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Navegando por Assunto "Mathematical modeling"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Agrupamento de madeiras amazônicas com base nas características macroscópicas e físicas
    (2019-12-12) CHAGAS, Dihego Rosa das; REIS, Alisson Rodrigo Souza; http://lattes.cnpq.br/7258026642139407; https://orcid.org/0000-0001-7182-4814
    A anatomia dá madeira é peça fundamental no combate ao comércio ilegal de madeira, e atualmente essa ferramenta, busca novas metodologias para que aliadas técnicas tradicionais, agilizem e otimizem a identificação da madeira. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo, caracterizar macroscopicamente o lenho de 15 madeiras amazônicas e realizar o agrupamento desses indivíduos através de analises estatísticas multivariadas. As madeiras utilizadas, são oriundas da xiloteca da Faculdade de Engenharia Florestal, UFPA – Campus Altamira. Utilizou-se as técnicas tradicionais usadas em anatomia da madeira e submetida a análise multivariada de conglomerado com a finalidade de agrupar as espécies, baseando-se nas suas características físicas e anatômicas. As estruturas anatômicas mais encontradas foram parênquima axial paratraqueal aliforme e apotraqueal difuso, cada um com 9 individuos. A família Fabaceae foi a que mais teve variações anatômicas entre os indivíduos e o gênero Caryocar foi o que apresentou caracteres das espécies mais similares entre si. As 15 espécies foram divididas em 3 grupos, formado pelas madeiras com características mais semelhantes. Todas as espécies foram identificadas segundo seus caracteres anatômicos e os 3 agrupamentos realizados apresentaram coerência. Mostrando a viabilidade do método, aliado as técnicas tradicionais de identificação de madeira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomodelagem no contexto do cultivo de hortaliças na Comunidade de Tamatáquara do Maú - Marapanim/PA
    (2024-02-29) FERREIRA, Juliana Victória de Lima; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    Este trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização de etnomodelos matemáticos na prática local do cultivo de hortaliças. Com isso, a pesquisa foi feita na comunidade de Tamataquara do Maú, no município de Marapanim, no estado do Pará. Nessa atividade, buscou-se reconhecer quais os conhecimentos matemáticos informais que podem ser utilizados no processo de matematização da modelagem matemática nessa comunidade. Na sequência os dados foram produzidos a partir das práticas de observação das atividades no cultivo de hortaliças, e também em entrevista com os proprietários produtores naquela comunidade. As análises dos dados mostram que a pesquisa alcançou os objetivos, de acordo com as informações obtidas, identificando que modelos matemáticos encontrados podem contribuir para uma aprendizagem considerável e contextualizada por meio da Etnomodelagem através da Modelagem Matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza
    (2019-12-09) SOUZA, Carolina Rodrigue de; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    O presente trabalho surgiu da necessidade de se pensar a Modelagem Matemática enquanto estratégia metodológica no ensino da Matemática, desenvolvida dentro de um contexto estudantil que descreve e lida com problemas reais. O trabalho objetivou discutir o fazer Modelagem Matemática do curso de Licenciatura em Matemática. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, realizada com um grupo de 13 estudantes, todos discentes do curso de Licenciatura em Matemática, no contexto de um curso de Modelagem Matemática desenvolvidos no âmbito do Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (LEMM). Usando tecnologias manuais e digitais, buscamos expor a matemática presente na resolução do problema simetria na natureza, trabalhando com um elemento natural: flores. Dentro das condições e ferramentas disponíveis o software Geogebra foi uma ferramenta potencialmente significativa para o processo de Modelagem Matemática, pois facilitou a obtenção dos resultados e demonstração de simetria ou não simetria das flores sorteadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Física, experimentos e modelagem: um relato de experiência acadêmica
    (2023-03-03) MATOS, Robson Ayrton da Silva; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152
