Deste modo, esta pesquisa se caracteriza como sendo de natureza básica utilizando procedimentos de análise bibliográficas, fundamentados por teorias acerca da temática investigada. Nesse sentido, foi realizado um levantamento de teóricos que discutem o erro e suas implicações no aprendizado de conceitos matemáticos. Posteriormente, foi discutido sobre os obstáculos cognitivos a partir das teorias de Jean Piaget e Vygotsky. A partir do estudo feito, pode-se perceber que o erro é uma ferramenta de grande potencial para a aprendizagem de conceitos matemáticos, se trabalhado com atenção pelo mediador, uma vez que a fase entre a adequação de conceitos e o pleno entendimento destes é carregada de ideias que muitas vezes são impactadas por obstáculos cognitivos, mas que se direcionadas de maneira objetiva pelo orientador podem potencializar o aprendizado de conceitos matemáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos(2019-11-25) VIANA, Luiz Felipe Ribeiro; SILVA, Aline Costa da; http://lattes.cnpq.br/4042913704698890Este estudo apresenta uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Tem por objetivo analisar as estratégias usadas por professores/tutores em videoaulas de dois canais do YouTube para o ensino de conceitos de conjuntos. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar as estratégias usadas pelos professores do site, e constatar a efetividade das referidas aulas com base nos comentários postados nos vídeos. Da análise, observou-se que os recursos utilizados para o ensino de conjuntos nos dois canais, um canal faz uso de caneta e papel e o outro de um software de escrita, os canais apresentam o conteúdo de uma forma simples e detalhadas, essa videoaulas evidenciaram que os alunos/ usuários utilizam elas para relembrar, repor, buscar, esclarecer dúvidas e aprimorar seus conhecimentos sobre conjuntos, mostrando que as videoaulas podem contribuir para auxiliar, instigar, incentivar e o ensino e aprendizagem de conjuntos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Explorando as operações básicas da matemática: limites e possibilidades(2019-12-12) RIBEIRO, Fernando Gleison de Jesus; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184Este Trabalho de Curso (TCC) foi produzido a partir de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, motivado pela indagação: De que maneira o professor pode viabilizar o ensino e aprendizagem das operações básicas para a compreensão dos estudantes? Para esta indagação objetivamos buscar estratégias metodológicas que auxiliem professores e alunos na operacionalização das operações básicas. Para o qual fez-se necessário conhecer alguns métodos didáticos para o ensino e aprendizagem das quatro operações básicas da Matemática. Assim, foi realizada uma pesquisa com 48 alunos de uma escola da rede estadual de educação do município de Castanhal/PA, onde foram entrevistados 24 alunos do 7º ano do ensino fundamental e 24 alunos do 1º ano do ensino médio, cada aluno respondeu 12 perguntas de múltiplas escolhas e quatro perguntas com resoluções matemáticas, na qual cada uma era referente a uma operação básica. Os dados coletados na pesquisa mostram que a maior dificuldade dos alunos em conteúdos matemáticos está na falta de domínio das operações básicas, em especial a divisão.
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