Navegando por Assunto "Mathematical model"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação de modelo matemático na difusão de inovação tecnológica através das equações diferenciais ordinárias(2023-03-03) ALBUQUERQUE, Ederson Gonçalo Lima; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152A difusão de inovação tecnológica estudada através de modelos que em sua compo- sição usa as equações diferenciais ordinárias como o modelo matemático logístico que será usado para modelar o comportamento dos dados bibliográficos da netflix e whatsapp e com isso se dará o estudo de caso sobre essas duas empresas. Dessa forma, o desenvolvimento dessa pesquisa poderá levar mais pessoas a desenvolver novos trabalhos com modelos matemáticos para analisar ou fazer previsões acerca do fenômeno contemporâneo estudado. O estudo de caso será uma abordagem quantita- tiva onde a pesquisa dos dados das empresas serão coletados por meio da internet e com isso ter uma análise fenomenológica da difusão de inovação tecnológica a partir das equações diferenciais ordinárias onde os dados bibliográficos serão analisados e interpretados a partir dos gráficos construído através do software Qtiplot para obter os resultados dos parâmetros da função sigmoide quando for ajustada aos dados das empresas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modegalem matemática do transporte da soja do polo Paragominas-PA: um estudo da viabilidade logística da hidrovia Guamá - Capim(2023-07-04) GOMES, Emerson Batista; MORAES, Rita de Cássia Monteiro deEste trabalho se situa no campo dos estudos do Transporte e tem por objetivo construir um modelo matemático do transporte de soja do Polo Paragominas-PA ao complexo portuário de Vila do Conde no município de Barcarena-PA, avaliando a viabilidade de utilização da rota da Hidrovia Guamá-Capim. Para atender a este objetivo foram identificados e caracterizados: o polo produtor através de revisão bibliográfica e pesquisa de dados, as rotas alternativas que servem ao escoamento da produção e o seu destino portuário e os custos de frete e transbordo da produção. O trabalho orienta-se pela abordagem qualitativa, configurando um estudo de caso com suporte na multirreferencialidade dada a complexidade das informações envolvidas. Empregou-se referenciais como Cruz (2019) e Fajardo (2001) para o suporte da dinâmica de transporte da temática da soja e Oliveira (2021) e Passos (2008) para a elaboração do modelo de transporte. O modelo proposto atende aos critérios da Programação Linear considerando as distâncias e custos de transporte comparando o modal rodoviário ao intermodal hidroviáriorodoviário. Os resultados evidenciam que investimentos privados e estatais, com fins a melhoria da infraestrutura hidroviária do corredor logístico do Polo Paragominas, o transporte fluvial interior pela Hidrovia Guamá-Capim pode ser considerada uma alternativa viável para o escoamento da produção de soja da região.