    Este trabalho é apresentado na estrutura de um portfólio acadêmico e tem como ênfase trabalho que mostram a minha evolução como acadêmico e experiência que tive com a modelagem matemática. Neste trabalho são apresentadas três produções científicas desenvolvidas durante minha trajetória acadêmica, entre os anos de 2018 a 2023, no curso de Licenciatura em Matemática, amparando-se na Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018, que aprova a proposta do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, quanto a formulação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) neste formato. O objetivo desse portfolio é integrar a modelagem matemática junto a experimentos de baixo custo e simulações envolvendo linguagem de programação para o ensino. A primeira produção mostra o início das experiências acadêmicas utilizando a física e a matemática, a evolução da escrita acadêmica e a gama de conhecimento adquirida. Já a segunda produção surge a partir de reflexões sobre a primeira produção, é um trabalho mais completo, com aplicação, uma versão aprimorada do primeiro. Por fim o último elemento desde portfólio é uma chance de poder mostrar que toda a minha caminhada como acadêmico foi valiosa, os primeiros trabalhos mostram o real amadurecimento como acadêmico, e isso aparece no último trabalho, um pouco de matemática, física e modelagem matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática com funções trigonométricas
    (2024-02-28) PINHEIRO, Danilo Pablo Pinheiro; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187
    Observar a natureza é um comportamento do ser humano, percebido desde antiguidade, necessário para obtenção de conhecimento e evolução da humanidade. Com passar dos anos, foram adquiridos técnicas e meios de descrever fenômenos da natureza, com intuito de propiciar ao homem melhorias em atividades diárias e bem-estar. Fenômenos naturais, como a chuva, são necessários para a manutenção da vida na terra, porém, dependendo de sua intensidade, podem provocar danos, tanto para a humanidade quanto para a natureza. A capital paraense, Belém, possui maiores índices de chuvas do estado do Pará, tendo um ciclo anual de períodos chuvosos e menos chuvosos, que por vezes provocam transtornos para a população, ocasionando alagamentos e danos a saúde. Ao se tratar de meios para descrição de fenômenos, a modelagem matemática é um método de pesquisa, que utiliza de conceitos da matemática para a produção de ferramentas que auxiliem na descrição ou tomada de decisões sobre os mesmos. Atrelada a descrição de fenômenos cíclicos e a matemática, as funções trigonométricas são ferramentas de estudo da matemática que se comportam formando repetições, comumente utilizadas para a descrição de fenômenos cíclicos. Portanto, neste trabalho, será utilizada função trigonométrica como modelo para descrição do comportamento das precipitações de Belém, com utilização de dados de dez anos, modelagem matemática e software Rstúdio.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A modelagem matemática como estratégia para o ensino de física
    (2019-12-13) FERREIRA, Leonardo Batista Paixão; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706
    Este trabalho tem como objetivo apresentar a modelagem matemática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar, relacionando-a com a experimentação no ensino de física que teve sua aplicabilidade em uma turma do terceiro ano de uma escola localizada na Região Metropolitana de Belém. Ao decorrer da pesquisa é possível constatar que durante o processo de graduação dos futuros professores de física, a utilização de estratégias didáticas diferenciadas foi deixada em segundo plano para priorizar a uma metodologia tradicionalista de ensino. Esta conjuntura pode ser interpretada como a causa da baixa produtividade dos alunos de ensino médio, sendo uma situação preocupante que requer solução. Porquanto, com baseamento em relatos de estudantes, fez-se possível identificar que a dificuldade apresentada na compreensão da física é consequência principalmente da “matematização” do assunto, ou seja, abordar a física somente pela utilização exacerbada de formulas numéricas sem associá-las aos conceitos. Desta maneira, foi-se apresentado um referencial teórico com base nas pesquisas realizados por Bassenezi (2010), Barbosa (2001), D’Ambrósio (1986), Edwards e Hamson (1990), Kaiser e Sriraman (2006), Rosito (2003) entre outros, visando demonstrar as inúmeras aplicabilidades tanto da modelagem matemática quanto da experimentação no ensino de física. Em vista disso, deu-se de suma relevância expor trabalhos acadêmicos que abordam a modelagem matemática e também, demonstrar sua aplicabilidade em sala de aula. Através da análise dos dados obtidos e o relato da experiência durante o processo de desenvolvimento de experimentação no ensino de física, os resultados da utilização da modelagem matemática mostraram aceitação por educadores e estudantes, o que permite concluir que esta ferramenta de ensino-aprendizagem é eficiente e possui aplicabilidade viável.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática da produção do açaí através do ajuste não-linear
    (2022-07-05) NEGRÃO NETO, Francisco Augusto; RODRIGUES, Mateus da Silva; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    O presente trabalho almejou modelar matematicamente a produção deste fruto no Pará através da utilização da regressão logística, usando como referência os dados dos anos 1996 a 2020. O açaí é fonte de alimentação popular e um produto importante para a economia do estado do Pará. Devido suas propriedades nutricionais a comercialização deste fruto está bastante difundida no cenário nacional e internacional e, por esta razão, sua produção, que engloba o extrativismo e o plantio, vem aumentando a cada ano. O modelo obtido indicou que, mantido ritmo de crescimento da produção atual, a quantidade máxima, de mais de dois milhões de toneladas, deverá ser alcançado por volta do ano de 2045.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática e Geogebra na educação básica: um estudo a partir de dissertações do PROFMAT
    (2022-12-12) RAMOS, Regilene de Oliveira; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    O presente trabalho tem como objetivo analisar dissertações pré-selecionadas do banco de dados do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e entender como a Modelagem Matemática e o Geogebra podem contribuir para o ensino e consequentemente a aprendizagem da matemáica na Educação Básica. A pesquisa é de cárater qualitativo e apresenta um método de pesquisa denominado Estado da Arte que se encaixa como sendo uma pesquisa de caráter bíbliográfico. Após filtro na base de dados, nos concetramos na análise de 12 dissertações do PROFMAT. Constatou-se que a Modelagem Matemática e o Geogebra abrem novos caminhos para o ensino da Matemática, pode possibilitar ao professor trabalhar conteúdos com mais facilidade e com novas perspectivas pode possobilitar aos estudantes compreender conceitos que aparentemente seriam complicados e ainda permite aos estudantes analisar a matemática presente em situações reais do dia a dia, tornando o ensino e a aprendizagem da Matemática mais atraente e significativo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática e interconexões com tecnologias na educação básica brasileira
    (2022-12-12) AMARAL, Mauro Laureno do; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    A presente pesquisa discorrerá sobre o uso da Modelagem Matemática e Tecnologias na Educação Básica Brasileira. Essa temática é de fundamental importância, pois, as pesquisas e discussões acerca das possibilidades que o ensino da Modelagem atrelada as TICs podem trazer se tornam cada vez mais frequente. Justifica-se a importância dessa pesquisa para compreender as estratégias utilizadas por professores que atuam na Educação Básica Brasileira e como eles atrelam a Modelagem Matemática e Tecnologias em suas práticas, uma vez que essa aplicação poderá trazer vários benefícios para os estudantes. O trabalho foi desenvolvido através da seguinte problemática: Como a Modelagem Matemática e Tecnologias podem auxiliar no desenvolvimento dos estudantes, e como essas ferramentas são utilizadas dentro da sala de aula? Diante disso, a pesquisa teve como objetivo geral investigar o uso e aplicação da Modelagem Matemática e Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. As análises de dados indicaram que a pesquisa alcançou os objetivos propostos, de acordo com as informações obtidas identificamos que a o uso da Modelagem e Tecnologias pode melhorar significativamente o processo de ensino e aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática na resolução de problemas do cotidiano
    (2022-09-01) SILVA, Arlan Oliveira; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O objetivo geral deste trabalho foi investigar no ensino de Matemática as contribuições da Modelagem Matemática na resolução de problemas do cotidiano. Especificamente buscou-se contextualizar historicamente a modelagem matemática; conceituar e definir a modelagem na educação matemática e por fim verificar a aplicabilidade da modelagem matemática no cotidiano dos alunos. Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, cuja coleta de materiais e informações se deu a partir de artigos, livros, revistas e publicações científicas sobre este assunto. A análise foi descritiva, permitindo ao pesquisador reduzir a distância entre a teoria e os dados, buscando descrever determinadas características do fenômeno estudado. Os resultados demonstraram que a Modelagem Matemática é uma forma crítica e criativa de atuação na realidade do cotidiano, permite maior participação dos alunos e se mostra uma metodologia atual, aberta, flexível e dinâmica, sendo capaz de transformar as aulas de matemática em espaços de construção coletiva do conhecimento, feito de maneira significativa e agradável. Desta forma, é possível afirmar que já existem alternativas e possibilidades de experimentos que podem ser realizados dentro de sala de aula, mesmo havendo desafios, que sejam o de ultrapassar o estudo teórico como base única, e mostrar a aplicabilidade do conhecimento matemático a partir do diálogo, permitindo novas metodologias de aprendizagem em sala de aula, relacionando o conhecimento matemático ao cotidiano dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática para os anos finais do ensino fundamental
    (2023-06-30) PAULA, Jhonata Souza; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    Essa pesquisa trata da Modelagem Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Configura-se como bibliográfica de cunho qualitativo, cujo objetivo geral foi apresentar uma atividade propositiva de Modelagem Matemática relacionada ao conteúdo interpretação de dados em gráficos e tabelas. Tal conteúdo constitui-se como uma das competências e habilidades que os discentes devem desenvolver no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental, conforme orienta a BNCC (2018). Para alcança-lo, tem por objetivos específicos: situar a MM como metodologia ativa; Conhecer fundamentos da Resolução de Problemas associada MM; e, apresentar uma proposta de MM e Resolução de Problemas para o 7º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica está apoiado em autores como: Barbosa (2004), Bertone, Bassanezi e Afelice (2014), Diesel, Baldez e Neumann (2017), Silva (2018) e Scheneiders (2018), Silva Souza (2018), Sodré (2019), Silva (2020), Ferreira (2020), Santos e Cunha (2021) e Avelar, Silva e Giordano, (2022). Acredita-se que a atividade proposta pode propiciar discussão matemática capaz de promover ensino aprendizagem significativo. Podendo reduzir barreiras entre conhecimentos conceituais e o uso prático dos conhecimentos na realidade; os temas no qual se pode trabalhar com a MM associada à Resolução de Problemas são múltiplos, mas devem ter como ponto de partida a realidade social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática: possibilidade de reflexão sobre temáticas ambientais no ensino médio
    (2019-12-04) NEVES, Renata Rayeth Cabral das; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    A presente pesquisa objetivou analisar aspectos que evidenciam se o uso da Modelagem Matemática incentiva a reflexão de alunos do ensino médio sobre questões ambientais. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa com alunos do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Castanhal/PA. A pesquisa envolveu a realização de questionário aplicado aos professores, além de duas atividades com a temática do desmatamento na microrregião de Castanhal. As questões ambientais proporcionaram um ambiente rico de aplicações, permitindo integrar a experiência dos alunos com a Matemática e possibilitando aos mesmos levantarem dados e informações, formularem e resolverem sobre a temática em questão. As discussões geradas contribuíram para que os alunos compreendessem a necessidade da conservação dos recursos naturais, visualizando a Matemática como um instrumento de análise e interpretação da realidade. Os dados desta pesquisa revelam que a Modelagem Matemática inserida em questões ambientais proporcionou um ambiente escolar mais significativo, o que de fato fez com que os alunos se tornassem mais críticos e reflexivos sobre os problemas de sua realidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A pandemia da covid-19 no município de Salinópolis: uma análise a partir da modelagem matemática
    (2024-02-28) SANTOS, Carla do Socorro da Silva; TABORDA, Symone Lima; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797X
    O presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, concebida na perspectiva da Educação Matemática no contexto da pandemia no ano de 2020. Inicialmente, apresentamos algumas concepções de Modelagem Matemática, destacando algumas considerações para a sala de aula e a perspectiva de Modelagem. Este estudo caracteriza uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola da rede pública de ensino em Salinópolis – Pa. O objetivo geral é mostrar através da Modelagem Matemática os números da COVID-19 no ano de 2020 por meio dos boletins de saúde do município de Salinópolis/Pa e questionar os alunos sobre a utilidade da matemática no contexto da pandemia. Como resultados, trouxemos debates interdisciplinares, de cunho social, da área da saúde, educação, geografia, biologia e da própria matemática buscando analisar suas contribuições para o diagnóstico, disseminação da doença, a descoberta de remédios e vacinas. Foi possível entender também, que por meio do contexto da pandemia da COVID-19, como a matemática atuou por meio de seus modelos matemáticos como eixos estruturantes e quais os papéis desses modelos frente a sociedade, a saber: informar por meio de números, entender a doença num contexto global e local, entender a velocidade de contaminação e mortes por dia, mês e ano.
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